Últimos Artigos
recent

Novo debate entre os candidatos de Birigui. Outra ausência dos candidatos Roque e Barnabé

Urna Eletrônica - Um Asno
Pessoalmente, tenho meus pontos de vista com relação a cada um dos candidatos e já expressei aqui antes. Mas, hoje tive que rever alguns pontos com relação ao jovem Fernando Escodeiro e ao Pedro Barnabé. O primeiro por que demonstrou maturidade e crescimento durante o processo eleitoral. Ainda mantenho minha opinião quanto a sua ideologia e questiono sua ausência durante o seu mandato de vice. Porém foi com Pedro que tive a maior ressalva. Já elogiei seu caráter e afirmei, inclusive, que teria meu voto se já não possuísse um candidato. Minha ressalva é por conta de seu vídeo publicado hoje no perfil Pô Birigui no Facebook. Sua justificativa foi que me perturbou. Assistam ao vídeo, depois comento:
Bom, pra começar, estive presente na ocasião em que ficou definido que não haveria propaganda eleitoral gratuita transmitida pela TV. Mesmo que todos tenham achado óbvio que se tratava de uma negativa da retransmissora, no caso a TV Birigui, e não de uma impossibilidade técnica como alegou o seu proprietário, ninguém protestou, a exceção dos representantes do candidato Maçaru Umeta, o mais prejudicado com relação ao tempo de propaganda eleitoral. Se a empresa se negou naquele momento, por força maior (sucesso do debate na Folha da Região e a proposta da TVI de Araçatuba), se viu obrigada a realizar agora!

Observei as manifestações dos leitores em meu blog desmerecendo os candidatos que foram aos debates, outros enaltecendo a fuga dos outros dois e, ainda, os que questionavam a idoneidade da realização do evento. Vamos aos pontos... O debate é uma peça que se rege segundo as leis eleitorais (e nossos juízes são muito sérios quanto a isso), e qualquer emissora está submetida a estas leis, não podendo, de maneira alguma, influenciar ou manipular seu resultado. Para isso, sempre está presente um representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e dois acompanhantes dos candidatos que podem atuar, inclusive, na fiscalização da legalidade do evento.

Não concordo que o debate prejudicaria o candidato Pedro Barnabé por ter adversários inclinados a atacar a atual administração. É claro que sendo o candidato do atual prefeito ele teria a prerrogativa de responder por eventuais questionamentos sobre a postura da administração Borini, porém, como isso poderia ser ruim??? Ele teria a chance de derrubar quaisquer boatos sobre o seu apoiador e sobre sua candidatura. O espaço é sim democrático e com regras previamente acordadas entre os candidatos. Não comparecer ao debate é desrespeitar o processo democrático por não entender sua função. É um desrespeito com quem organiza e com quem participa, sem falar que palanque e corpo a corpo com os eleitores, como afirmou Pedro, não é debate coisa nenhuma: é diálogo! Debate exige a contrapartida, a contradição, a defesa de ideias e princípios contra os que se opõem.

Para responder aos que insistem em diminuir a participação dos candidatos Maçaru Umeta e Fernando Escodeiro (que compareceram aos dois debates e confirmaram presença ao terceiro), não posso deixar de comentar a postura do deputado licenciado Roque Barbiere também. Engraçado como seus defensores se propõem a defendê-lo quando ele mesmo não recorre a defesa. Nas duas ocasiões, mandou que seu assessor fosse até o local para ter certeza de que o debate teria a presença dos outros três, para assim, não correr da briga. Depois "dá um perdido" qualquer alegando compromisso e todos caem. Ao menos Pedro deu a cara a tapa e pôs um vídeo se justificando, ainda que sua justificativa apenas reforce que ambos têm preocupações com relação as perguntas que poderiam ser feitas a eles.

Para concluir, debate não é palanque onde se apresentam propostas como muitos acreditam. Num debate, defendemos nossas ideias e apresentamos nossas discordâncias com relação as ideias do adversário. "É uma discussão entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suas ideias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opiniões opostas". Lógico que não se deve confundir com brigas e insultos. Esperávamos os dois fujões para que defendessem seus próprios pontos de vista com relação as questões levantadas e de interesse de nossa cidade.

Em Tempo! Parabéns aos dois por se exporem a avaliação do público. Ainda que alguns não vejam mérito nisso, foi muito nobre e corajoso da parte de ambos. Feio mesmo fica para os que se julgam preparados demais para o evento, ao ponto de se recusarem a aparecer.

4 comentários:

  1. Em Araçatuba estão tirando o sarro da gente, putz até o Cinti vai aos debates, então como os canditados com maior possibilidade de se tornar prefeito, faltam aos debates?
    Medo???
    Medo do Fernando Escodeiro?

    ResponderExcluir
  2. Vi o video e o que me espantou foi como um Reitor da UNESP, um cara com doutorado e não sabe se expressar?
    Perdeu meu voto e tenho certeza que de várias outras pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Vi o video e concordo com o anônimo acima, achei o Pedro muito fraco mesmo, perdeu meu voto.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo não convence, alias convence ao contrário... Antes estava preocupado com a possibilidade dele perder, agora fico mais preocupado, e se ele ganhar? pensa Birigui.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.