Últimos Artigos
recent

Debate dos candidatos de Birigui: A lição vem de fora!

Direitos Autorais - Um AsnoDesde que o jornal de maior circulação da região, através do seu Diretor de Internet, Marcos Taveira, me exigiu que não fizesse mais referências ou utilizasse as fotos daquele veículo, tenho evitado fazer referência até ao nome da empresa. Contudo, foi deste veículo que veio a maior lição para os empresários da mídia de minha cidade de Birigui. Temos seis emissoras de rádio e uma retransmissão de sinal de TV, porém foi a Folha da Região que promoveu o primeiro e, provavelmente, o único debate entre os candidatos para o cargo de prefeito de Birigui. A empresa mobilizou cerca de trinta profissionais e sua estrutura para oferecer aos candidatos a chance de apresentarem suas propostas e discutirem com seus adversários possíveis modos de se realizar a administração a partir do próximo ano. Deste modo, o jornal Folha da Região, a Rádio Cultura FM de Araçatuba e a internet cumpriram seu papel ao levar aos eleitores de Birigui mais essa demonstração de como a mídia deve fazer parte do jogo democrático.

Infelizmente, alegando outros compromissos firmados, o Deputado Roque Barbiere e o Dr. Pedro Bernabé se ausentaram do debate em uma atitude, no mínimo, desrespeitosa com a empresa que se dispôs a realizar o evento e deselegante com os eleitores da cidade. Compromisso algum deve se sobrepor a outro assinado com antecedência, salvo caso de morte, ou caso que o valha em proporção. Pedro Bernabé realizou comício no bairro São Conrado e Roque Barbiere teria se reunido com o Secretário de Habitação em São Paulo para tratar de assuntos relativos ao seu programa de governo. Bem, o Secretário de Habitação, Silvio Torres esteve recentemente na região e o assunto poderia muito bem ter sido tratado aqui mesmo, além do mais, não seria nenhum compromisso inadiável, tendo em vista que se trata de programa de governo e não de projeto aprovado. Também o senhor Pedro poderia ter dedicado, ao menos, o dia de hoje aos eleitores que acompanham a Folha da Região em seu canal virtual e a Rádio Cultura FM.

O fato é que os dois postulantes ausentes demonstraram que são muito bons em se alfinetar e provocar um ao outro em palanques, programas eleitorais gratuitos e em carros de som, mas quando se trata de encararem-se face a face e diante dos eleitores, preferem "dar um perdido" em seus defensores de voto. Foi sim, uma atitude de desrespeito aos organizadores e aos eleitores que aguardaram o encontro dos prefeitáveis.

Para encerrar... não é segredo para ninguém que não sou a figura mais querida pelo PT de Birigui, porém, hoje, Fernando Escodeiro (PT) e Maçaru Umeta (PSDB) foram heróis em demonstrar o quanto levam a sério o pleito a que se proporam. Ambos tiveram momentos que trouxeram reflexão aos seus eleitores. A ausência de dois adversários prejudicou, mas não impediu que duas pessoas que não foram talhadas para a auto promoção da imagem diante das câmeras, cumprissem com o compromisso firmado com o jornal. Não é que eles sejam menos ocupados do que os concorrentes, apenas deram mais importância a chance de um debate franco e direto com seus adversários.

9 comentários:

  1. Parabés a Escudeiro e Maçaru pela presença no debate, ja quanto a Roque e Bernabé..perderam grande oportunidade, pq o primeiro tem sido muito criticado na cidade e o segundo é pouco conhecido, era a chance de um se livrar das criticas e o outro aparecer um pouco mais saindo debaixo das asas do prefeito Borini. UMA VERGONHA.
    Infelismente esses são os candidatos que temos a prfeito, assumem compromissos e não cumprem, não comparecendo ao debate, pergunto ao eleitor, sera que cumprirão as promessas de campanha depois de eleitos caso isso aconteça.....fiquem de olho!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Devo concordar com o colega do blog e o comentário acima, como professor estadual sou completamente contra o PSDB no qual eu nunca votaria. Porém os candidatos dos partidos tucano e petista não envergonharam nossa cidade.
    Quanto aos motivos dados pelos faltosos eu não sei, mas moro no Bairro São Conrado e durante todo o dia ficaram caros de som, militantes e até canditados ao cargo de vereador batendo em minha casa e garantindo que o sr. Pedro faltaria, pois faria um comício no Bairro mencionado.
    Se um sujeito desses não honra nem com um comprimisso simples, porém interessante, imagina quando eleito.
    Será que teremos um novo "Zé dos Santos" como prefeito, fiz referência ao falecido pela falta de compromisso e organização(entre outros), sem falar nas ofensas que ele fez a mim e aos vários colegas manifestantes nas várias vezes que fomos protestar contra seus atos como prefeito.
    Tenho medo, não concordo com tudo que o atual prefeito fez e tem feito, mas foi e tem sido um bom governante se comparado aos anteriores (tipo Cervelat e Zé dos Santos).

    ResponderExcluir
  3. O Bernabe não apareceu nem no São Conrado. Faltou tambem. Não foi no debate e nem no comicio por ordem do Coroné. LARANJA é Assim mesmo. só faz o que o chefe manda, depois, bem depois como bagaço é jogado no lixo... Será que o Pedro Bernabé ainda não se tocou que ele será o Pitta de Birigui. Vai sobrar nas costas dele. Será que ele é o " BODE EXPIATÓRIO" Que vai para o sacrificio e morrer sozinho no Deserto, pagando pelo pecado dos outros.

    ResponderExcluir
  4. O prefeito pode ter sido bom para quem tem dinheiro. Quem precisar de uma operação e não puder pagar ou fica fazendo almoços pedindo ajuda para a população ou pede dinheiro emprestado.

    ResponderExcluir
  5. O Roque não está alfinetando ninguém nas palestras muito menos em palanques. Quando fez comício? Quem fica alfinetando é o Prefeito, visto que o Pedro nunca fala. Deixa o homem falar.

    ResponderExcluir
  6. verdade, concordo com a resposta de cima , o prefeito colocou um robozinho chamado pedro barnabé so fala algo quando o prefeito liga ele , caso contrario fica desligado, ja foi a vez do borini, agora deixa o ROQUE trabalhar , coisa que todos os prefeitos de nossa cidade nunca deixou ele fazer algo por nos ..

    ResponderExcluir
  7. sem defender um ou outro, mas falta memória mesmo viu gente, lembram-se do ultimo pleito, o Borini faltou ao debate e o Roque ficou sozinho, ele tá é certo de não comparecer, o outro faltou e o povo votou, agora o robozinho bernabé faltou, porque o roque deve ir, gente por favor, eu tb não iria, direito igual pra todos né

    ResponderExcluir
  8. Quanta asneira e dor de cutuvelo da turminha do "paz e amor", cade o paz e amor de vocês, que só sabem criticar a atual administração, será que é porque esta fazendo tanta coisa, ou porque o Pedro Bernabé vai ganhar as eleições pela honestidade e competência, coisa que o tal roque não tem, uma pessoa que tem que mudar seu nome que usou por mais de trinta anos, de roquinho para roque, porque será???....não confia nem no próprio nome e agora quer que a população acredite....nós não somos mais ignorantes como vocês (turminha do roquinho). Quanto as críticas do Borini para o roquinho, realmente ele esta falando sim, mas pergunto? Esta falando alguma bobagem ou a realidade....simplesmente esta falando o tanto que ele ajudou Birigui, ou seja, ZERO, não ajudou em nada e tem muitos pedidos protocolados lá na prefeitura, pedindo verbas para o roquinho, mas nada, não mandou nada.....aqui é FATO contra BOATO e boato ter a perna curta e morre cedo, agora FATO é eterno e o fato é que o Borini fez com que Birigui ficasse conhecida no Brasil todo, 9.º melhor do Brasil e 5.º melhor do estado e vai ficar melhor ainda - QUEM COMPARA VOTA 12 VOTA PEDRO E CARLITO VENDRAME

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, direito igual para todos. Posso perguntar? Quem vai pagar a multa, referente a licitação dos postes, determinada pelo TRIBUNAL DE CONTAS? O contribuinte?

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.