Últimos Artigos
recent

Meu "modo de vista" sobre o Julgamento do Mensalão

José Dirceu - Um Asno
Atendendo a pedidos, vou decepcionar alguns leitores e interromper meus artigos sobre Birigui para tratar agora sobre o julgamento do Mensalão. Ah, desculpem-me os advogados de defesa, mensalão não existiu, a movimentação não contabilizada de dinheiro. Soa melhor né. Muita gente está mais preocupada com os resultados pífios do Brasil nas Olimpíadas transmitidas pela Record e com o desfecho da estratégia da Nina na novela da Globo (esqueci o nome, mas vocês sabem, até brincam com isso no Facebook) Farei o papel do chato que conta o final do filme nas três situações. Primeiro a Novela: A Nina vai se ferrar mais uma vez, depois dá a volta por cima, muda sua opinião a respeito de sua vingança e acaba tudo bem com ela ficando com o Jorginho, O chifrudo Tufão terminará com sua antiga namorada, os pais dele voltarão a viver juntos e os antigos namorados deles se unirão. A Carminha se f... no final, terminando no lixão mais uma vez, o Max se ferra com seus rolos e com seus credores e os outros personagens não caíram tanto nas graças do povo. Ah, o Roni vai dormir com a Soraia, mas não se tornará hétero. Como sei disso sem assistir a um capítulo, fácil, é novela pô!

Nas Olimpíadas, talvez o Brasil tenha um desempenho pior do que o da outra vez, mas de qualquer maneira a cobertura é uma b... mesmo, então nem perco meu tempo. Agora sim, quanto ao julgamento dos 38 réus da Ação Penal 470, vulgo, Mensalão, vejo no final apenas um dos integrantes de cada núcleo de atuação sendo condenados, porém ainda assim, sem atingir a pena máxima, o que lhes conferirá o cumprimento da pena em regime aberto ou semi aberto. De qualquer forma, crime existiu, o dinheiro não será devolvido, os que perderam seus direitos políticos voltarão a disputar eleições em 2015 e provavelmente se elegerão. A única coisa realmente relevante que resultará deste julgamento é que ficará caracterizado que, houveram sim, crimes contra a população brasileira. Provas testemunhais da defesa são importantes, mas precisam ser corroboradas por provas técnicas, sobretudo em um julgamento como este que envolve interesses de pilantras, digo políticos.

Quem manja um pouco de jurisprudência sabe que a defesa, na maior parte, tentará desqualificar as acusações e ficará difícil identificar os autores dos crimes, pois nenhum foi burro o suficiente para deixar rastros, ou o que se chama de atos de ofício. Não há dúvida alguma de que o crime aconteceu, o dinheiro saiu do Banco do Brasil e não retornou, mas o pior que pode ocorrer no final do julgamento é o tribunal, por competência da defesa, não conseguir identificar os culpados devido a falta de atos de ofício. Aguardo ansioso as 38 horas reservadas à defesa dos réus em flagrante desproporção com as 5 horas que a promotoria teve para acusá-los. Aguardo, com mais ansiedade ainda, o depoimento de Roberto Jefferson que, desta vez, promete mudar sua declaração de que Lula não sabia de nada e era inocente sobre o que fazia seu Ministro da Casa Civil, José Dirceu. Infelizmente ele pode morrer antes... Câncer no pâncreas não é fácil...

Ah, lembrei o nome da novela, é "Avenida Brasil". Devia se chamar "Encruzilhada Brasil", tamanho o volume de exus que aparecem na tela como representantes da "nova classe média" brasileira. Descaradamente, o autor sugere que o pobre pode ganhar dinheiro, mas continuará sem classe, percebem! Voltarei a escrever sobre o mensalão depois que o julgamento ficar interessante. Quanto a novela... Abraços.

3 comentários:

  1. Sou advogado e em minha opinião você poderá se surpreender com o resultado do julgamento. Melhor mandar polir sua bola de cristal, rsrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Muito me honra sua visita, caro amigo, mas, uma palavrinha só: Maluf!

    ResponderExcluir
  3. Já que é pra falar de novela, o nome da personagem é Suelen. Para falar de vida real, a cobertura da Record e tão ruim como qualquer outra feita pela Globo até os locutores são os mesmos de sempre, mudou muito pouco, o padrão globo é a marca registrada. Sua avaliação, parece saudades do Egito. (Biblia:os hebreus no deserto, após a saída do Egito, comandados por Móises, no momento de fome, ficaram com saudades das cebolas dadas pelo egipicíos).Quanto ao mensalão, depois que Tofoli não se declarou impedido,vale tudo, pode dar de tudo, de condenação até absolvição total.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.