Últimos Artigos
recent

Lista dos futuros Vereadores eleitos de Birigui

Centro de Birigui - Blog do Asno
O Sistema Eleitoral brasileiro é um jogo de cartas marcadas. Basta pegar a lista dos candidatos disponível no site do TSE, verificar o desempenho dos candidatos em eleições passadas, considerar o cálculo atualizado dos Quocientes Eleitoral e Partidário e você consegue ter uma ideia dos futuros legisladores do município. Contra a matemática não existem argumentos! É claro que o resultado pode ter outro rumo se ocorrer um espasmo de lucidez no eleitorado, mas... Quando isso acontece representa apenas uma fração pequena de acerto. O engraçado é que ouço todo mundo protestando contra a falta de qualidade do grupo que é escolhido para representá-los, ouço protestos de que toda a Câmara precisa ser limpa e os ocupantes medíocres devem ser varridos da vida política local. Só que em toda eleição caem na mesma armadilha e confirmam os mesmos ocupantes no legislativo. Voto é uma decisão emocional e, na maioria das vezes, por razões muito erradas. Apesar da renovação e da melhora na qualidade dos candidatos, ouso publicar uma lista contendo os nomes dos 17 vereadores que, provavelmente, assumirão as cadeiras legislativas a partir do próximo ano na cidade de Birigui.

Não é difícil chegar a essa conclusão, afinal, algumas figurinhas carimbadas já possuem um capital eleitoral formado por simpatizantes cativos. Você sabe que esses candidatos terão média semelhante a candidaturas anteriores como resultado e o que vem em seguida? A estratégia traiçoeira dos partidos recrutando candidatos com disposição para garimpar votos para garantir aquela bruxaria do quociente partidário. Não quer entender como funciona para poder mudar? Problema seu! Continue reclamando todos os dias e dizendo que a política não tem jeito. Detalhe... Ao agir assim, você também está fazendo política. E muito ruim, por sinal! Uma última observação, antes de divulgar a lista daqueles que você passará os próximos quatro anos homenageando suas ilustríssimas mãezinhas. A velha prática odiosa de compra e venda de votos parece ainda mais animada, mesmo com as campanhas sem gordos financiamentos. Nesse caso, prefiro ficar do lado dos políticos compradores de votos do que dos eleitores que vendem. Afinal, o candidato comprou e pagou e isso lhe dá o direito de não ser incomodado! Preciso registrar que estou sendo irônico? Os dois são filhos da puta e devem ser rigorosamente punidos! 

Agora vou dar uma explicação superficial de como os cálculos foram realizados para concluir na lista que montei. A primeira coligação que analisei é composta pelos partidos DEM, PV, PDT e PSD. Nesta composição existem cinco puxadores de votos e dois candidatos que serão beneficiados pelo desempenho dos outros vinte e oito. Como a capacidade de somar votos desta coligação está entre 8 mil e 9 mil votos, considera-se que atinja o Quociente Eleitoral garantindo de saída 2 cadeiras. Fermino Grosso e Rogério Guilhen já poderiam comemorar. A coligação PMDB e PTB possui 5 puxadores e mais dois candidatos com bom capital eleitoral. Como essa composição atingiria entre 9,5 mil e 10,5 votos isso garantiria com folga mais duas cadeiras que seriam ocupadas por Vadão da Farmácia e Pastor Reginaldo. Calma que ainda restam mais cálculos a serem considerados! No caso dessas duas coligações que possuem uma média alta de votos, aplicando a bruxaria do quociente, seria garantido mais uma cadeira para a primeira coligação e mais duas para a segunda! Dessa forma, Benedito Dafé seria o parceiro de Fermino e Rogério e Osterlaine e Paquinha fechariam o quadro com Vadão e o Pastor. Até o momento, só o Dafé é incerteza. No mais... Onde fica a tal renovação da Câmara!!!

A coligação PP, PRB, PRP, PSB e PEN perdeu tempo fazendo lobby para manter as 17 cadeiras na Câmara, pois, dificilmente atingirá o Quociente Eleitoral com seus 24 candidatos, embora haja um puxador de votos na campanha. A coligação PPS e PHS possui 5 puxadores e com seus 33 candidatos garantirá uma cadeira pelo Q.E. e mais uma pelo cálculo da média do Q.P. Nesse caso, o Cleverson (Tody) e o Paulo da Van poderão ter sua chance de mostrar serviço na Câmara pela primeira vez. Nessa coligação está como candidato meu amigo Palhaço Bocão que atuará como um grande puxador de votos. A chapa pura do PR fará duas cadeiras contando com sua maior puxadora de votos, Hebe Najas Camargo Ceverlati. Desse modo, fica uma incógnita para a segunda vaga, mas, provavelmente, será preenchida pelo Paulinho do Posto. A coligação PROS, PT e PCdoB trará de volta o Ricardo do NIPPO e, provavelmente, o Eduardo Fonseca a depender da média e do desempenho positivo dos outros candidatos. Caso se confirme certa rejeição popular, ficariam também de fora do Q.E., mas considero improvável.

A coligação PTC, PSC e PTN trará pela primeira vez o cabeleireiro Schuindt e, possivelmente, o Cesinha Pantarotto. Tem nessa legenda uma pessoa que considero um excelente candidato para a vaga de vereador que é o Prof. Cássio Betine. O problema é que se ele não obtiver uma votação maior do que os prováveis eleitos, apenas irá ajudar no retorno do vereador, também candidato, Adauto Quirino. A grande incógnita fica com o partido PSDB que possui 4 puxadores de voto, mas precisará de uma votação expressiva de seus 20 candidatos para garantir uma cadeira pelo Q.E. e suar por mais uma no cálculo da média no Q.P. Até o momento, Andrey Servelatti, é o mais provável para ocupar a décima sexta vaga. Dependendo do desempenho do PSDB, mais uma cadeira pode ser ocupada, ou podem ficar fora do Quociente Eleitoral favorecendo outras legendas em outro cenário. Nessa eleição há vários candidatos ideais para o cargo, mas já escolhi apoiar o Alexandre Menezes, o qual já me deu provas de que atua pela população mesmo sem mandato, conhece bem o papel que irá exercer, não suja minha cidade com seus santinhos, não irrita meus ouvidos com jingles ridículos e não conta com o apoio de parasitas do município.

Analisei cerca de 70 candidatos a vaga de vereador por Birigui e confesso que fiquei muito animado por certificar que ao menos 20 deles são as pessoas perfeitas para nos representar frente a Câmara Municipal. Infelizmente, dois ou três tem condições de cativar eleitores suficientes para serem eleitos. Nesta eleição 3 vereadores escolheram disputar vagas no executivo, um decidiu largar a teta e dois não serão favorecidos pelo Q.P. desta vez. Para resumir, não haverá renovação da Câmara por iniciativa do eleitorado porque não há uma renovação no comportamento dos munícipes. E ainda há o risco do eleitorado colocar de volta os espíritos de porco que já saíram de lá! Garanto, com certeza matemática, que 90% dos candidatos à reeleição não serão reeleitos se houver uma "crise" de consciência no eleitorado. Outra coisa que poderia fuder com a candidatura deles seria se aqueles 15% que invalidam os votos em todas as eleições decidissem apoiar os candidatos certos. Coisas nas quais não deposito fé.

Segue abaixo a lista dos prováveis eleitos:
Lista dos Prováveis Eleitos para 2017 - Blog do Asno
Como eu gostaria que os eleitores de Birigui me fizessem errar pelo menos quatorze desses nomes...

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.