Últimos Artigos
recent

Análise: Prisão de Lula só após as Eleições

Lula na Prisão - Blog do Asno
O xadrez jurídico entre o Ministério Público e a defesa do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve início, de fato, nesta tarde com as declarações contundentes do coordenador da força tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, em coletiva à imprensa. Segundo Dallagnol, Lula era "o comandante máximo do esquema de corrupção". Os advogados do ex-Presidente e de sua esposa Marisa Letícia Lula da Silva responderam quase ao mesmo tempo em que a denúncia era divulgada. O evento serviu para demonstrar qual será o tom da batalha judicial pela qual o messias semi sepultado irá atravessar daqui para frente. A nota de repúdio apresentada pela defesa em nada difere daquela que já havia sido apresentada no mês passado contra o relatório elaborado em 26/08/2016 pelo Delegado de Polícia Federal Marcio Adriano Anselmo. A mesma resposta ensaiada foi repetida durante toda a coletiva sugerindo que as 300 pessoas envolvidas na operação estão conspirando organizadas para impedir que Lula dispute as eleições de 2018. Haja cabo eleitoral engajado! Segundo o advogado Cristiano Zanin Martins, a denúncia "tem caráter e conotação políticos e é, de fato, uma peça de ficção". Lula, D. Marisa e mais seis pessoas são acusados de corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de capitais. Lula já é réu por obstrução de justiça e o processo está nas mãos do Ministério Público de Brasília/DF.

Uma observação! Para o MP declarar que Lula é o "comandante máximo" sem divulgar as evidências que sustentem essa afirmação, só posso imaginar que se trata de uma estratégia... Ou o cara é um doido e colocará tudo a perder! Se estamos no campo do primeiro caso, então, essa estratégia equivale ao Fianqueto do Bispo no jogo de Xadrez. No jogo, esta manobra garante uma vantagem após alguns lances e a completa fragilização da defesa do oponente. Já a defesa do delinquente, quer dizer, ex-Presidente, optou por manter-se firme em sua manobra clássica, ou seja, politizar a denúncia, atacar e desqualificar os denunciantes. É a famosa abertura Rui Lopes! Ambos optaram por estratégias arriscadas, mas compensadoras dependendo do que cada um guarda nas intenções. Como se trata de jogo jurídico, o primeiro que vacilar terá uma peça capturada pelo adversário. Lula cai ou Dallagnol atualiza o currículo. Para entender ambas as estratégias podemos, em primeiro lugar, supor que o MP dispõe de artilharia mais poderosa, mas aguarda momento mais apropriado para empregá-la. Por outro lado, a defesa de Lula conta com o discurso harmônico entre o acusado, seu partido e os idiotas úteis, quer dizer, militantes cegos comovidos. Hoje é interessante para a defesa que Lula sofra algum tipo de prisão preventiva, pois isso irá inflamar os idiotas úteis, quer dizer, devotos alucinados do messias e fortalecer o discurso de conspiração contra o salvador.


Os crimes dos quais Lula é acusado, mesmo com todas as evidências, não o colocam no centro da operação corrupta. No máximo um dos que se beneficiaram da tramoia. Vir a público provocar a defesa do messias incluindo uma afirmação dessa só pode ser por que o MP guarda segredos ou Dallagnol é um completo maluco. Tenho dificuldades para crer que a sanidade do menino esteja comprometida... Acredito mais na hipótese de estratégia. Se for o caso, não convém levar Lula para o interior de uma cela neste momento. É preciso aguardar os movimentos da defesa que podem surpreender o MP ou encerrar de vez o lento velório em torno da imagem já não tão imaculada de Lula. Olhemos cada um dos crimes denunciados pelo MP nesta tarde.

Corrupção passiva
O ex-Messias Lula e sua esposa foram indiciados pelo crime de corrupção passiva sob o argumento de que teriam recebido “vantagem indevida por parte de José Aldemário Pinheiro Filho
, o Léo Pinheiro, e Paulo Roberto Valente Gordilho, Presidente e Engenheiro da OAS, que consistiria na realização de uma reforma no apartamento 174 do Edifício Solaris, em Guarujá, cujo valor soma R$ 1.116.446,37. A defesa combate essa acusação com base no fato de não haver documento que ligue Lula ao imóvel. É fato conhecido por todos que Lula não associa seu nome a patrimônio algum (vai imaginar porque...), mas isso não caracteriza crime. O fato é que Léo Pinheiro está preso e cantando feito canário do reino, se é que me entendem. Se Lula se tornar réu neste quesito será muito fácil condenar ou absolver o messias. Basta chamar o Léozinho para acariar!
 

Falsidade ideológica
Lula foi indiciado pelo crime de falsidade ideológica sob o argumento de que “atuou na celebração de contrato de prestação de serviço de armazenamento ideologicamente falso com a Granero Transportes LTDA”. Essa é mais complicada, pois o contrato descreve a guarda de material de escritório que seria da OAS, porém os obj etos guardados são pertences pessoais de Lula! O valor do contrato ultrapassa um milhão de reais pagos pela OAS. A defesa argumenta que a acusação força a imputação de responsabilidade objetiva que não se aplica ao caso já que Lula realmente seria o "beneficiário direto” do contrato. Como o provável réu irá responder a essa? Não sabia de nada?.
 

Lavagem de capitais
Lula foi indiciado pelo crime de lavagem de capitais sob o argumento de que teria dissimulado o recebimento de “vantagens ilícitas” da OAS, que seria “beneficiária direita de esquema de desvio de recursos no âmbito da PETROBRAS investigado pela Operação Lava Jato”. Para que a acusação tenha peso, Lula e sua esposa teriam que ocultar ou dissimular bens ou valores “sabendo serem oriundos, direta ou indiretamente, de crime”. Espia só! O MP precisa do amparo de provas robustas para tanto, mas não me parece que estão desprevenidos.


Em resumo, parece que o MP irá, finalmente, encurralar o messias. O problema é que até o momento não se produziu o suficiente para uma prisão definitiva. A prisão do messias já é fato quase consumado, mas me parece que o MP não quer permitir que ela se converta em doação de cestas básicas. A defesa de Lula se mostra muito frágil quando recorre sempre a politização dos procedimentos do MP, como se esperasse por um clamor público em favor do messias. Pior! Mostra-se mais débil ainda quando recorre a desqualificação dos acusadores! Tiveram muito tempo para destruir a reputação dos procuradores e não alcançaram êxito... Tá na hora de mudar o movimento das peças!

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.