Últimos Artigos
recent

Lula fez seu movimento... Lance agressivo!

Pronunciamento do Lula - Blog do Asno
Continuando minha analogia entre as ações do Ministério Público e a defesa de Lula com o jogo de Xadrez, na tarde desta quarta-feira o messias fez sua primeira participação na partida. Foi um lance de mestre ao estilo Lula! Os menos esclarecidos quanto ao jogo político podem pensar que o pronunciamento do ex-presidente foi um tiro no pé por que ele não deu explicação alguma sobre as acusações do MP, preferindo apresentar-se como uma vítima injustiçada e perseguida pelos poderosos por ter-se posicionado em favor dos mais pobres e realizado maravilhas para o povo durante os seus mandatos. Não foi tiro no pé! Foi uma lance agressivo e genial! Tenho de admitir... Ele é o cara! Ninguém tem tanto talento para mentir olhando nos olhos como ele. Lula sabe que as pessoas empatizam com aquele discurso! Lula sabe que esse discurso é o gatilho que inflama a audiência. No seu pronunciamento, o messias só se colocou abaixo de Jesus Cristo no Brasil, mas não era a toda nação que ele dirigia suas palavras. Seu discurso foi calculadamente dirigido àqueles que simpatizam  com sua imagem fabricada e isso tem um objetivo. O Pronunciamento de Lula foi uma convocação com direito a simbolismo e tudo!

Lula não deu as respostas que qualquer sensato aguardaria. Não disse se sabia que a OAS pagou mais de um milhão pela guarda de "suas tralhas". Não disse se sabia da reforma que custou mais de um milhão, mas foi de grátis no sítio que frequentava sem ser seu (!!!). Não explicou a desistência do apartamento, cuja reforma custou mais de um milhão, que ocorreu apenas depois que sua existência foi divulgada pela imprensa. Não explicou suas relações com pessoas que foram presas por crimes cometidos e que foram facilitados graças a outros indivíduos indicados e apadrinhados por ele. Não explicou por que mantinha posse de objetos que pertencem, de fato, a instituição chamada Presidência da República e não aos indivíduos com a investidura do cargo. Não explicou porque o seu projeto colocou o país na pior crise econômica já que seu governo teria sido tão maravilhoso... Mas, chorou enquanto recordava as dificuldades pelas quais ele e sua família tiveram de amargar. Contou histórias emocionantes e engraçadas e... Mentiu descaradamente em 99% do t empo. A única frase 100% verdadeira de Lula durante todo o pronunciamento foi essa: "A única maneira de uma pessoa não ser perseguida pela polícia é ela ser honesta". Concordo em grau, número e gênero! Talvez tenha sido um ato falho do ex-presidente.

Os Erros e o Acerto
Lula acerta ao se pronunciar ao seu velho estilo, pois isso inflama e inspira os seus simpatizantes. Ele é fera quando o assunto é atingir o coração das pessoas e em se tratando de política, isso funciona! Ele erra ao esperar que isso se reflita na esfera da justiça. Não por que um clamor popular não viesse a interferir no resultado, mas por que não há volume suficiente para tanto. Algumas frases de Lula merecem comentários:

"Provem uma corrupção minha que irei a pé para ser preso, como as pessoas vão a pé até Aparecida para pagar pecados".
Mané do céu... É apenas mais uma de suas frases disparadas sem pensar. Uma por que quem costuma fazer romaria em Aparecida prefere fazê-lo para pagar promessas! Outra por que de São Paulo à Curitiba dá uma caminhada e tanto...

"Eu estou falando como cidadão indignado. Eu tenho história pública conhecida. Só ganha de mim no Brasil Jesus Cristo".
Não entendi... John Lennon falou alguma coisa parecida e passou muito tempo tentando explicar. Aqui o cara foi aplaudido... Lennon para Presidente!

"Como em uma novela, eles criaram um final: elegeram Temer, destituíram Dilma e depois o Cunha. Agora, querem destruir a vida política de Lula".
Eles quem, cara pálida? Onde o Cunha entra nessa narrativa. Pensei que "ele" fosse o chefe "deles". Quem destruiu a própria biografia foi ele mesmo.

"Juscelino foi vítima de mais inquéritos que eu. Não tenho a vocação de Getúlio para me dar o tiro, do Jango para sair do Brasil. Portanto, se eles querem me tirar, vão ter que disputar comigo, na rua. Eles achavam que eu estava vencido. Não sangrei e fui reeleito em 2006 embaixo da maior baixaria eleitoral acontecida até então. Meu adversário, com cara de santinho, estava nervoso. Eu me 'quedei' tranquilo e ganhei as eleições. Tenho consciência de que meu fracasso teria agradado meus adversários e não teria despertado tanto ódio com o PT. O que despertou a ira foi o sucesso do meu governo, a maior política de inclusão social deste país".
Barbaridade... Zé Dirceu disse alguma bobagem parecida com esse negócio de "disputar na rua". Isso é uma ameaça? Não vai melhorar a imagem do PT, apenas irritar ainda mais os que já estão cheios dos protestos arruaceiros. A qual sucesso ele se refere? Quase 13 anos de poder e a única conquista consagrada foi um retrocesso de três décadas. Como comemorar o sucesso de programas que não resistiram a primeira ventania? Me refiro a queda dos preços das commodities, razão da ilusão de prosperidade do seu governo, e não a conversa mole de crise internacional. A baixaria eleitoral a qual o m essias se refere foi resultado do Mensalão. A história realmente irá passar a limpo esse pequeno trecho de tempo. O ódio ao PT surgiu, principalmente, graças a provocação incessante contra as pessoas que não compartilhavam do mesmo entusiasmo dos petistas. Ganhou as eleições empregando o mais poderoso gatilho utilizado no marketing: o Medo!

"Eles tinham prova do helicóptero (em referência ao aparelho apreendido com cocaína do ex-deputado Gustavo Perrella). Eles tinham prova, mas não tinham convicção".
Maiszoumenuss! Lula quis fazer piada com uma suposta fala de Deltan Dallagnol que teria afirmado ter convicção quanto aos seus delitos, mas sem possuir provas. Tropeçou também na comparação. Primeiro porque existe uma aberração jurídica no Brasil chamada Imunidade Parlamentar que livra a cara de políticos safados como o Gustavo Perrela. Além do mais, a frase que Dallagnol proferiu foi "provas são pedaços da realidade que geram convicção" e ele ainda reafirmou isso em entrevista destacando que a convicção do MP é bas eada em tudo o que foi coletado até o momento. Em outras palavras, há provas que embasam a convicção do MP. Daí um monte de macaco amestrado sai viralizando nas redes sociais o que não ocorreu de fato!

"Hoje vivemos um momento no Brasil que a lógica não é mais o processo, a lógica é a manchete. Quem vamos criminalizar pela manchete? Quem vamos demonizar?"
A velha tática de atacar a imprensa utilizando... A imprensa!

"Eu não tenho onde guardar os presentes que ganhei de chefes de Estado. Não posso levar pra casa. Não posso usar relógio de ouro, porque daí o ladrão me leva o pulso e tudo."
Os presentes não mencionados por ele não pertencem ao indivíduo investido pelo cargo e sim da instituição Presidência da República. Isso é apropriação indébita.

“Eu fui o único presidente brasileiro a ter participado de todas as reuniões do G-8. Sabe o que é o G-8? É tudo que o sociólogo sonhava em participar”.
É verdade... O sociólogo é uma referência a Fernando Henrique Cardoso que não alcançou o feito de ser convidado para o tal evento. Lula foi o único... Porém, presidente algum na história do Brasil teve de passar por algum embaraço com a Polícia Federal! Nunca antes na história destepaiz!!

"Os empresários podem ter prejuízo por 10 anos que não vão perder o que ganharam no meu governo.”
Oi? Só se forem os empresários que estão presos na Lava Jato!

"A desgraça de quem conta a primeira mentira é que é obrigado a passar o resto da vida mentindo”.
Carai! Ele finalmente entendeu!

O Resumo da obra
Lula foi eficiente mais uma vez. Lançou munição para ser empregada por seus simpatizantes até que se produza algum efeito. Boa jogada, mas que pode provocar reações distantes das esperadas pela defesa. Algo de positivo se produziu no país com a ascensão do PT ao poder. Por décadas, as pessoas com inclinação às ideias de esquerda não podiam se pronunciar no país e nas décadas seguintes eles conquistaram espaço, voz e audiência. Daí os progressistas decidiram impedir que aqueles que pensavam de maneira diferente possuíssem qualquer direito de manifestação e até de existência. Estão p perdendo o jogo por causa da sua arrogância e por terem provocado a reação dos conservadores adormecidos.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.