Últimos Artigos
recent

Ars Nova Guitar Duo: Um Oásis no deserto das opções musicais

Ars Nova Guitar Duo - Um Asno
Todos sabem que não sou muito fã das redes sociais, mas de vez em quando aparece alguma coisa que valha a pena comentar. Depois de tanto ser bombardeado por todos os lados, quando não na TV, nos carros com motoristas "sem noção", por irritantes "Lek, leks", pancadões e raps de mal gosto, é um alívio ver jovens com talento e disposição para desafiar o gosto das massas com a música em sua essência mais sublime. O Ars Nova Guitar Duo é um projeto idealizado em julho de 2012 pelos violonistas Alexandre Soares e Max Douglas Bruno e tem por principal objetivo apresentar o violão como instrumento de concerto, levando ao público música de boa qualidade com arranjos acessíveis à estudantes de violão que queiram iniciar  a prática de música de câmara.

O primeiro Concerto formal, aconteceu no dia 25/04/2013 no auditório da Academia de Música Allegretto, no evento "1º Recital de Violão Allegretto", onde apresentaram em seu repertório peças dos compositores napolitanos Giuseppe Domenico Scarlatti e Ferdinando Carulli, e ainda, o brasileiro Egberto Gismonti, entre outros. "Uma noite de muita expressão. Rara oportunidade de ouvir excelentes violonistas de nossa cidade de Birigui e nossa cidade vizinha, Araçatuba, com repertório de diferentes épocas. A academia Allegretto se sentiu honrada em poder abrir as portas para este recital", disse Lolita Mattiazzo, educadora musical e regente durante o 1º Recital de Violão Allegretto.

Max Douglas Bruno, 28 anos, violonista erudito há mais de 10 anos, hoje professor na Escola de Música Incantus Birigui, cursa Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos. Já participou de aulas com alguns dos principais violonistas clássicos do mundo, como Ana Vidovic (Croácia), Rafael Aguirre (Espanha), Eduardo Isac (Argentina), e hoje integra o Ars Nova Guitar Duo, onde apresenta repertório de vários períodos, desde a Renascença até a Música Contemporânea. 

Alexandre Soares, 27 anos, Educador Musical da A.A.P.G e Academia de Música Allegretto Birigui. Cursa Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos. É capacitado em Regência de Pequenos Grupos pelo Maestro Dario Sotelo, em Formação de Grupos Musicais, Definição de Repertório e Arranjo e Transcrição pela equipe técnica A.A.P.G. Na área de Educação, capacitou-se em Modelo Tecla de ensino com o Profº Keith Swanwick (Professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres). Também participou de aulas de instrumento e Masterclasses com alguns dos principais violonistas do circuito mundial, como Ana Vidovic (Croácia), Rafael Aguirre (Espanha), Eduardo Isac (Argentina), Breno Chaves (Brasil), Gilson Antunes (Brasil). Na área de música de Câmara estudou com a renomada Pianista e profª. Terão CheblAtualmente, Alexandre integra o Ars Nova Guitar Duo em parceria com Douglas.

Abaixo, compartilho o vídeo onde os músicos executam trechos de peças durante o ensaio realizado na Academia de Música Allegretto no dia 17/04/2013. As composições são: Água e Vinho, de Egberto Gismonti, Sonata L.288 e Sonata K.408, de Giuseppe Domenico Scarlatti e Op.34 nº 2 Rondó - Ferdinando Carulli. Apreciem, volto em seguida!



Voltei...
Eu sou uma pessoa verdadeiramente doente (não se pode chamar de eclético um cara como eu). Ouço de Belchior, Tião Carreiro e Dvorak até Slipknot, Rammstein e Biafra, mas tenho limites!! Não suporto o Funk contemporâneo, o Rap bandido e o noise Axé. Mas... como diz um sábio poeta chamado Lulu Santos: "Opinions are like asshole, everybody has one!". Vendo e ouvindo os meninos (são jovens, portanto, para mim, meninos!), sinto meu gosto por música de câmara justificado! Não é só o talento e disciplina de ambos que me impressiona, mas a escolha pessoal por esse tipo de expressão musical. Não posso acrescentar mais nenhum elogio aos que, provavelmente, quem assistiu ao vídeo deve ter imaginado. Estão de parabéns, sobretudo pela performance e o bom gosto sugerido a audiência. Espero ver muitos trabalhos desses garotos destacando-se na mídia pelo Brasil afora.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.