Últimos Artigos
recent

Diário de um Grunhento: A chegada ao exílio...

O ator Nando Prado em "Jekyll & Hyde - O Médico e o Monstro" - Um Asno
O ator Nando Prado em "Jekyll & Hyde - O Médico e o Monstro"
Segundo o conceito, exílio "é o estado de estar longe da própria casa e pode ser definido como a expatriação, voluntária ou forçada de um indivíduo". Meu exílio é voluntário e nada tem a ver com a distância que decidi colocar entre meu antigo lar e a cidade de São Paulo onde me encontrei nos últimos dias. Exilei-me internamente e de mim mesmo (se é que se pode definir dessa forma). Nos últimos dias fui acolhido por um velho amigo em sua casa e, por ocasiões, entre seus parentes. Maior honra não poderia ter recebido, pois nos conhecemos há quase vinte anos e sei que sou um dos poucos privilegiados a conseguir se aproximar tanto de sua intimidade.

Nossa amizade teve uma construção curiosa. À princípio nosso relacionamento profissional foi quase de adversários, mas não demorou para que nossas virtudes se tornassem mais relevantes um ao outro do que nossos defeitos pessoais e daí veio a amizade. Em São Paulo não poderia ter melhor acolhida, sobretudo no atual momento. Porém... Dois machos solitários dividindo uma casa vazia é a coisa mais triste do mundo! Nunca se sabe quando já passou a hora de deixar o território do outro. O gozado é que sei exatamente como ele deve ter se sentido... Tive um cunhado morando sob o meu teto por muiiitos anos e acreditem, não há casamento que possa resistir a isso! Já abusei demais!

Em minha chegada, desembarquei na Barra Funda carregando quatro pesadas malas com o único conteúdo que de fato me pertence e o que carrego de direito. A "terra da garoa" não me decepcionou... Seis dias úmidos! Desci as escadas suando em pleno frio paulistano e tomei um táxi em direção ao bairro Belenzinho. Ah! Isso tem lá o seu charme poético, mas nem as curvas do Minhocão, as ruas da Mooca e da Vila Carrão despertaram meu lado para a poesia. Meu amigo fez mais do que o possível para tornar minha estadia confortável e me fazer sentir menos invasor do que realmente fui. Deixou-me abertas suas portas, apresentou-me a sua maravilhosa mãe, Dona Conceição, de quem só ouvira falar, e dispôs uma cadeira para que me sentasse e almoçasse com sua família.

Foi um encantador pedacinho do Portugal tradicionalíssimo e acolhedor bem próximo ao potente SESC da Capital. Ocasião em que pude saborear uma excelente feijoada preparada por meu amigo ao lado de sua irmã, cunhado, sobrinha, filha e de outra encantadora senhora, Dona Glória. A cortesia da amizade sincera ainda me reservou dois passeios aos Shoppings estressantemente lotados. Pensei comigo nos corredores do Aricanduva: "A finalidade dos shoppings não era a de justamente relaxar e entreter as pessoas?". Mas a verdade é que eu já estou naquela fase do Raul Seixas que afirmou que "macaco, praia, tobogã, eu acho tudo isso um saco!". Custo a me divertir com certas distrações que não sejam a produção efetiva de algo. É minha condenação pessoal!

Ainda teria de conhecer alguns potenciais desafios que poderiam ser presenteados a mim dependendo de meu desempenho em meu destino final e foi por isso que não vim direto para Guarulhos. Sei qual é a minha missão e sei qual deve ser o meu foco. Fisicamente, emocionalmente e conscientemente já não sou mais o mesmo. Percebo as transformações não só nos antigos hábitos, mas também na maneira de vislumbrar o mundo que me cerca. Sinto que já está próxima a mudança definitiva que fará dessa jornada a transposição de uma vida para outra. Tenho a consciência de que queimei várias pontes que deixei pelo caminho. Sun Tzu sabiamente sugeria que se deve queimar as pontes para impedir que o soldado recue durante a batalha. Dessa maneira não lhe resta outra saída, senão a vitória sobre o adversário muito mais forte e assustador. Vencendo ou morrendo sob a lâmina do inimigo, de qualquer forma lhe é reservada a glória de um bom combate. Retroceder não é uma opção para mim e as imagens que vejo apenas pelo retrovisor da minha mente vão buscando acostamento em algum lugar de honra em minha memória.

Apenas o que me anima é o desafio que começa a tomar sua forma em meu horizonte de realidade. Desfaz-se aos poucos a neblina da saudade para dar espaço ao espectro do campeão disciplinado e obcecado pelo trabalho. É o dilema de Stevenson! Porém, preciso agora desse monstro mais do que de afeto. Por anos me dividi entre esta fera e o arquétipo do pai dedicado. Já não há mais sentido para represá-lo em minha personalidade. O amargo remédio começa a produzir seu efeito e a transformação já está quase completa. Permito que a parte mais preponderante de minha personalidade assuma de vez o comando aniquilando por completo a outra. Muito mais haverá para se escrever, mas por hora é o bastante.

5 comentários:

  1. Every weekend i used to visit this web page, because i wish for enjoyment, since this this web site conations
    in fact fastidious funny material too.

    Also visit my homepage ... criminal defense attorney arizona

    ResponderExcluir
  2. Such loans can be obtained limited to education expenses incurred inside the pursuit of your degree inside field of health or medicine My Website what you may need to do
    is usually to sit in-front of the personal computer and check out the websites with the agencies that provide such loans.

    ResponderExcluir
  3. I am truly thankful to the holder of this
    site who has shared this impressive post at at this time.


    Also visit my blog :: phoenix arizona dui lawyers

    ResponderExcluir
  4. obviously like your website however you have to check tthe spelling on severdal of your posts.
    A number of them are rife with spelling issues and I to find it very bothersime to tell
    the truth on the other hand I'll surely come back again.

    Also visit my blog post :: african mango iet ide effects
    ()

    ResponderExcluir
  5. Hello there, I believe your site could be having internet browser compatibility problems.
    When I take a look at your blog in Safari, it looks fine however, when opening in Internet Explorer,
    it has some overlapping issues. I just wanted to provide you with a quick heads up!
    Besides that, excellent site!

    Feel free to surf to my homepage :: e cig

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.