Últimos Artigos
recent

Ainda Edir Macedo, o jornalismo e a teologia - “Até o tolo, quando se cala, se passa por sábio; você falou o que não devia”

Igreja Universal - Um Asno

Bom, era de se esperar alguma repercussão quando postei o artigo do Reinaldo Azevedo ontem mencionando o aparelhamento jornalístico da Record e da Carta Capital. Reitero que o republiquei por concordar com aquele jornalista que logo se viu entre os ataques de pessoas que confundem religião, crença com preconceito. Por isso republico novamente outro texto de Reinaldo dando sua resposta aos leitores que não gostaram do artigo (vale para os que também não gostaram de lê-lo em meu diário!). Segue abaixo:

“Você crê na crise ou você crê em Deus? Se você crê em Deus, vai pegar o que a crise poderia pegar e você vai colocar onde? Vai semear no altar”.

Encerro

"Escrevi ontem dois posts sobre o padrão jornalístico e teológico de Edir Macedo. Alguns tontos tentaram pespegar em mim a pecha de preconceito contra os evangélicos. Não cola! Chega a ser uma piada! As pessoas têm história, bobalhões! E não há aparelhamento da Internet, com seus falsos perfis no Twitter e suas falsas páginas no Facebook, que consiga mudar isso. Os posts que escrevi aqui sobre o processo absurdo de que foi alvo, por exemplo, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, acusado estupidamente de homofobia, estão entre os mais comentados do blog. Um deles, que continua a receber comentários, já conta com 3.817 intervenções. Devo ter sido o único jornalista ligado à chamada “grande imprensa” que defendeu Malafaia abertamente de uma acusação cretina e injusta.
Criticar certas práticas do senhor Edir Macedo não agride os evangélicos, não! Ao contrário: preserva-os. De resto, os fiéis de uma igreja nunca são automaticamente responsáveis por aquilo que fazem seus líderes. Eu estou entre aqueles que concordam que esses fiéis estão firmemente empenhados em criar a Igreja de Cristo. Mas os pastores de qualquer denominação — inclusive os católicos — são falíveis.
Demonstrei, com meus posts, a teologia manca de Edir Macedo e afirmei que ele impõe à emissora de sua propriedade um jornalismo igualmente manco. A trajetória não deixa de ser curiosa. Quando Lula era um oposicionista, era caracterizado na TV de Macedo como um Belzebu, quase um anticristo. Agora que está no poder, nota-se o alinhamento automático da emissora com a ala mais radical do PT. Trajetória semelhante fez seu empregado, Paulo Henrique Amorim. De grande acusador de Lula, como já demonstrei aqui (foi processado pelo petista), passou a fiel escudeiro, embora Lula continue a desprezá-lo. Encontrou, finalmente, o patrão certo.
Macedo impõe à sua empresa jornalística, como costuma acontecer, aquele que é o seu padrão de moralidade. Vocês devem se lembrar deste vídeo:
Acho que fala por si mesmo. Há alguns momentos encantadores, como quando ele conta que jogou a Bíblia no chão para demonstrar valentia (1min13s). O vídeo está no Youtube faz tempo. Já foi acessado 407.995 vezes. Não tenho nada a ver com as intervenções agregadas às imagens. Coisa antiga? Não! A cultura continua mesma. No vídeo abaixo, um dos atuais comandantes da Universal ensina como arrecadar em tempos de crise.
Que fala esclarecedora!
“Com essa crise, ela não pegar tudo o que tem no banco e dar para Deus, o espírito da crise vai pegar ela”.
Edir Macedo passou esse espírito elevado e grandioso para o jornalismo da Record, dotado, como se nota, de sofisticado espírito público. É essa gente que se arvora agora em grande farol ético do jornalismo e que resolve satanizar o trabalho correto de profissionais que estavam cumprindo a sua função. Não! Não estavam tentando roubar o dinheiro de ninguém! Não estavam tentando enganar ninguém! Não estavam dando truque em ninguém! Ao contrário: as reportagens da VEJA — e isso estou dizendo eu; ninguém me passa instruções por videoconferência! — ajudaram a pôr na rua alguns larápios que estava roubando o povo brasileiro.
Se o repórter falou com A, com B e com C, isso não é da conta de Macedo nem de ninguém. Se o demônio tivesse uma boa informação, seria usada — desde que não fosse preciso fazer um pacto com ele. E a reportagem da VEJA não fez trato com ninguém. Mas entrevistar o demônio, como vimos naquele vídeo de ontem, em que Macedo aparece com um chicote na mãe expulsando o coisa ruim do corpo de um gay, é exclusividade que o Chifrudo só concede a este santo homem.
Não me venham com essa história de “preconceito” porque isso não cola comigo, não! Até porque, ao ver os vídeos acima, eu formo é “conceito” mesmo. Não acho que seja o momento mais indigno deste senhor. Para mim, nada supera a suja peroração em favor do aborto, alegando que fala com base num preceito da Bíblia — aquela que ele afirmou ter jogado no chão…
É Macedo que vai mobilizar os seus falsos profetas do jornalismo para dar lição de ética profissional? Não mesmo! É tontice tentar fazer corrente contra mim na Internet porque, afinal, sou católico. Os evangélicos me conhecem muito bem e sabem o que eu penso. E foi um evangélico, justamente Malafaia, a pôr o dedo em algumas das feridas do “teólogo” Edir Macedo. Uma carraspana humilhante. Vejam. Volto para encerrar.
Não tentem me intimidar com os bate-paus de aluguel. Não estou recorrendo às palavras de Malafaia para dizer quem é Macedo. As suas próprias palavras e getos, nos vídeos acima, falam por si. Mas como perder um bom gancho: “Até o tolo, quando se cala, se passa por sábio. Você é pior do que o tolo. Porque falou o que não devia”.
Ora, meus caros, dizer o quê? Trata-se de escolher um padrão. Existe o jornalismo da VEJA, cujos serviços prestados ao país são conhecidos. E existe o jornalismo de Edir Macedo. Existe a teologia, e existe a teologia de Edir Macedo. Que se façam as escolhas.
Macedo defende a expulsão do feto do útero da mãe, como se fosse um demônio…
Por Reinaldo Azevedo

4 comentários:

  1. perseguidores como você nunca hão de faltar, mas a igreja prevalecerá! Todos os caluniadores da igreja cairão e ela será vitoriosa sempre.

    ResponderExcluir
  2. aham... aguarde só mais um pouquinho que eu estou ocupado agora!

    ResponderExcluir
  3. A IGREJA UNIVERSAL SEMPRE FOI ACUSADA MAS NUNCA FOI CONDENADA POR NADA IMBECIL!!!

    ResponderExcluir
  4. O Asno este povo tem mente fechada e olhos tapados, jamais entenderam, eles tem que ser manipulados para serem alguém e ter alguma coisa, bem que quando se faz parte da Universal ganhar alguma coisa é meio difícil, La geralmente se da muita coisa, inclusive dinheiro. Acho que meus caros irmãos ai de cima deveriam estudar mais a bíblia e acreditar menos nestes "lideres" que só sabem manipular.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.