Últimos Artigos
recent

Análise: Plano de Governo do candidato Paulo Bearari

Paulo Bearari - Blog do Asno
Assisti a uma rodada de mesa realizada pelo IFSP de Birigui através da internet, percebi que os candidatos ainda não aprenderam, de fato, como conversar com seus eleitores e decidi registrar a minha análise de cada Plano de Governo disponibilizado pelos candidatos a vaga de prefeito no município de Birigui. Vou começar pelo candidato pelo Partido dos trabalhadores, Paulo Bearari, por que foi o que me deu mais trabalho! Tive de assistir a cada um dos seus videozinhos naquela plataforma que chamam de Fasciobuquio. Ainda prefiro ler Bearari!! Vou comentar cada proposta dividida por área, tal como o fez o candidato. Só um comentário maldoso antes de prosseguir... Haviam 31 pessoas assistindo a transmissão por streaming no Youtube e 29 eram seus simpatizantes que não estavam muito empenhados em discutir o que cada candidato falava de bobagem (e falaram muita!)... Só sabiam digitar seus bordões de campanha. Isso revela muito sobre o seu "sucesso" nas redes sociais. Vamos ao seu plano:

Educação
O candidato fala em priorizar o Plano Municipal de Educação enfatizando uma meta que eleva 30% do investimento previsto no Orçamento do Município para garantir vagas no Centro de Educação Infantil. Vamos por partes! A única área que considero carente de atenção no campo da educação infantil é o salário, a avaliação e as melhores condições de exercício da função dos professores. O candidato só se recordou que há outras deficiências nessa área em seus comícios e durante os debates que participou. No IFSP, por exemplo, ele lembrou que muitos alunos carecem de atenção quanto ao transporte. Não sou muito simpático a quaisquer proposta que fale em elevar investimento, seja no que for. A Educação, de forma geral, já recebe valores muito altos e porcamente administrados em todas as esferas administrativas. O problema neste campo é de gestão e não de verba. O Brasil está entre os 10 países que mais investem em educação no planeta e, ainda assim, ocupamos a rabeira de qualquer ranking. Além do mais, elevar valor de algo significa tirar de outro lugar em gestão pública e isso equivale dizer... Do bolso de todos nós, trouxas!

Cultura
Não discordo de absolutamente nada do que diz o candidato sobre a importância da cultura e como ela transforma a economia e a cidade. Não tenho nada contra o espaço que se garante a manifestações culturais como o Hip Hop, o artesanato local, o grafite, etc. Sei como Bearari é engajado com seus simpatizantes na defesa dessas manifestações. Concordo com a necessidade de construção de um Teatro Municipal, mas... Birigui tem um excelente tenor e a única cidade disposta a franquear espaço para divulgação do seu trabalho é a cidade vizinha, Araçatuba. Birigui tem ótimos sanfoneiros, trovadores, poetas, literatos, desenhistas, pintores, artistas das mais variadas categorias e se estes possuem interesse de promover seus trabalhos ou obras precisam recorrer a outros municípios, ou expedientes nada culturais para ganhar atenção. O município conta com uma Associação Cultural e o candidato sempre atuou fortemente com ela. Particularmente, estou cansado de ouvir falar só de Hip Hop e Rap. Há mais artistas verdadeiramente discriminados na cidade. A Orquestra local já formou excelentes músicos que não contam com uma atenção proporcional ao esforço e desempenho deles. Infelizmente a cultura sempre foi tratada como monopólio de alguns agentes culturais medíocres da cidade.

Saúde
Nesse item Bearari acertou na mosca! Parabéns pela visão e proposta. Tecnologia e Plano de Carreira para os funcionários. Ponto também pela ideia de fazer a população participar da avaliação desses serviços. A saúde também é uma pasta que recebe grande volume de investimentos, mas... Pensa num trem que é mal administrado, burramente burocratizado e com um sistema de comunicação interna dos mais podres que se pode imaginar. Mais de 60% dos problemas com a área da saúde seriam minimizados apenas corrigindo alguns pontos específicos e sem demandar um real a mais dos munícipes.

Esporte
Afe! Skate, Capoeira, Futebol... Cade uma proposta para o Atletismo, a Ginástica Olímpica, o Xadrez, o Volei, o Basquete, etc. Birigui já forneceu ótimos atletas nessas outras modalidades e sempre sem nenhum incentivo. Das mais de 300 pessoas que você ouviu só haviam capoeiristas e skatistas? A pista de skate não foi instalada em local inapropriado! Faltou pinto dos vereadores para forçar o executivo a tomar vergonha na cara e dar atenção a Av. João Cernach. Nem vou mencionar a cachorrada com a Praça de Esportes e da Cultura que deveria atender a quase 10 mil famílias e hoje se presta a pasta do Meio Ambiente já que a única coisa que abunda por lá é o mato! À propósito, a pista de Skate de Araçatuba instalada próximo ao Bosque Municipal dá de 300 a zero na biriguiense e lá até os pais levam seus filhos e filhas pequenos para usufruir do local. Deveriam ter, ao menos, visitado ela!

Emprego
Paulo Bearari afima uma preocupação com a implementação de Programas para auxiliar os jovens a entrar no mercado de trabalho, como a criação de programas municipais de crédito e microcrédito para jovens empreendedores. Taí uma grande incoerência do candidato. Incoerência por que não é o que ele prega e nem acredita. Apesar de sua origem em família de pequenos comerciantes (atividade nada capitalista), mais de uma vez ouvi o candidato professar contra o empreendedorismo. Não que eu discorde! Da forma como se transformou o empreendedorismo em doutrina religiosa, também sou contrário. Nesta plataforma o candidato apresenta boa visão sobre a valorização das pequenas economias, porém comete grave erro ao desprezar que são as grandes indústrias que produzem produtos com maior valor agregado que geram a riqueza do município e renda mais digna para seus munícipes. Nesse aspecto, Birigui está muito mal de representantes há décadas.

Bearari menciona o incentivo a formalização profissional de indivíduos como Djs, Motoboys, etc, através de inscrição para MEI (Micro Empreendedor Individual), e a capacitação dos jovens para o primeiro emprego... Ai, ai! Em poucas palavras para não alongar muito: FODA-SE o primeiro emprego! Todo mundo só fala nessa merda e se esquece que a grande parcela biriguiense ativa no trabalho está à mingua em empregos de baixo nível, com renda medíocre e futuro comprometido. Para um marxista esse papo parece de social democrata, se é que me entende! E o candidato ainda vem falar que o foco não é atrair grandes empresas para a cidade!

Um ponto positivo da proposta de Bearari é a criação de um banco de empregos especial para jovens em conflito com a lei, para coibir a reincidência e permitir sua ressocialização. Concordo em grau, número e gênero. Segundo um site que divulga campanhas dos candidatos petistas, Bearari dialogou com "comerciantes sobre as propostas para o crescimento da produção e o fortalecimento do turismo, por meio do incentivo à Economia Criativa, que conecte a produção cultural às práticas locais de produção". Hein!? "O candidato acredita que, através de um modelo que priorize a inovação tecnológica, o mercado informal também reaquece e atrai turistas para movimentação da economia e o município aumenta a arrecadação para investimentos em melhorias para a população". Oi? Isso é o que comumente chamaríamos de falácia, ou para melhor entendimento, "encher linguiça". O Partido dos Trabalhadores nunca foi muito bom com esse negócio de... Trabalho!

Participação Popular
Bearari sabe muito bem como vejo a sua proposta de Participação Popular... Para mim, participação popular, de fato, só ocorre quando o administrador público VAI até seu empregador, que é a população, e dela faz extrato de todos os seus interesses e demandas. Essa conversa fiada de marcar plenárias e assembleias só atrai militantes, simpatizantes e fieis convertidos. A população não confia e não gasta seu tempo para participar de reuniões com políticos. Se querem mesmo saber o que o povo pensa das suas ideias, gaste sola de sapato, dirija-se aos bairros e converse com eles olho no olho e sem campanha. Trabalhadores não tem disposição para ir até a Câmara Municipal, por exemplo, para passar horas ouvindo seus representantes gastando o seu precioso tempo e dinheiro de impostos para tratar de assuntos que não interessam a eles, de fato. Participei de apenas duas dessas tais assembleias e senti muita falta das pessoas que verdadeiramente estariam interessadas no que foi tratado ali.

Servidores Públicos
Bearari cita a valorização dos méritos do funcionalismo público, que possuem capacidade técnica e fazem por merecer uma melhor remuneração. Para essa área sua melhor cartada é o Plano de Carreira. Tá, mas... Concordo parcialmente e até entendo por que um candidato não teria pinto para falar a verdade que todos os munícipes conhecem. O município conta com uma grande parcela de servidores parasitas, sem a menor inclinação para exercer suas funções e que colocam a população na posição de reféns de sua incompetência. Há muito lixo que se beneficia do processo para se tornar um funcionário público e, uma vez lá, com seu emprego garantido e protegido, passa a cagar para a população. O que será feito com relação a estes? Ninguém tem coragem para responder e perder alguns votinhos...

Avaliação do Candidato e do Plano
Avaliação do candidato Paulo Bearari - Blog do Asno
Se fosse redação do ENEM, no Brasil, estaria aprovado com louvor! Próxima vítima: Cristiano Salmeirão...

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.