Últimos Artigos
recent

Pronto Socorro Municipal de Birigui: Sobre o atendimento

Pronto Socorro Municipal de Birigui - Um Asno
Eu tenho a grata sorte de só ficar doente em finais de semana e feriados, o que me permite vislumbrar um atendimento no pronto socorro de Birigui bem diferente do rotineiro em dias normais. Acabei de ser medicado e já me sinto bem melhor. Fiz meu cadastro às 17h02, fui chamado para a anamnese, ou pré-consulta, 10 minutos depois. Como meu caso foi pré-diagnosticado como não sendo de urgência, pois se tratava de uma inflamação da garganta seguida de dor de ouvido, fiquei aguardando que outros casos fossem resolvidos primeiro. A maioria dos casos era de crianças (adultos raramente ficam doentes em finais de semana!), tirando outros que precisavam apenas de glicose. Fui chamado para a sala do Dr. Lauro às 18h48, o qual me fez uma única pergunta que mal pude responder em virtude da dor. Sacando de um "palito de picolé", analisou minha garganta e prescreveu três injeções. A consulta durou exatos 43 segundos, o que não me incomodou, não estava ali para bater papo mesmo. Alguns diagnósticos não precisam mais do que isso. A enfermeira Jucilene, (de quem guardarei lembrança pelo resto da semana), me fez a gentileza de democraticamente furar ambos os lados de minhas nádegas e depois introduzir outra agulha na veia de minha mão. Todo o processo durou mais uns 5 minutos, considerando que eu deveria aguardar um pouco para garantir que meu corpo não oferecesse uma reação aos medicamentos. Por volta das 19h20 já estava de volta em minha casa.

Para desgosto de alguns, não vou criticar o procedimento! É lógico que para quem está com dor, esperar um minuto ou duas horas o desespero não tem relatividade. O sofrimento parece se prolongar e tudo a volta parece indiferente ao seu suplício. Contudo, não dá para se esperar mais da saúde pública no Brasil atualmente. Já escrevi aqui o que penso sobre a saúde em Birigui e também a respeito dos médicos. Não mudei minha opinião! Fui atendido pelo SUS três vezes neste ano e continuo achando que políticos que tentam fazer da insatisfação popular quanto a saúde pública uma plataforma de campanha são canalhas sem moral! Não vai demorar muito e começarão a atacar o atendimento, a precariedade, o descaso, etc. Espero que muitos se lembrem que a saúde é um problema da esfera federal e que muitas pessoas que usam isso em seus discursos nada fizeram durante os últimos anos para mudar o quadro (e teriam como!). Alguma coisa ainda pode mudar nos próximos anos, mas reitero, só com um trabalho sério na esfera federal e estadual, os municípios são muito limitados quanto a isso. Mesmo que os candidatos prometam muito!

19 comentários:

  1. pois e meu caro, amanha com certeza tambem nao havera muita gente, mas terça sera o caos, e pior ja vi pessoas ficarem revoltadas por achar que o pronto socorro daria um atestado, oque nao acontece so e dado um papel que so vale por aquela hora que vc teve por ali,aqui no meu bairro cidade jardim, tanto reclamam da saude e te confesso funciona redondinho, alias neh em todos os bairro pelo que sei funciona ate as 22 horas,terça feira estive as 19:15 nessa ubs estava com uma virose, vomito , diarreia e noiterreia tambem, tomei um soro e tambem uma na nadega kkkk no outro dia ja estava trabalhando, como vc disse, o problema da saude e no brasil, mas vejo que alguns "MEDICOS" corruptos vao querer tirar vantagem nessa campanha, prometendo ate UNIMED para o povo,oque pra mim e pior que o sus, pois ja tive a amarga experiencia de ter um plano nesse estabelecimento.

    ResponderExcluir
  2. A saúde no Brasil está doente!o remédio esta em nossas mãos aplique uma "benzetasil" no traseiro dos politicos nas eleições!

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro devo dar-lha os parabéns pela matéria, honesta. Duas horas e dezoito minutos para estar em casa é muita coisa quando saímos para acabar com dores, porém, todo mundo quer e exige que a saúde pública ofereça atendimento par ao dos bancos. Na verdade pouco se importam em voltar bem para casa, o que querem é bater no sistema, mas só batem no momento em que precisam, na hora do voto, os vendem em troca de uma receita médica oferecida ao vivo no rádio! Em quase tudo concordo com suas nobres colocações, porém devo lembrar que a cobrança em investimentos na saúde do município ,e bem colocada por você, deve ser na estrutura, na base e os recursos devem vir do estado e da união, pois o município não suportaria tamanho investimento sozinho. Vivemos hoje, uma administração que pensa e segue este preceito, pois tem investido naquilo que em 100 anos, político nenhum se propôs a fazê-lo. Me refiro ao tratamento do esgoto municipal e também em ambulâncias, em equipes que visitam sim as famílias em bairros, embora muitos reclamem que elas não os visitam. Lembro que essas equipes não é pra descobrir ou adivinhar que uma criança está com febre ou sua mãe está com gripe ou seu pai com falta de glicose e sim para atender pessoas realmente necessitadas, cadastradas e que se impossibilitam em locomoção. Enfim, algumas coisas estão sim sendo oferecidas e há muito a melhorar. O povo de Birigui aprende a cada dia que não podemos mais viver de reclamações e denúncias estúpidas que nunca são de fato motivadas por moralização e sim, sempre por politicagem, coisa de políticos de carreira e não de cidadãos conscientes que querem uma cidade cada dia melhor. Esperando realmente Paz e Amor nessa campanha, mas uma paz real e um amor verdadeiro, chega de estupradores ou gigolôs políticos em nossa cidade, já aprendemos o que é melhor, louco aquele que colocar Birigui em velhos trilhos políticos novamente.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com as escritas acima, o problema de saúde no Brasil é lastimável, mas vamos comparar o que era e o que é em Birigui, passou esses dias no fantástico, filas enormes em pronto socorros e hospitais lotados e sem condições de atendimento, hoje no pronto socorro de Birigui, dá pra se fazer até pequenas cirurgias (dependendo do caso), tem equipamentos modernos, tem mais ambulâncias, UBS novos e adequados e não casas velhas que se pagava um absurdo de aluguel (porque será?), médico da família que atendem nas casas, distribuição de remédio, enfim melhorou muito e esta vindo aí o novo e grande pronto socorro que vai melhorar muito mais o atendimento, tenho certeza. Agora esse cara que se diz paz e amor (só agora) ele tá fazendo o que para a nossa saúde, porque ele já não nos ajuda, que eu saiba acho que ele é deputado se não me engano e o seu vice então, que é presidente da Unimed, se for falar os casos de mau atendimento que eu passei por lá e do que eu sei, não caberia na internet.

    Asno, tenho umas fotos aqui de como era o pronto socorro antes da administração do Borini, dos ex prefeitos que o candidato paz e amor apoiava (Florival e companhia) se você autorizar, posso te passar para você posta no seu blog.

    Não vamos deixar nossa cidade voltar ao passado, o trabalho vai continuar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Não posso negar que a administração atual melhorou nossa Cidade queridos anônimos, contudo é OBRIGAÇÃO de cada prefeito eleito executar melhorias, mesmo porque a Cidade cresceu e junto com este crescimento aumentou a arrecadação (parece óbvio). Então quanto mais grana, mais benfeitorias certo?
    Os prefeitos anteriores também fizeram alguma coisa, como por exemplo: o Cervelati construiu a atual Rodoviária, o José dos Santos (que Deus o tenha) construiu aquela famosa e magnífica ponte torta na Av. Nelson Calixto. Tá vendo cada um faz um pouco............

    ResponderExcluir
  6. Olá Asno. Parebéns pelo seu blog. Sou admirador da atual gestâo de Birigui, porem como tudo, tem erros tb. E seu blog deve ser considerado pq vc, pelo que li, não fica puxando sardinha pro lado de ngm, critica e elogia qdo tem que ser. Parabéns!
    Uma dica.. Conheço muito o atual candidato a prefeito, Pedro Bernabé. E sei da sua competência pra melhorar essa cidade ainda mais. Porém muita gente não conhece e tem duvidas. Que tal voce fazer (como um belo pesquisador) uma matéria sobre ele? seu histórico, area de atuação..quais bairros de caridade ele anonimamente ajuda..etc! Fica a dica Asno!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo. Como leio religosamente o blog do Asno, deixo a dica também.
    Quanto o comentário feito por você do candidato a prefeito Pedro Bernabé, nada contra de você declarar seu voto, pelo menos foi o que entendi. Agora falar sobre ele até concordo, mas não só dele tá? (como você mesmo disse o Asno não puxa sardinha pro lado de ninguém).
    Quanto ao comentário: bairros de CARIDADE que ele anonimamente ajuda já é demais kkkkkkkkkk (forçou a barra). Sabe porquê? Também faço caridades, e não preciso sair dizendo. Anônimo é anônimo e ponto. Sobre quem tem dúvidas sobre seu candidato, sugiro ir aos comícios, ouvir suas entrevistas, e também os cabos eleitorais trabalham para sanar dúvidas certo?

    ResponderExcluir
  8. Ir em comicios, tudo bem concordo. Mas voce acha que no comicio eles vão falar toda a verdade? voce acha que no comicio eles vao dizer o que deixaram de fazer por Birigui?
    A vida deles estao ai pra serem observadas..O que esse candidato fazia antes? na sua área de atuação, ele fez o que?
    ex: Roquinho, durante todo esse tempo deputado, o que ele trouxe para Birigui de verdade? teve oportunidade de fazer mais do que fez? Se fez, o que fez comprovadamente?
    Pedro Bernabé: Atualmente foi diretor da UNESP. O que ele fez pra instituição? como ele administrou? Os alunos, funcionários, o que acham dele?
    Mas a população tem preguiça de saber e ir atrás..mas não tem preguiça de reclamar depois.
    A maior conquista de um cara sério, honesto e trabalhador são suas obras (morais) ao longo de sua vida..Certo?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo(a) querido(a). Parece que estamos brincando de gato e rato. Então vamos ao pega.
    Você está mudando o discurso escrito acima, elogiou o blog do Asno e depois pediu uma pesquisa sobre seu candidato certo? Bem eu apenas discordei e continuo discordando da forma que você se referiu a caridade e ao anonimato, pois isso, até que me provem o contrário, se faz com sentimento e não com intenções políticas, pois ficou subentendido: "ajudar pessoas para depois usá-las como forma de conquistar votos" e "olha como eu sou bonzinho".
    Dizer que os outros candidatos não falam a verdade, entendo que o seu também não, pois são omissos quando interessam.
    Quanto ao Roquinho, sei que ele não olhou com carinho para nossa cidade e blá blá blá, o que todo mundo já sabe.
    Sobre o a questão do reclamar, todos reclamamos, isso inclui eu e você porque é muito mais fácil, comodo e prático.
    O detalhe mais importante. Eu, em momento algum coloquei em dúvida a seriedade, honestidade e moralidade de seu candidato, apenas acredito que você foi infeliz na sua forma de pedir votos.
    Abraços, e não fica magoado(a), faz parte.

    ResponderExcluir
  10. Amigo, não estamos brincando de gato e rato,apenas estamos trocando ideias diferente que pensamos.
    Em relação à caridade, realmente vc entendeu errado. Ele tem meu voto, mas ele não é eu. Ele faz sim, pelo que sei caridade sem ficar divulgando, tanto que voce provavelmente não vá ouvir nada disso em comício e nem outra situação. Mas eu com o poder de votar, me sinto no direito de pesquisar esse tipo de coisa, e ir de encontro. Em nenhum momento eu disse que era forma de conquistar votos, qm disse isso ou entendeu foi voce erroneamente.
    Outra coisa, eu não pedi votos pra ngm, apenas pedi ao blogueiro, fazer um perfil dos candidatos, e principalmente do que eu voto, pois eu conheço ele e outras pessoas não conhecem, e precisam conhecer quem são esses candidatos. Tanto que pedi, para o blogueiro em questão, ir atrás da vida deles, OU SEJA, da verdade de suas historias. Se pra voce apenas ir em comícios resolve, legal. Pra mim não. Acho que infelizmente, voce não foi muito bem de interpretação de texto, e ficou muito magoado(a). Mas n fique, estamos apenas colocando opiniões.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Em primeiro lugar quero pedir desculpas ao Asno por usar seu blog, como se percebe eu e meu amigo Anônimo estamos nos conhecendo melhor. Política faz cada coisa......inexplicáveis e improváveis.
    Amigo anônimo, então não vamos mais brincar, vamos trocar idéias.
    Voltando ao assunto caridade (ai jesus), eu entendi sim, então espero que realmente seu candidato não diga nada, porque senão ficará um discurso muito aquém do esperado de um canditado à prefeito.
    Outro detalhe, você realmente não disse, mas da maneira que ficou seu texto para mim está explícito sua forma de pedir votos, mesmo que subentendido. Quem errou foi você.
    Você pediu o que? Perfil dos OUTROS candidatos? Onde?. Você não lê o que escreve?
    Pediu com todas a letras para o blogueiro fazer uma pesquisa sobre SEU candidato. Se eu não sei interpretar texto, você não sabe escrever. Então fica uma sugestão: vamos ao meio termo, nos matriculamos em um cursinho de português e depois continuamos a defender nossas opiniões.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. O que posso dizer disso tudo é que em relação ao Roquinho, que agora parece que vai ser Roque Barbiere, porque será? Se até sua imagem esta tentando mudar, é sinal que a coisa tá feia pro lado dele, e se esta feia, a culpa é dele mesmo, porque sempre tratou seu eleitores na base da opressão, ou seja, deixa o povo se ferrar, assim vão precisar de mim (roquinho) e aí eu troco o favor do voto com eles, pra mim é assim que ele pensa, agora sobre o Pedro Bernabé, para quem não sabe na Unesp ele trouxe os cursos de veterinária e aumentou em muito o de odonto, é uma pessoa capaz e séria, senão, não estaria aonde esta. Sim, defendo o Pedro Bernabe mesmo, porque sei que tem capacidade de fazer muito pela nossa cidade, ele precisa de uma chance para mostrar isso, além do mais tem o apoio do prefeito Borini, que foi e esta sendo um marca na nossa cidade, mudou a cara da cidade para muito melhor, enquanto esse tal de roquinho, já teve e esta tendo a chance de fazer alguma coisa por nós e cade? aonde estão as coisas? cade os recursos? e só ele mostrar, agora mostrar coisa de 20 anos atraz tudo bem, mas cada as atuais, de 2, 3, 5, 8 anos para cá.

    ResponderExcluir
  13. ola Asno...sempre leio suas postagens...e achei essa muito interessante....falando um pouco sobre o SUS...sou usuaria do SUS para meu filho que é Deficiente Auditivo....tratamos dele em Bauru...no centrinho da USP...o tratamento é maravilhoso e todos somos tratados igualmente...faz 1 ano e 6 meses que ja vou até Bauru para esse tratamento....nunca gastei 1 real no hospital...e se eu quizesse tb poderia ter todas as minhas despesas pagas pela prefeitura pelo TFD (tratamento fora de domicilio) que é uma lei federal....meu filho ja fez todos os exames, recebeu 2 aparelhos e durante um tempo não teve resultado ( cada aparelho desse custa em torno de 5 mil reais) e depois de 1 ano e 4 meses meu filho ganhou a cirurgia e um implante coclear....hj meu filho ouvi...atravez desse implante....que custou para o gorverno tem torno de 100 mil reais (a cirurgia + o implante), e tenho tb todo o acompanhamento gratuito ...td pelo SUS. Mas...sempre que vamos até Bauru, preciso ter a paciencia e fico lá 3 dias esperando para fazer os exames....mas não me importo de esperar...o que importa pra mim é resolver....
    E é isso que acontece em muito casos....as pessoas não tem paciencia e querem ser atendidos assim que chegam aos postos.
    Ja aconteceu outro caso no particular, estavamos em são Paulo no medico e a consulta estava marcada para atender as 14:00 e fui ser atendida as 20:00.....e isso era pagando.
    A saude é caso a ser discutida a nivel Brasil....o SUS..é o melhor sistema de saude do mundo.....em outros Paises a saude é carissima e em muito não existe o "SUS" como aqui no Brasil.

    Abraço

    Samanta Borini

    ResponderExcluir
  14. olha samanta so os eleitores e capachos do roque que nao aceitam a realidade, vc falou tudo, sabe aquelas proteses de perna que o roque sempre deu as pessoas? pois bem , ele nao deu foi coisa nenhuma ,pois essa protese tambem e paga pelo sus a qualquer um que quiser e precisar, entao nao vem ele dizer que ele e quem deu como muitos dizem , digo isso porque meu tio acabou de receber uma protese dessas, ele tem e que parar de fazer o povo passar fome pra depois ir la matar a fome com uma cesta basica, e as pessoas ficarem presas nas maos dele, o povo nao ta sendo mais idiota, me arrependi nao ter votado em seu pai nos 2 mandatos, mas de agora em diante o BORINI ja disse como é que é , agora e PEDRO BERNABÈ

    ResponderExcluir
  15. QUANDO O PREFEITO QUER ELE FAZ, A SAÚDE AQUI NÃO FUNCIONA PORQUE NÃO E ALGO QUE APARECE. PEÇA A RECEITA EM SANTA FÉ DO SUL, PORQUE LÁ O PREFEITO QUIS E FEZ. PRAÇA APARECE, ASFALTO NO CENTRO APARECE NOS BAIRROS NÃO.

    ResponderExcluir
  16. VAMOS DEIXAR O SERVIÇO BEM FEITO CONTINUAR...É SIMPLES, SÓ DEIXAR O HOMEM TRABALHAR!

    ResponderExcluir
  17. Rony Hudson P. Gandolphi02 agosto, 2012 14:06

    Esta é a primeira vez que entro e comento no site, muito boa a iniciativa, mas antes de tudo vai uma dica para o dono da página. Em nossa Constituição temos a seguinte redação: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    Ou seja, creio que os comentários só podem ter algum efeito desde que estejam identificando as pessoas, desse modo, deveria de alguma maneira somente com algum tipo de cadastro, ser possível a publicação de opiniões.

    Voltando a questão da saúde em Birigui. Acredito que ela tenha melhorado consideravelmente comparado com qualquer cidade da região, do estado ou do país. Um mês atrás precisei de um médico pois também estava com uma inflamação na garganta, porém, procurei um médico particular, paguei a consulta e, pela minha surpresa o atendimento foi quase igual ao descrito na matéria, fui atendido com mais de uma hora de atraso, fui examinado com o "palito de picolé" e me foi receitada a medicação. Agora, não reclamo do modo que fui atendido, o médico sabe o que está fazendo e o que estaria receitando (acredito eu). As pessoas as vezes reclamam do modo ligeiro como são atendidas, mas ninguém tem a empatia e as vezes nem o conhecimento, de que o médico está la em plantão, que as vezes já fazem quase 24 horas que esta atendendo, e que ele precisa além de atender as emergências, precisa atender os "papa atestado", os que necessitam de glicose após encher a cara durante o fim de semana e tantos outros que as vezes não precisam estar lá atrasando o atendimento e utilizando o medicamento de pessoas que realmente precisam. Reclamar dos médicos é muito fácil, quero ver alguém estudar o tanto que estudaram para poderem entrar na faculdade de medicina e depois estudar mais para terminarem o curso, além da imensa quantia de dinheiro investida as vezes em uma faculdade de medicina (que não é barato), e depois de anos de estudo e luta, passar 24 horas atendendo para receber o que recebem. Cobre de quem fez promessas durante as últimas eleições, vá assistir uma sessão da Câmara (não é necessário se deslocar até lá, assista no conforto de sua casa em sua TV) para saber o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  18. Rony, concordo plenamente com você, para resumir a saúde
    é um problema mundial, mas é só comparar como era e como
    esta a saúde em Birigui, remédio não falta, todos são atendido
    e quando o problema não é resolvido aqui, são muito bem
    encaminhados e transportados com veículos novos e não em
    peruas podres como era antes do Borini, novas UBS, novo
    pronto socorro, novíssimo pronto socorro (já já tá aí) e
    outra o lado do desespero (do roquinho) diz que vão resolver..
    porque já não resolve que eu saiba acho que deputado é para
    fazer alguma coisa pelo povo, principalmente por aqueles aonde
    ele tem (tinha) mais voto

    ResponderExcluir
  19. Quando o prefeito quer fazer consegue. Visite Santa Fé e pergunte qual a receita, e outras cidades. Depois de esperar dois anos para fazer um ultrason e não conseguir, paguei. Lembro que na época do Cervalatti fiz esse mesmo exame várias vezes.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.