Observatório Social de Birigui

Últimos Artigos
recent

Novamente, minhas palavras aos meus leitores apoiadores e discordantes

Aloizio Mercadante - Um Asno
O que faz a foto de Mercadante acima? Já chego lá, antes umas digressões necessárias. Tem sido muito difícil conciliar minhas tarefas com a redação do blog ultimamente, mas não quer dizer que o abandonei! Vejo que a participação diária aumentou consideravelmente, o que de início era minha proposta: promover um debate. Contudo, percebo, em muitos casos, apenas uma participação de militância partidária e não um a discussão de ideias. Não há absolutamente nada de errado em assumir uma posição e defender as ideias relativas a ela, salvo quando, equivocadamente a pessoa acredita que terá alguma vantagem defendendo esta ou aquela posição. Iludem-se aqueles que agem assim, pois essa vantagem é vapor e em nossa região, muitas pessoas da imprensa e atuantes como "assessores" de certas personalidades políticas já experimentaram a ilusão dessa vantagem abstrata e efêmera.

Não mudei uma vírgula em nada do que escrevi quanto aos postulantes ao cargo de prefeito em Birigui. Ao contrário, os últimos dias servem apenas para confirmar o que já havia escrito, mas não custa reforçar. Com a campanha no rádio e com as entrevistas dos candidatos, mais do que nunca, as entrelinhas passaram a ter mais peso em minhas divagações. Passo a discorrer uma a uma sobre cada candidato, relembrando o que escrevi no dia 04 de agosto quando falei o que penso, caso um dos postulantes venha a ser prefeito de minha cidade:

Se o prefeito for Pedro Bernabé
Já escrevi que se já não houvesse escolhido um candidato, segundo meus critérios, meu voto seria dele, mas convenhamos: seu partido possui muito pouca expressão em nossa região, seus apoios resultam de um círculo abrangente, mas limitado perante o universo político que é o Brasil atual (pra não dizer que ele não está no esquema, entenderam...). Terá uma escandalosa resistência na Câmara de Vereadores por conta da estratégia magnífica do adversário, Roque Barbiere. Seria uma administração engessada pelo corporativismo descarado que nossa cidade ainda alimenta por não se preocupar em escolher representantes melhores para nossa Casa Legislativa. Roque não exagerou nas alianças, nem tampouco descuidou-se no registro de, nada menos do que 122 candidatos ao cargo de vereador. Pelo menos, cem deles são "massa de manobra" para ajudar a eleger os parceiros de longa data. Nem preciso citar os nomes, mas é uma conta simples: os pobres coitados que não passarão de 200 votos não serão eleitos, mas seus votos serão aproveitados, segundo o Quociente Partidário, de forma a beneficiar as raposas de sempre.

Se o prefeito for Roque Barbiere
Sinceramente... Cansei de dizer o que penso a respeito do nosso "amado" deputado. As pessoas já me dizem o tempo todo o que acham dele e o quanto sou ignorante sobre as bençãos que ele derramou em nossa região nos últimos anos! Significa simplesmente que nosso eleitorado ainda vota segundo a impressão que têm de um candidato e não pela ideologia presente em sua personalidade. Roque é a personificação contemporânea do mito do herói em nossa cidade, Pedro é um herói anônimo como outros que estão com os nomes no pleito. Boas ações no anonimato não rendem votos durante campanha! As pessoas sempre vão questionar: Quem é esse cara? De onde ele vem? Volta pra toca de onde você saiu! Pior... vão agredí-lo e atirar pedras sem a menor tolerância porque já escolheram seu herói. Assim é uma campanha eleitoral. Lula é nosso Charles de Gaulle! Curiosamente, Hitler foi escolhido segundo essa paixão militante. Ainda há os que justificam a liberdade de escolher o voto nulo e ainda desejam ter o abençoado direito de passar os quatro anos seguintes reclamando e culpando os outros eleitores por terem votado errado... A culpa passa a ser da democracia! Sem comentários! Porque encontro eleitores que acreditam na vocação messiânica de Roque para a prefeitura...sei lá! Até hoje não entendo como fizeram do Paulo Maluf recordista de votos para o congresso!

Se o prefeito for Fernando Escodeiro
Já disse que admiro a predisposição de algumas pessoas a vontade de realizar mudanças. O problema é quando elas não fazem a menor ideia do que querem mudar e como o fariam. Em sua entrevista, Escodeiro, enquanto vice, afirmou que tentou dialogar com o prefeito e não conseguiu emplacar algumas de suas ideias porque o mesmo não é aberto a sugestões, passando assim a imagem de que é uma criancinha emburrada porque não lhe deram atenção suficiente. Afirmou que faltaram ações em certas áreas, mas o que ficou demonstrado foi que nunca nem visitou as referidas pastas para verificar se alguma ação havia em processo. Afirmou ainda, que sua inspiração vem do governo "mega, blaster, plus" de Lula e Dilma, outra patacoada que evidencia o quanto sua ideologia é canhestra. O referido governo é responsável, entre outras coisas, pela gambiarra matemática que transformou 40 milhões de miseráveis em classe média, sem ao menos deixarem de ser pobres. A mesma metodologia agora será utilizada para enterrar de vez a educação no país. Aloizio Mercadante (o cara da foto ali em cima) ficou insatisfeito com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, e decidiu que o que está errado é a forma como se calcula e que nos próximos anos, a referência será o resultado do ENEM (porque os alunos se aplicariam mais nesta!!!), e não pela Prova Brasil. Pronto! Aliado a asquerosa política de cotas que manda para o espaço o mérito e o esforço, matamos o índice que nos mostra o quanto os esforços do governo são pífios perante o maior dos problemas nacionais. Só para citar esses pontos, esse é o governo que Escodeiro usa como referência para nossa cidade. Só se esqueceu de mencionar a greve dos  funcionários da fabulosa Escola Técnica Federal de Birigui (que ele diz ser conquista de sua participação na prefeitura).

Não vou me referir ao Maçaru Umeta porque não é segredo para ninguém que o estou apoiando e não reservarei espaço para campanha em meu blog.

Antes de encerrar, tem alguns números que gostaria de compartilhar com a audiência para reflexão pessoal de cada um. As imagens abaixo referem-se ao eleitorado biriguiense e podem ser consultadas no TSE:
Grau de Instrução dos Eleitores em Birigui - Um Asno
Grau de Instrução dos Eleitores em Birigui
Faixa Etária dos Eleitores em Birigui - Um Asno
Faixa Etária dos Eleitores em Birigui 
Viram! Não entenderam nada, não é... Militância para quê? O PT biriguiense se gabou de ter destinado generosamente R$ 20.384.865,15 desde 2005! Só esqueceram de mencionar que no mesmo período pagamos R$ 1.199.526.007,66 (Um bilhão, cento e noventa e nove milhões, quinhentos e vinte e seis mil, sete reais e sessenta e seis centavos), ou seja, menos de 2% do que pagamos ao magnifico governo petista, retornou em benefícios para nossa cidade. Se a administração atual teve seus méritos (e teve), não conseguiu mudar quase nada da realidade relativa ao desenvolvimento pessoal da população biriguiense. A saúde caminhou, mas devagar, a educação evoluiu, mas devagar, a renda melhorou, mas muito pouco. O que significa que toda a briga nas redes sociais é pela mixaria de sempre! Não tivemos uma transformação de nossa cidade, apenas ela não estagnou. Temos potencial para mais, pessoas de valor para muito mais e vontade para realizar mais, falta deixar a militância apaixonada de lado e partir para a cooperação efetiva. Toda a sociedade precisa abrir-se ao debate sincero, tolerante e produtivo! Menos propaganda gente, menos agressões gratuitas, afinal, todos voltam ao normal no dia 8 de outubro! Quanto ao Sr. Roque Barbiere e os roqueros que sempre me visitam, não tenho nada a acrescentar ao que já escrevi, inclusive, sobre o Dr. Elias, o que vale dizer que também não mudo o que escrevi.

8 comentários:

  1. Com carinho para você!

    SALMO 23

    O SENHOR É MEU PASTOR,
    Isto é relacionamento!

    NADA ME FALTARÁ,
    Isto é suprimento!

    CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
    Isto é descanso!

    GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
    Isto é refrigério!

    REFRIGERA A MINHA ALMA,
    Isto é cura!

    GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
    Isto é direção!

    POR AMOR DO SEU NOME,
    Isto é propósito!

    AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
    Isto é provação!

    EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
    Isto é proteção!

    PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
    Isto é fidelidade!

    A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
    Isto é disciplina!

    PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
    Isto é esperança!

    UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
    Isto é consagração!

    E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
    Isto é abundância!

    CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
    Isto é benção!

    E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
    Isto é segurança!

    POR LONGOS DIAS,
    Isto é eternidade!



    Que o Senhor te abençoe e te guarde!



    ***Lucy***
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Te espero no meu cantinho, será uma honra tê-lo como seguidor...retribuirei o carinho!

    Paz, saúde e felicidades a você e toda sua família é o meu desejo e oração.

    Em Cristo,

    Lucy

    ResponderExcluir
  2. Coisas como deus ou deuses não existem, pertencem à mitologia ou ao imaginário popular.

    ResponderExcluir
  3. Detalhe que vc esqueceu de mencionar...o escodeiro vai municipalizar o serviço de agua e esgoto da cidade....que é isso fernando...o sistema já é municipalizado...o vice-prefeito nem sabe que existe secretária dentro do organograma da prefeitura...isso é para cair o "c" da bunda....

    ResponderExcluir
  4. Você esqueceu de dizer que existem escolas e creches abandonadas. Na época do Cervelatti havia curso de manequim para as crianças e adolescentes. Asfalto sonrisal.

    ResponderExcluir
  5. Quem é Massaru? Fez o que para Birigui?

    ResponderExcluir
  6. FAÇO UM PERGUNTA AO PREFEITO BORINI QUE ABANDONOU A SAÚDE DE BIRIGUI. PREFEITO BORINI POR QUAL MOTIVO VOCÊ LEVOU SEU NETO QUE NASCEU SURDO E MUDO PARA FAZER TRATAMENTO NOS ESTADOS UNIDOS, E AINDA, LÁ CHEGANDO DISSE MAL DO SISTEMA DE SAÚDE DA SUA CIDADE? VOCÊ NÃO É O PREFEITO? POR QUAL MOTIVO NOS OITOS ANOS EM QUE FICOU NO COMANDO DA CIDADE NÃO RESOLVEU O PROBLEMA PARA QUE SEU NETO FOSSE TRATADO PELO SUS? E AGORA NO FINAL DE TUDO COMO VOCÊ SEMPRE TENTA LEVAR VANTAGENS FINANCEIRAS NA SUA VIDA, ESTÁ TENTANDO OBTER VANTAGENS ILÍCITAS DO MÉDICO QUE FEZ O PARTO EM SUA FILHA USANDO A SUDEZ DO SEU NETO E ACIONANDO ELE NA JUSTIÇA ALEGANDO QUE O ERRO FOI DO PARTEIRO. É BORINI SUA VIDA SEMPRE FOI LEVANDO VANTAGENS EM CIMA DOS MENOS FAVORECIDOS, APROVEITANDO DOS FUNCIONÁRIOS DE SUA EMPRESA, FAZENDO DELES PIOR QUE ESCRAVOS, COMO ALGUNS ME DISSERAM "QUEM ME DERAS FOSSE EU ESCRAVO ANTES DA LEI ÁUREA, POIS ALÍ EU ERA TRATADO COMO COISA, MAS O PATRÃO ERA OBRIGADO A DAR O QUE COMER, AQUI MISERÁVEL É O SALÁRIO" E TÚ BORINI QUISESTE APENAS AUMENTAR SEU PATRIMÔNIO EM CIMA DELES, APROVEITANDO DESSES HOMENS QUE TEM FAMÍLIA E PRECISAM SE PROSTRAR DIANTE DE SUAS EXIGÊNCIAS PARA DAR O MISERÁVEL PÃO DE CADA DIA A SEUS FILHOS. É BORINI, HOJE TÚ TENS SEU NETINHO QUE INFELIZMENTE SERÁ A MARCA ETERNA QUE TÚ CARREGARÁS, FRUTOS DA SUA AVAREZA, POIS TÚ SABES QUE NEM O SANGUE QUE BEBESTE DOS INOCENTES "BODES" EM VOSSA RELIGIÃO NÃO RESOLVEU O PROBLEMA DE SAÚDE DE SEU NETINHO, NEM O CABEÇA DE VOSSA RELIGIÃO QUE TÚ TANTO INVOCAS NÃO CONSEGUIU FAZER COM QUE SEU INOCENTE NETINHO FOSSE CURADO.

    ResponderExcluir
  7. É BORINI É LAMENTÁVEL, SEI QUE SEU NETINHO CULPA DAS SUAS MALDADES NÃO TEM, MAS A BÍBLIA DIZ QUE ATÉ SUA TERCEIRA GERAÇÃO PAGARÁ PELA SUA INIQUIDADE. PARA UM POUCO, DÊ UMA OLHADA NO ESPELHO E FALE COM AQUELA PESSOA QUE ALÍ APARECE E FAÇA UMA REFLEXÃO COM ELA DE TUA VIDA, TÚ TERAS A RESPOSTA DE TUDO QUE VEM OCORRENDO CONTIGO. COM TODO RESPEITO A SENHORA SUA ESPOSA, ESTÁ ELA SENDO DEVORADA POR UMA CÉLULA CANCEROSA E LOGO DESCERÁ À SEPULTURA, SEI QUE ELA TEM PARCIAL CULPA EM SUAS ATITUDES MALÍGNAS, MAS SABEMOS TAMBÉM QUE NO SEU ÚLTIMO SUSPIRO SOBRE A TERRA PODERÁ AINDA REINAR A VIDA ETERNA. É BORINI TU SEMPRE BRINCASTES COM SEUS SEMELHANTES, SEMPRE DEBOCHOU DAS DESGRAÇAS DE SEUS SEMELHANTES, VÁRIAS VEZES VÍ QUE TÚ ENCOLHESTES A MÃO PARA SEUS SEMELHANTE, NÃO TENDO A COMPAIXÃO QUE CRISTO TEVE POR NÓS NÃO ESTENDENDO SUA MÃO A ELES, POIS TÚ DETENS AINDA O PODER. É BORINI TUDO QUE VEM OCORRENDO NA TUA FAMÍLIA, DO FUNDO DA MINHA ALMA NÃO DESEJO A NENHUM SEMELHANTE, MAS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS IMPENSADOS ATOS, VISANDO APENAS SEU BEM ESTAR FINANCEIRO. BORINI VOCÊ É UM DOS MAIS PERVERSOS CRIMINOSOS QUE CONHECI; TÚ DESTRUISTES FAMÍLIAS, SEM UMA ARMA DE FOGO NA MÃO TÚ FIZESTES VÁRIOS DE SEUS SEMELHANTES E ELEITORES DESCEREM À SEPULTURA, DEIXANDO FAMÍLIAS DEZIMADAS, ESSA ARMA LETAL QUE TÚ USASTES FOI SUA INCOMPETÊNCIA NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NO ESPORTE E NA SEGURANÇA, QUANTAS MÃES HOJE CHORAM LÁGRIMAS DE SANGUE, POIS O FILHO FOI ADOTADO PELAS DROGAS, POIS TÚ FECHASTES OS OLHOS PARA O ESPORTE, FAMÍLIAS CHORAM A MORTE DO ENTE, POIS SE FOI AO CHEGAR NA SANTA CASA E ALÍ REINAVA UM FERRO VELHO, OU SEJA, TUDO SUCATEADO, FAMÍLIAS CHORAM NO SEPULCRO DO ENTE, POIS SE FOI DEVIDO SUA INCOMPETÊNCIA NA SEGURANÇA PÚBLICA, QUANTAS CRIANÇAS VÃO À ESCOLA E A CADA DIA SE TORNAM MAIS ANALFABETAS PELA SUA ANENCEFALIA NA CONDUÇÃO DO PODER EXECUTIVO, SEI QUE TUA INTENÇÃO É A IGNORÂNCIA DA NOSSA CIDADE, ASSIM TÚ CONDUZIRAS A POPULAÇÃO COMO MASSA DE MANOBRA PARA COLOCAR SEU SUCESSOR NO PODER, MAS AINDA CREIO QUE TÚ NÃO CONSEGUISTES VENDAR OS OLHOS SOCIAL E TERÁS A RESPOSTA DIA SETE DE OUTUBRO. BORINI TERMINO ESSA ESPERANDO QUE TÚ TE ARREPENDAS DO QUE FEZ COM TEUS SEMELHANTES, POIS ASSIM QUEM SABE AINDA REINARÁS À VIDA ETERNA, SEI QUE TÚ NÃO ACREDITAS, MAS SE CRÊRES VIVERÁS. LEIA E REFLITA NAS CONSEQUÊNCIAS QUE PORVIRÃO EM SEU CAMINHO. (E, COMO ELES SE NÃO IMPORTARAM DE TER CONHECIMENTO DE "DEUS", ASSIM DEUS OS ENTREGOU A UM SENTIMENTO PERVERSO, PARA FAZEREM COISAS QUE NÃO CONVÉM; ESTANDO CHEIOS DE TODA A INIQUIDADE, PROSTITUÍÇÃO, MALÍCIA, AVAREZA, MALDADE, CHEIO DE INVEJA, HOMÍCIDIO, CONTENDA, ENGANO, MALIGNIDADE, SENDO MURMURADORES, DETRATORES, ABORRECEDORES DE DEUS, INJURIADORES, SOBERBOS, PRESUNÇOSOS, INVENTORES DE MALES, NÉSCIOS, INFIEL NOS CONTRATOS, SEM AFEIÇÃO NATURAL, IRRECONCILIÁVEIS, SEM MISERICÓRIDA. É BORINI, AINDA HÁ TEMPO DE ARREPENDIMENTO POR TER FEITO TUDO ISSO COM SEU POVO.

    ResponderExcluir
  8. SE QUISER MEU TELEFONE É ESSE PODE ANOTAR, FUI EU QUEM ESCREVEU DO BORINI (18) 9776-1546

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
7. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
8. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.