Últimos Artigos
recent

Vídeo da Manifestação na Praça James Mellor contra a cassação do prefeito Pedro Bernabé

Manifestação "Eu Não Vendi Meu Voto" em Birigui - Um Asno
Ontem, dia 02 de março de 2013, às 8h ocorreu o que considero um ato histórico. Foi uma manifestação pacífica e exemplar onde pessoas se reuniram para reivindicar respeito ao voto que deram ao seu candidato, o prefeito cassado de Birigui, Pedro Bernabé. Escrevi anteriormente (aqui) que não concordava (e não concordo) com algumas manifestações questionando a atitude do juiz Carlos Gustavo de Souza Miranda quanto a sua decisão, chamando-a de arbitrária. Reitero, juízes não decidem nada arbitrariamente, para esse tipo de postura existe o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O que deveria fazer um juiz que teria recebido um caderno com 1570 nomes relacionados com dados e endereços de eleitores e marcações de pagamentos antes e após as eleições. Ao ouvir 22 desses nomes relacionados teria recebido a confirmação do ato, ao acarear os depoimentos teria identificado que o saque da conta pessoal do réu, supostamente coincidiria com a data em que os pagamentos foram realizados pelo delator que reafirma tudo em juízo.

O que vejo de injusto nisso tudo é que o autor da ação, o deputado Roque Barbiere, pretende posar de "bonzinho" como se nunca houvesse se beneficiado da mesma prática. Há forte especulação de que Fabrício Albani, sobrinho do antigo prefeito, Wilson Carlos Borini, supostamente teria recebido uma quantia em dinheiro para entregar o caderno ao juiz. Haveria também, segundo fontes próximas, uma indisposição com o atual prefeito devido a um cargo pretendido por Albani, que teria sido negado porque o prefeito pretendia colocar apenas pessoas qualificadas nos cargos de confiança e secretariado. Curiosamente, também há quem afirme que o vereador Paquinha, supostamente estaria presente entre os vereadores que efetuaram as compras de votos, mas sua lista teria sido excluída antes de ser entregue. Muitos associam isso ao fato de o vereador ter trocado de lado após a posse, voltando-se para a oposição. Resta saber o que o juiz Miranda pretende fazer com os vereadores envolvidos na compra de votos e também com os supostos 1570 nomes de eleitores que venderam seus votos, portanto, criminosos.

Se tudo não passar de uma armação, este seria o caso excepcional citado por Miranda em entrevista. Bernabé tem prazo para reverter e condições para tanto, seguindo exatamente o que determinam nossas leis. Se a cassação é justa ou não, ao menos é lícita e cabe ao prefeito cassado e sua defesa reverterem a decisão. O ato de ontem foi um marco na história do município por que demonstra a força do eleitorado local. Demonstra ainda, o grau de insatisfação com o deputado Roque Barbiere. Roque perdeu de novo! Ainda que leve o cargo na próxima e provável eleição, o fato de levar o cargo no grito só aumenta sua rejeição no município. Se a eleição ocorrer com um único candidato, como deseja Roque, ele ganhará mesmo que receba apenas com o seu próprio voto devido ao quociente eleitoral, mas essa hipótese é improvável, já que o deputado tem, pelo menos 25 mil eleitores na cidade. De novo: voto nulo não anula eleição (texto aqui)!

Particularmente, acredito que Pedro Bernabé teria sido um excelente prefeito para a cidade de Birigui, apesar de não ter votado nele, mas ele deu demonstrações de que poderia sê-lo no início de seu mandato. Eu também não vendi meu voto, mas por estar envolvido nas eleições vi demais essa prática e me manifestei contra aqui em meu blog várias vezes. Há rumores com relação a muitos nomes para combater Roque na nova eleição, inclusive do empresário Carlos Alberto Mestriner. Entretanto, é necessário ao menos 01 ano de filiação partidária e quase todos os nomes especulados não se encontram nessa situação. Poucos candidatos tem condições eleitorais para se opor a Roque nesse momento e nenhum com o carisma suficiente para conquistar todos os eleitores insatisfeitos. Nesse imbróglio todo, quem sai muito fortalecido para uma eventual disputa em 2016 é Paulo Roberto Bearari, o presidente da Câmara Municipal que assumiu o cargo de prefeito até a eleição. Abaixo, disponibilizo o vídeo que gravei durante a manifestação na íntegra e sem edição.

11 comentários:

  1. Eles alegam que são mais de 30.000 eleitores, mas me parece que nem 1% desses estavam na manifestação.
    Estou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo, nas fotos e no filme é claro que não tinham mais que 50 pessoas na manifestação. Que vergonha !!!!! Pedro Bernabé onde você foi se meter??? O rojão estourou na sua mão. Os teus amigos voltarão para as sua industrias e vc.e o Carlito ficarão com imagem manchada para sempre. Espero que vc. recupere seu mandato, porque, caso isso não aconteça vc. vai sofrer a pior dor................ que é a da ingratidão daqueles que vc. tem com amigos.

      Excluir
  2. Asno, gostei do seu texto como sempre. Só discordo como sempre quando você diz que o Juiz teve provas legais para a cassação, pq não teve. Espero que caso saia a liminar contra essa cassação, você leia o processo assim como a defesa, para ver como TODAS as provas apresentadas pelo juiz não eram legais. Qualquer ser humano, lendo essa sentença do juiz percebe sua arrogancia e quanto ele foi parcial. Ex: Provas roubadas consideradas no processo, citação de uma pesquisa do Roque como prova que ele ganharia a eleição, acreditando e dando total confiança a uma única testemunha que se contradiz toda. Pense sobre isso. Abs! Carlos, comerciante.

    ResponderExcluir
  3. Aqui não se discute quem fez ou deixou de fazer, quem denunciou ou deixou denunciar, a pergunta é: foi legal ou não a ação do réu ? O réu não é menos culpado por ser uma pessoa, supostamente, acima de qualquer suspeita, caso contrário quem rouba ou mata, pela primeira vez, também é inocente.A verdade e que a sede pelo poder transforma as pessoas seja ela quem for; não importando sua situação social. Aqui fica claro o ditado, para os dois lados : De o poder a um homem e vc. vai conhecer seu verdadeiro caráter. Parabéns Sr. Juiz!! A LEI É IGUAL PARA TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem, a lei é igual para todos. Um juiz não pode ser melhor para uns e pior para outros, O próprio blog confirmou a existência da pratica ( leia a matéria acima ) de compra de votos. O pessoal que comprou voto, em Birigui, foram tão arrogantes que deveriam ser presos por atentado a inteligência das pessoas. E desde quando ter Dr. na frente do nome e marca de honestidade ?????

      Excluir
    2. Então você le a noticia de um blog que tinha provas e você se contem com isso? Vá ler o processo rapaz! Não precisa ter Dr. na frente de nome nenhum pra ter honestidade, e sim 60 anos de vida limpa e honesta! com carater que quem conhece sabe!

      Excluir
    3. Vc. tem razão ninguém pode tirar conclusões pelo que lê em meios de comunicações. Espero que o desembargador, que negou a liminar ao Dr. Pedro ( não sei nada ), não tenha baseado sua sentença nas informações deste blog ou então por desconhecer o assunto ou por ser amigo do amigo que era vizinho do interessado direto na causa ou porque este juiz tem serias dificuldades de entendimento de texto. Na verdade eu acho que o juiz, de São Paulo, negou a liminar porque é Araçatubense e tem ódio de Birigui. Lança essa quem sabe pega.?

      Excluir
  4. pra vcs ver que a decisao foi unilateral ou seja , beneficiou so o tal roquinho,tem uma das pessoas que estao na lista , que ja havia sido dispensada do comite, pois pegou o senhor fabricio com conversa com o deputado por um telefone que ele tinha fora o seu oficial, ao indagar fabricio,ele preferiu despedi-la do comite pois seria um estorvo, ele ja estava maquinando la dentro do comite,essa menina nao trabalhou pra ninguem ,mas consta la na lista, mas sabem porque consta, porque ele tinha os dados dela no computador, o juiz infelizmente nao chamou rwalmente pessoas que trabalharam na campanha. chamou laranjas, como a senhora antonia, roque roxa pois na casa dela na chacara tinha baneira do roque, como pode ela testemunhar algo contra o pedro? JUSTIÇA SERA FEITA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela primeira vez na minha vida ouço dizer que uma decisão da justiça é unilateral. Se comentarmos isso fora do BRASIL vamos ser motivo de chacota. Nesta história, toda, não tem nenhum santo o que nós estamos vendo e a vitória dos espertos sêniors safados sobre o espertos juniors burros.

      Excluir
  5. Você tem 9 minutos para matar todos os membros da gang.
    Brincadeira, mas eu tenho algo sério a dizer, pobre não vota em pobre.
    A população gosta de votar nos "doto" (doutor), pra votar tem que analisar o que a pessoa fez, o modo como ela está fazendo sua campanha e como ela pode se portar após eleito(a).
    Vender o voto é como vender as almas de inumeros brasileiros que lutaram e até morreram pelo direito de votar. Votar é um poder enorme, o seu voto pode diplomar uma pessoa totalmente inescrupulosa por 4 e até 8 anos (senador).
    Muitos me criticaram por eu votar no Fernando Escodeiro PT, pois era impossível ele vencer, mas eu fiz o que minha conciência mandou analisei os candidatos e decidi por ele, me disseram que eu estava jogando meu voto no lixo, imbecis, acho que muitos desses venderam os deles.
    Não estou aqui pra dizer em que você(s) devem votar, mas que analisem e votem com conciência, só assim daremos nossa contribuição para melhorar a situação de todos.

    ResponderExcluir
  6. Os atuais acontecimentos reforçam a minha tese sobre a necessidade da implantação do financiamento público de campanha...
    Não objetivo julgar o mérito da questão, mas como disse em uma outra postagem, a justiça tem um modos operandi com base científica.
    Muitas discussões são feitas na esfera político-partidária, não jurídica. A sentença foi técnica e não política, no que tange o partidarismo.
    Votei no candidato da Coligação PT/PCdoB, por uma questão ideológica, não abro mão do voto, como arma da democracia que tantos lutaram e deram generosamente suas vidas par que tivessemos isso.
    O processo de venda de votos banaliza as lutas pregressas, mas alude a um futuro vindouro em que triunfará o socialismo.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.