Últimos Artigos
recent

Seca em São Paulo e Apagão no Brasil... É nóis!

Sistema Cantareira Seco - Um Asno
É mais desagradável acompanhar o tratamento que certos agentes da imprensa, e aqui me refiro tanto aos progressistas quanto aos da "casa grande" (como são apelidados os jornalistas do Globo e da Revista Veja), do que a crise de abastecimento de água (e energia) não só no estado paulista como em todo o país. Há racionamento, não há racionamento... Bolas! Não precisa ser especialista pra perceber que com conversa fiada, ou sem, estamos todos ferrados e a culpa não é de São Pedro coisa nenhuma! Períodos de grande seca em um país tropical não é nenhum fator que não possa ser antecipado até pelos mais leigos. A crise real que atravessamos agora já ocorreu antes, ocorre neste momento e em outro ciclo ocorrerá ainda com mais intensidade. Precisa de muito para se ter certeza disso? O problema neste país é de gestão e, por consequência, de planejamento e execução. A mesma coisa que a, então ministra de Minas e Energia no período do governo do divino Lula, senhora prefidenta Dilma Rousseff, acusou que seus antecessores não haviam realizado no governo anterior, mais especificamente o tucano. Isso também não o foi na década seguinte, já sob sua luz (ou trevas, sei lá!).

Ah, mas o governo federal fez os investimentos!! Claro... Empregou mal o talento de enganar mais uma vez! Sem contar a tremenda falcatrua de baixar a tarifa de energia de maneira populista e irresponsável. Registrei minha opinião na época justamente por que já era possível enxergar onde aquilo terminaria: em um aumento quase cinco vezes maior do que a redução que a doida forçou na época. No país, e é um costume praticado em larga escala, tudo se deixa para a última hora, tudo se procrastina, tudo se superfatura e tudo se resolve na base do jeitinho ou na esperança de que uma divina providência nos salvará de um colapso, caso tenhamos abusado demais. Agora tem até ministro apelando para a brasilidade de Deus. Temos (e continuaremos tendo) problemas com o fornecimento de energia elétrica por que nos últimos trinta anos não fizemos o que em outros tempos foi feito: investimento na geração de energia elétrica com obras realizadas em tempo e com custo apropriado.

Diversidade na matriz energética, elaboração de planos e metas milagrosas, tudo conversa fiada! O problema continua onde sempre esteve: gente incompetente gerenciando gente mais incompetente ainda para produzir apenas fumaça nas lentes embaçadas da massa de eleitores imprudentes. Continuaremos, sim, por que?? Levam dez anos ou mais para concluir uma obra que poderia ser realizada em sete! Gastam de uma a dezesseis vezes o valor estimado no início, e isso é planejamento! E... Quando terminam, não conseguem resolver o problema por que ele se tornou muito maior! Um ataca o outro, um nega, o outro afirma... É um espetáculo sem graça que eles insistem em representar o tempo todo e a imprensa carniceira é a maior cúmplice para garantir umas sobras!

São Paulo está, sim, sob racionamento, mesmo que não o tenha sido assumido oficialmente. A própria população reduziu o consumo de água em 25% por iniciativa própria (e pânico, logicamente!). E estará ainda muito pior se não chover onde tem que chover. Culpa de São Pedro? Por que?? Se faltar chocolate no mundo a culpa será do coelhinho da Páscoa? Vocês entenderam! A culpa é do governo paulista que não planejou seu mandato ou, pelo menos, não considerou as possíveis crises que poderiam afetar o estado. O que nossos líderes e representantes fazem quando são escolhidos não é planejamento, é declaração de intenções! Planejar exige no mínimo mais cinco elementos, além do objetivo declarado: o que será feito, quando, quem será o responsável, como fará e, principalmente... Quanto custa e o porquê!!! Em meu país se tornou comum escolhermos pessoas ineficientes para nos conduzir, afinal, quem gosta de estudar e dá valor a coisas chatas como matemática, estatística, filosofia, habilidades mínimas para relacionamentos interpessoais, etc? Basta ser popular ou conquistar a simpatia do eleitor. Capacidade de elaborar diretrizes, gerenciar e conduzir a resultados... Nem pensar!! Nosso fetiche é ser conduzido por incapazes, pois daí nos sentimos mais habilitados do que eles e assim podemos criticá-los...

A situação deixou de ser dramática há muito tempo! A coisa anda tão bem, segundo a ótica de algumas almas alugadas, que já estamos importando energia elétrica da Argentina! E tem gente se esforçando para tratar isso como normal! Normal o garaio! Estaríamos muito pior se o país estivesse crescendo! Na merda econômica em que nos encontramos já experimentamos insuficiência no sistema de geração e abastecimento de energia. Imagina se realmente estivéssemos no paraíso propagandeado pelo governo e estivéssemos a pleno vapor! Desculpas e argumentos fajutos (mas bonitos bragarai!), abundam os jornais e blogs, mas a coisa feia e somos nós que sentimos de verdade. Apagões acontecem desde minha mocidade, mas depois de ver a prefidenta dizendo, ainda como ministra, que isso só acontecia por causa da falta de planejamento dos governos anteriores e mesmo assim não conseguiu evitar que isso continuasse a acontecer, só posso mesmo é considerá-la mais incompetente do que aqueles a quem ela criticou. Ora... Se ela sabia o que tinha acontecido e permitiu que continuasse, onde está sua capacidade de gerir? Chamem do que quiser! Interrupção temporária de fornecimento de energia também é conhecida pelo seu vulgo: APAGÃO!!! Blackout, então, tem o mesmo apelido! Enquanto essas pessoas brincam de administrar o erário público, nós seguimos em nossa fantasia de meter a boca neles para nos sentirmos mais superiores, afinal não faríamos tanta cagada se estivéssemos no lugar deles... Mas... Já fizemos cagada maior: votamos neles!

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.