Últimos Artigos
recent

Gênio considerado o pai da informática recebe indulto póstumo

Alan Mathison Tuting - Um Asno
Nesta terça-feira, o britânico Alan Mathison Turing (1912-1954), considerado o pai da informática moderna e que ajudou a decifrar o complexo código alemão Enigma durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu um indulto póstumo após ter sido condenado em 1952 por ser homossexual. É isso mesmo, o governo britânico condenou um dos maiores gênios contemporâneos a 61 anos por práticas homossexuais, além de castrá-lo quimicamente. O matemático morreu em 1954, aos 41 anos, envenenado com cianureto. Embora o legista tenha determinado que foi suicídio, sua família e biógrafos sempre declararam que se tratou de um acidente. Sua condenação lhe obrigou a abandonar seu trabalho no Quartel-General de Comunicações do Governo (GCHQ), ao qual se incorporou após trabalhar durante a guerra em Bletchley Park - mansão na Inglaterra dedicada à análise de códigos.

Turing, mesmo sendo um ser humano excepcional e tendo contribuído para a vitória sobre os nazistas, foi condenado por "grave indecência" pela hipocrisia britânica. Digo hipocrisia porque não precisa muito de pesquisa para ver quantos dos mais célebres nomes daquele país, inclusive na política e literatura, eram homossexuais. Lamento, mas não vejo como considerar uma vitória da campanha liderada por várias personalidades, entre elas Stephen Hawking, um perdão tardio que durou mais de sessenta anos para ser considerado após forte pressão popular. Isso demonstra o quanto ainda não somos humanos no sentido pleno. Ainda devemos muito para o conceito de sermos naturalmente sociais, já que social é apenas a categoria que supostamente estou inserido. Não deveriam existir categorias já que somos todos homo sapiens.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.