Observatório Social de Birigui

Últimos Artigos
recent

Luto: Adeus ao amigo Hélio Buzzo...

Hélio Buzzo - Um Asno
Nos últimos dias recebia relatórios sobre o estado de saúde de Hélio Buzzo através das mensagens que sua filha Priscila compartilhava com os amigos no Facebook. Lamentavelmente, depois de algumas notícias animadoras, recebi a nota através do perfil do jornalista Aladim José Martins que meu amigo havia falecido. Não há nada que acrescentar sobre o acidente que acabou ceifando sua vida ou sobre a irresponsabilidade de quem o causou. O fato é que um jovem senhor de 59 anos deixou sua esposa, Silvia, seus filhos Priscila, Tatiane, Hélio Jr., Milena e Gilberto, vários amigos, companheiros de luta no Sindicato dos Servidores públicos de Birigui e milhares de outras pessoas que o admiravam. Minha amizade com Hélio quase sempre ultrapassava a linha do contato profissional. Em todas as ocasiões eramos sempre conduzidos a conversarmos sobre todos os assuntos possíveis, menos os relativos ao trabalho. Estive apenas em duas ocasiões em sua residência e em vários outros debates dentro do próprio SISEP, ou na Câmara Municipal, onde era garantido encontrá-lo.

Dificilmente encontrávamos concordância quando o assunto era opção política, mas Buzzo sempre soube como ser ponderado e cortês. Nunca precisamos discutir exaltados sobre nada devido a sua maturidade cavalheiresca. Sempre foi franco ao deixar bem claro que antipatizava com minha argumentação arrogante. Mas, também sempre foi leal ao reconhecer o peso dos argumentos quando era cabível. Não tivemos a oportunidade de trabalhar juntos por uma questão de ego (minha, no caso). Para meu infortúnio, devo me despedir do amigo à distância. Não poderei estar presente na sua derradeira despedida quando deixará a Capela Bom Pastor às 10h de amanhã, 25/07, seguindo, enfim, em seu último trajeto, para o Cemitério da Consolação. Alegra-me o fato de recordar nosso último diálogo em frente a Câmara, quando falávamos sobre o futuro da cidade e da política local. Birigui perdeu no dia de hoje uma fração de sua personalidade mais sólida e guerreira. Sei que ao menos mais um amigo, meu tio Reinaldo, sente pela partida dele. Lamento não poder reencontrá-lo para mais extensas e prodigiosas conversas. Meu depoimento particular: Hélio era apaixonado por Birigui e esta cidade perde mais um de seus defensores!

2 comentários:

  1. Realmente meu pai era apaixonado por esta cidade e tudo que fazia era com muio amor e respeito! Muito obrigado pelas belas palavras.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável saber que infelizmente a morte do meu pai irá se tornar uma estatística, um número e nada mais. Temos que lutar contra esse hábito de colocar a imprudência no lugar da competência na condução de um veículo! Agradeço a todas mensagens de conforto e declarações de afeto. Att.: Hélio Buzzo Filho

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
7. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
8. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.