Observatório Social de Birigui

Últimos Artigos
recent

Queda de meteorito na Rússia expõe vulnerabilidade do planeta

Danos por Meteorito na Rússia - Um Asno
Cerca de 500 pessoas ficaram feridas em consequência da queda de um meteorito na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília) na região de Tcheliabinsk, nos montes Urais, na Rússia. O meteorito caiu cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, no distrito de mesmo nome, por volta das 09h20 locais (01h20 de Brasília). Os fragmentos do meteorito causaram danos pelo menos em seis cidades da região onde caiu o corpo astral. Houve pânico, um rastro de fumaça foi visto no céu e bolas de fogo foram lançadas na direção da Terra, segundo agências internacionais. A queda do corpo celeste foi acompanhada de fortes explosões, segundo testemunhas citadas pela rádio "Eco" de Moscou, que em um primeiro momento acharam que um avião havia explodido durante o voo. O meteorito pesava várias toneladas e poderia ter várias dezenas de metros de comprimento, segundo cientistas consultados pelos meios de imprensa russos.

Até julho de 1994, a maior parte da comunidade científica rejeitava a ideia de que grandes corpos celestes pudessem se chocar com nosso planeta. Na ocasião, o cometa Shoemaker-Levi 9, que proporcionou um espetáculo de vários dias ao se chocar com o planeta Júpiter, reabriu a discussão para o risco de colisões com a Terra. O evento na Rússia irá aquecer as discussões sobre a fragilidade e vulnerabilidade a que estamos expostos. Vejo um dos vídeos que circulam no Youtube:

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
7. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
8. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.