Últimos Artigos
recent

Reflexão: 30 atitudes que consomem tempo e desperdiçam energia

Planejamento de Atividades e Administração do Tempo - Um Asno
Este é um artigo "pra lá de grande" e só merece ser lido se o leitor considerar que está desperdiçando muito tempo em sua vida e perdendo energia com coisas desnecessárias. Eu mesmo só li por que recebi em forma de provocação! Recebi de meu velho amigo aqui de São Paulo e decidi refletir parágrafo a parágrafo por que há elementos que carecem de alguma reflexão, acréscimo ou até de objeção. Trata-se de um texto intitulado "30 Atitudes que Consomem seu Tempo e Drenam sua Energia". No site Administradores o artigo vem assinado por Mateusz Grzesiak que abaixo é apresentado como "Coach internacional em desenvolvimento pessoal e profissional, psicólogo, treinador, autor e professor. Mateusz tem dezenas de milhares de alunos pelo mundo, trabalhando por 12 anos, em 5 idiomas diferentes, em diversos países como Brasil, México, Alemanha, Polônia. Ele é autor de 7 livros, palestrante em eventos com mais de 4 mil pessoas, fundador de um dos maiores institutos educacionais da Europa e graduado em psicologia e direito, tendo finalizado seus estudos do doutorado em gestão de pessoas". Também vou deixar o link para seu site pessoal a seguir:

Abaixo transcrevo o artigo na íntegra e em destaque da maneira como está no site e comento abaixo de cada parágrafo:

"A cada dia você recebe 86.400 segundos como um presente. Você irá gastá-los pensando, sentindo e agindo. Esses momentos podem se tornar pesadelos que você tem que suportar, momentos maçantes que não vale (sic) a pena lembrar ou as exaltações mais felizes da sua vida. Quanto mais velho você é, mais rápido o tempo passa, e cada um dos 86.400 segundos é irrecuperável".
Diriam muitos "é o óbvio!", mas Grzesiak tem razão em apontar nosso tempo fracionado dessa maneira. Só assim podemos ver que tempo é uma coisa que nunca poderemos administrar, como querem alguns. Onde podemos exercer controle é nas nossas atitudes e não no movimento que fazem os ponteiros de um relógio (ops, no marcador digital de um celular!). Mas, isso comentarei mais adiante. Só tenho a acrescentar, por hora, que desses 86.400 segundos mencionados por Grzesiak, 28.800 segundos são dedicados, ao menos para a maioria dos mortais, ao sagrado sono. Ou seja, 1/3 do tempo utilizado pelo autor como base já está completamente fora do controle da maioria dos indivíduos. Restam ainda 57.600 segundos, dos quais ainda teremos de excluir diversas atividades que fogem ao nosso controle diariamente, como o tempo desperdiçado em filas, trânsito, etc. Outras atividades podem ser "otimizadas", mas ainda assim, serão eternas sabotadoras da nossa ilusão de controle do tempo. Como exemplo: alimentação, higiene pessoal, uso consciente das tecnologias (telefone, e-mail, computador, etc).

"A menos que esteja vivendo em uma cela de prisão, a maneira como utiliza o seu tempo depende de você, porque ninguém pode decidir o que você está pensando, sentindo e fazendo. Independentemente se gostamos ou não do que estamos fazendo, cada um de nós é o arquiteto de seu próprio futuro".
Nem poderia acrescentar nada ao que diz o autor. Concordo em todos os aspectos!

"Abaixo você encontrará exemplos de comportamentos específicos que drenam energia, nos fazem sentir pior e alguns ainda nos tornam mais alienados. Como cada viagem começa com um pequeno passo, escolher um deles e trabalhá-lo trará mudanças positivas para a sua vida. Você se sentirá melhor, terá mais controle, não sucumbirá a fatores externos, bem como melhorará a qualidade da comunicação e sua vida emocional. Trabalhar sobre os comportamentos apresentados a seguir é um dever - a maioria deles são hábitos inconscientes, que foram enraizados em nós há anos. Vamos descer profundamente nisso!".
Vamos a lista!

1. Ver TV
"Gastamos em torno de 13 anos de nossas vidas assistindo TV e estatisticamente uma pessoa dedica mais de 3 horas por dia nisso. Dr. Dimitri Christakis, da Universidade de Washington, enfatiza o aumento dos problemas de concentração aos 7 anos se uma criança começou assistir televisão antes dos 3 anos. Uma pesquisa mostrou que até 72% das mulheres e 60 % dos homens assistem reality shows para fugir do tédio. O valor da TV como educação ou provedor de entretenimento não pode ser negado. A maior parte do tempo gasto em frente a uma tela significa preencher uma lacuna relacionada a não ter uma ideia de o que fazer com o tempo livre. Planejamento prévio de programas dignos para assistir é mais produtivo".
De novo, não tenho como discordar do autor, até por que não assisto a televisão mesmo! Merece destaque aqui o emprego da sugestão ao planejamento prévio para assistir a uma programação mais digna. Não há dúvidas de que o autor está com a razão neste fator, mas convenhamos, que opção digna resta realmente ao telespectador atual? Mesmo com os melhores objetivos de vida, um cidadão terá graves dificuldades para substituir as três horas diárias (duvido que sejam apenas isso!) por algo mais valioso para sua formação e aproveitamento dos resultados por que simplesmente não existe formação e nem estímulos para isso. Ok, abandonei a televisão para aproveitar melhor meus escassos segundos em um dia. Substitui-a por leituras diárias, reflexões sobre as notícias que leio e por estudos relacionados a minha rotina. Maravilha! Mas, não foi isso que me tornou mais eficaz, feliz com meus resultados e mais motivado para a vida! Foi o desapego a maioria das ilusões que construí durante minha vida que diminuiu com o simples ato de desligar a TV. E só! o problema não está na TV, ou em sua programação e, sim, no meu vício em me afetar e me apegar ao que é transmitido pela telinha.

2. Pensamento constante
"Dependendo da fonte, estima-se que de 70% a 90% da nossa atividade diária é dedicada a lembrar o passado ou planejar o futuro - que é estar pensando. Como resultado, perdemos o "ser" - experimentando o "aqui e agora". A ênfase na cognição intelectual do mundo leva-nos a uma ausência e a passar a maior parte de nossas vidas adultas em nossos próprios pensamentos. Enquanto que é somente aqui e agora que podemos viver, ser felizes, aproveitar, sermos gratos, amar, ser espontâneos. Para ajudar a si mesmo a viver mais desligue o telefone, saia para uma caminhada, ou viaje uma vez a cada três meses, e passe um único dia consigo mesmo em completo isolamento para conhecer-se melhor."
De fato! Novamente com razão! Mas... Tirando o Buda, quem mesmo consegue controlar o pensamento com tanta eficácia? (Aliás, nem sei se o próprio Buda conseguia!). Já li muitos livros sobre o foco no "agora" e a ideia é sensacional, mas de difícil execução para  a maioria de nós mortais. Acho que podemos, sim, focalizar parte de nossa energia e pensamento em nossas prioridades, mas controlar o pensamento para aumentar a produtividade é mais uma ilusão e outro desperdício de energia se não obtenho sucesso. Está certo que devo dedicar um tempo para refletir sobre minhas atividades e prioridades, mas calma lá! Sei muito bem onde isso deságua! Tento me livrar do vício de ser  workaholic até hoje e não é fácil (embora eu me sinto extremamente feliz sendo um!).

3. Doces
"Cientistas americanos alertam: consumir muito açúcar enfraquece a atividade cerebral, provoca problemas de memória e orientação. Em outras palavras: açúcar processado o torna mais "burro". Investigação científica anterior demonstrou que a frutose aumenta o risco de diabetes, obesidade e problemas no fígado. Se alguém apela para os doces para evitar as emoções negativas, essa pessoa pode esperar sentir culpa ou ressentimento em relação a si mesmo que, combinado com engordar, levará a sentir-se desconfortável. Doces fornecem uma alta temporária, estimulam o cérebro a produzir serotonina a um nível que, infelizmente, irá também cair rapidamente, deixando a pessoa com a sensação de vazio. Então, outra barra de chocolate será necessária. Um americano consome 56 kg de açúcar por ano, um polonês, 39 kg (11 kg antes da guerra). Esta é provavelmente a razão do crescimento rápido de indústrias de alimentos orgânicos nos EUA, alimentação consciente tornou-se uma necessidade, não um luxo".
Isso eu não vou discorrer por que ainda não tenho uma opinião completamente formada sobre o assunto. Além do mais, sou hipoglicêmico! Tirar o açúcar da minha vida significa dizer adeus a ela!

4. Visualização dos perfis de seus amigos no Facebook
"Você está espionando seus amigos no Facebook? Verifica o que está acontecendo com eles várias dezenas de vezes por dia? Este sentimento ilusório de estar perto é um falso substituto para relacionamentos reais, e o sentimento de vazio que você acaba sentindo não é agradável. Muitas pesquisas indicam as consequências emocionais negativas do uso de mídias sociais, entre outras, o sentimento de solidão e desperdício de sua própria vida. O que pode ajudar é a exclusão de um aplicativo de seu telefone, focando na realidade e fazendo algo que tem um significado genuíno e profundo".
Total apoio! Mas, eu sou suspeito por que, além de analfabeto tecnológico em celulares modernos, sou um dos que mais detestam as mídias sociais!

5. Pessimismo
"Na medida em que o medo é uma reação fisiológica informando-nos sobre o perigo, a ansiedade é a interpretação da mente dos fenômenos que ocorrem. Na realidade atual, o risco de morte súbita por uma ataque de leão (trocadilho intencional) é menor do que os perigos que nossos antepassados tiveram de enfrentar, considerando o tempo de vida de 30 anos só no século passado entre os países pobres, o risco a vida foi praticamente eliminado. O que isso significa? As pessoas têm medo de coisas que só existem em suas imaginações, dizendo-se histórias que nunca irão acontecer. Não há nenhuma realidade mais cruel do que uma mente que não pode controlar suas próprias emoções. Você vai ganhar muito se você parar de se preocupar o tempo todo. Na maioria dos casos isso não vai ser tão ruim assim, e mesmo que seja você lidará com o problema".
Pesquisas à parte...Tenho convicção de que medo e coragem são coisas que devem ser tratadas na posologia adequada! Tudo exige equilíbrio. Se o medo não fosse algo importante, nosso cérebro não o utilizaria como gatilho para determinadas reações. Tem razão o autor, mas o fato é que necessitaríamos de muito mais tempo para nos educar a viver com o medo sob controle consciente do que para qualquer outra coisa. Aliás, há muitas dicas aqui que se forem levadas a cabo ao pé da letra iriam consumir muito mais daqueles 86.400 segundos de que dispomos em um dia.

6. Fofocas
"Sob o rótulo enganador de conversa fiada esconde um mecanismo psicológico de identificação: viver a vida de outras pessoas como se fosse a própria vida. Se você se pega gastando mais tempo pensando ou falando sobre alguém que não seja você mesmo - bem, isso deve soar o alarme. Construir uma vida em que você está feliz consigo mesmo, sem se preocupar com a cor da calcinha de uma celebridade, ou o estágio do divórcio do ator, lhe dará tempo para fazer coisas produtivas e proporcionará alívio emocional. As pesquisas mostram que pessoas que fofocam têm aumento do nível de tensão e são classificadas como não confiáveis entre outros".
Bom... A maledicência não é apenas uma forma de desperdício de energia e de tempo. É um suicídio lento e um mecanismo estúpido de fuga de si mesmo!

7. Tentar provar que você está certo
"Quantas vezes você já discutiu com alguém só para provar que você estava certo, mesmo não estando, apenas para defender seu ego? Quantas vezes você já perdeu tempo convencendo alguém sobre algo que essa pessoa não queria ser convencida? Quantas vezes você se frustrou pelo fato de que alguém não querer aceitar que você estava certo? Se você está cansado dessas discussões improdutivas, então pare de falar para estar correto e comece a falar com propósito de saber como você é percebido e compreendido pelos outros. Não existe nenhum mecanismo potencial de conflitos com vencedor - todos perdem. Há, no entanto, um mecanismo cheio de curiosidade e respeito, baseado em ouvir outro ser humano, a quem nós não impedimos de exercer a liberdade real de expressão".
Hum... Muito fofo esse conselho, mas imagina isso sendo aplicado em todas as áreas! Nem a pau! Me lembrou aquele livro do James Hnter "O Monge e o Executivo". Lindo e muito fofo, mas irreal em muitas aplicações. O conselho de Mateusz cabe em muitas ocasiões, mas, outra vez, deve ser dosado e medido para estados e eventos convenientemente analisados.

8. Leitura sobre si na internet
"Em '7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes', Stephen Covey define o conceito de proatividade como conscientemente assumir ações que servem para atingir objetivos particulares. Ao contrário de pessoas reativas, que não reagem a estímulos até que eles aconteçam, as pessoas pró-ativas são responsáveis por criar a sua própria realidade e ter uma abordagem diferente para os problemas. Eles só estão ocupados com a ampliação de seu círculo de influência, ou seja, eles influenciam situações que dependem diretamente deles (por exemplo, o lugar onde trabalham). As pessoas reativas, por outro lado, querem influenciar o círculo de preocupação, que é sobre todos os assuntos que não dependem deles (por exemplo, um acidente de avião). Ler sobre si mesmo na internet é o círculo de preocupação, sobre onde você não tem nenhuma influência. No entanto, você tem influência sobre o que você vai escrever on-line, por isso é digno criar conteúdo de alta qualidade".
Ah vá!! Pra quem é esse conselho de verdade?? Aqui basta uma pequena advertência: CUIDADO COM A VAIDADE! E, sobretudo, pare de ser controlado pelas circunstâncias e passe a dominar a si mesmo no exercício de suas atividades!

9. Verificar quantas "curtidas" você tem
"Você postou algo nas mídias sociais e está verificando quantas curtidas conseguiu? Esta forma virtual de gratificação faz a auto-estima depender do que os outros pensam, e isso, por sua vez, provoca frustração em momentos de não receber o reconhecimento esperado. Escrever conteúdo carregado de valor para os leitores, com base em sua própria opinião, é muito mais saudável e permite-lhe poupar tempo previamente reservado para a leitura de comentários de seus amigos (e muitas vezes estranhos). Primeiramente, veja se você gosta do seu post e só então se outros gostam".
Idem ao comentário anterior!

10. Constantemente verificar seu telefone
"Estatísticas britânicas indicam que as pessoas estão verificando seus telefones 110 vezes por dia, e nas horas de pico (17:00 - 20:00) a todo momento. Recordistas o faz 900 vezes por dia! O uso de um smartphone é necessário nos dias de hoje, e nós provavelmente também fazemos uso verificando e-mail. O obsessivo fugindo da realidade leva, na melhor hipótese, à tensão, e na pior das hipóteses, em longo prazo, para o vício de ser ocupado. Se você não é um vendedor ou comerciante, deveria ser o suficiente para você verificar e-mails cinco vezes por dia. E se você não estiver usando e-mail para trabalho - apenas na parte da manhã e da tarde".
Começo a me perguntar se era realmente necessário fazer uma decomposição de 30 atitudes! Na leitura integral do texto eu vi apenas 10! poderíamos, perfeitamente, sintetizar o artigo!

11. Procrastinação
"Adiar coisas raramente significa que a pessoa vai realmente fazer algo em uma data posterior. É porque geralmente a procrastinação está ligada a fugir de tomar uma decisão, a relutância em enfrentar uma situação difícil, o medo de perder ou padrões perfeccionistas que são impossíveis de cumprir. Tentar descobrir como não fazer algo que tem que ser feito é desperdício de tempo e não traz nada de novo para a mesa. As tentativas de não fazer algo são mais exaustivas do que enfrentar a coisa e resolver isso de uma vez por todas".
Impossível acrescentar algo ao que vai escrito acima! Perfeito!

12. Fazer listas para tudo
"Você vai a uma loja e você tem uma lista de compras no seu telefone, e então você se esquece de usá-la? Pela décima vez você está escrevendo palavras de uma língua estrangeira que você quer aprender, mas, em seguida, volta novamente para as anotações? Você tem a sua agenda diária, mas ainda não cumpre, porque você está focado em assuntos atuais? O planejamento é uma habilidade importante da vida, a não ser que se torne uma forma de obsessão usada para controlar a si mesmo, por causa da falta de autoconfiança. Na maioria dos casos, você é capaz de lembrar o que você planejou".
Não sou contra listas!! Tenho uma que busco cumprir religiosamente todos os dias e só contém elementos da minha rotina profissional! Ah! Sou escravo da ilusão de controle e do planejamento! Me sinto satisfeito assim! Ora... E quem não é? Vai dizer que estará condenado ao fracasso? Fala isso pro defunto Steve Jobs!

13. Ter inimigos
"Nada consome mais tempo do que ter inimigos. A pessoa tem que pensar obsessivamente sobre eles, a fim de estar desnecessariamente pronto para um ataque, o que na realidade não vai acontecer de qualquer maneira. O medo causado por pensar no próximo perigo e possíveis prejuízos deles decorrentes é emocionalmente estafante. Concentre-se em si mesmo e em pessoas próximas a você, reagindo aos fatos e não a conceitos equivocados. Viver sem a necessidade de provar a sua superioridade ou a simples aceitação de que há altos e baixos, trarão alívio e o ajudarão a viver em um ambiente psicologicamente saudável".
Me concentro apenas no final do conselho! Primeiro por que é IMPOSSÍVEL não ter um único desafetozinho. Não se deve perder um único instante tentando fazer algo para que soe bem e não desagrade a alguém. O melhor conselho mesmo seria: pau no c... de quem não gosta de você! Aproveite melhor o tempo construindo sua própria felicidade sem dar a mínima para o que os outros pensam a seu respeito.

14. Dar desculpas
"Professor, meu cachorro comeu o papel, então não posso apresentá-lo hoje. Chefe, o tempo mudou e por isso eu não fui capaz de acordar na hora certa. Querida, eu não estou navegando na web à toa durante a noite, eu estou trabalhando duro! Todos nós já ouvimos isso - chegando com razões criativas para explicar o motivo de não ter feito alguma coisa, em vez de encontrar uma solução e fazer o que é suposto fazer. Você dará qualquer razão, e porque somos o melhor para convencer a nós mesmos, sempre encontraremos uma boa razão que explica a falta de ação, se assim queremos. Mas isso não muda a situação. Com foco em soluções, será mais fácil para você controlar o curso das ações, e procurar maneiras de fazer as coisas, em vez de dar desculpas por que algo não foi feito. Isso trará resultados reais".
Também não contesto... Mas isso está intimamente ligado ao péssimo hábito de procrastinação.

15. Sair quando você não sente vontade
"Todos tiveram uma situação em que foram dar um passeio, mas não sentia vontade de ir, foram a um teatro, mas queriam ir ao cinema, foram a uma festa, mas se sentia cansado, ou a um restaurante quando preferiam comer em casa. Os resultados disso são claros quando vemos casais em um parque, caminhando juntos e olhando para seus smartphones, espectadores adormecendo em um teatro, um mal-humorado "festeiro" sentado no canto, clientes reclamando sobre a comida. Fazer algo contra a sua vontade é um ato de sabotagem e provoca conflitos internos (e externos). O que pode ajudar é ter uma decisão honesta e comunicação assertiva".
Aqui começou a faltar assunto!

16. Olhar para fotos em revistas
"A maioria das revistas está cheias de falsas (graficamente alteradas) fotos de modelos, e olhando para elas ou é frustrante, ou provoca tristeza (porque você está comparando-se a elas). Elas também contêm propagandas de produtos que você não precisa e fotos de pessoas belas e ricas, o que sugere que a vida deles é, aparentemente, mais importante do que a sua. Catálogos fazem você pegar uma atividade que não será lembrada, não trará nada de positivo em sua vida e não ajudará em seu desenvolvimento intelectual. Solução? Compre um e-book e leia sempre que você estiver esperando por algo, e desenvolva-se pela leitura de livros valiosos".
Ah, vá! Que tal empregar esse tempo respondendo a perguntas como: O que ainda não existe, mas que se existisse mudaria completamente a vida de todos? Que tipo de demanda existe no planeta hoje e o que eu estou fazendo para supri-la? E por aí vai... Tem um tempo livre esperando alguma coisa? Empregue-o colocando seu cérebro para trabalhar e lhe dar ideias que possam ser úteis a você e ao resto das pessoas!

17. Navegação no YouTube
"Normalmente, os filmes assistidos no YouTube são puro entretenimento, eles dão um momento de excitação emocional e emoção, que logo desaparece e os telespectadores voltam onde começou. Porque um gato engraçado caiu em um aquário. Porque alguém tropeçou durante um reality show coreano ao entrar no palco. Porque uma celebridade disse que cor de carro mais gosta. Porque os adolescentes deram a um bêbado algum dinheiro para fazê-lo beber uma garrafa inteira de vinho barato ao mesmo tempo. Se você perguntar a si mesmo, sinceramente, se você realmente se preocupa com isso, então você certamente irá responder que não".
Táaaa... Mas, o Intube também é repleto de palestras, cursos e seminários de temas que agregam valor às buscas e podem ajudar o indivíduo, inclusive em questões de administração do tempo e planejamento. Seria melhor que as pessoas se educassem para aproveitar o que a ferramenta tem de melhor. Muito do tempo poderia ser mais valorizado se dedicassem alguma fração, mínima que fosse, para estudar alguns assuntos e debates que estão disponíveis lá. Isso poderia servir como investimento e não como desperdício de tempo.

18. Focar demasiadamente em detalhes
"Meu marido olhou para mim engraçado... Esse cliente não paga a fatura de um 100 reais há vários meses... Todo mundo pode ver que há um arranhão no meu carro... Há coisas que valem à pena considerar (a qualidade das relações em um relacionamento baseado no amor e comunicação, a sua visão do seu negócio, se o seu carro é seguro). Há também coisas que envolvem as suas emoções, onde a solução possível do problema não trará qualquer melhoria para a sua qualidade de vida. Se fosse para usar o princípio de Pareto modificado (que 20% dos funcionários geram 80% do lucro da empresa) na vida de alguém, então acredito que 10% dos "pequeninos problemas" geram 90% de emoções negativas em sua vida?".
Não é bem assim! Não concordo com a maneira como foi colocado o conselho, não os exemplos! Outra vez, haverá um desgaste do precioso tempo para filtrar quais são os detalhes que são relevantes e quais não são. Sábio quem afirmou que: "de montanha, até cego desvia, mas são os pedregulhos que costumam derrubar o caminhante". É sempre nos detalhes que se escondem os piores perigos! Basta que forcemos nossa atenção a coisas de maior valor e que garantam nossa satisfação. Se tal observação não acrescenta nada em minha percepção de felicidade comigo mesmo, é muito simples: descarte-a!

19. Terminar o que começou apenas porque você começou
"Um livro chato, que supostamente tem que ser lido capa a capa? Limpar um apartamento inteiro porque havia alguma sujeira no quarto, e então você simplesmente teve que passar por todos os outros quartos apenas pra garantir? A reunião, que não leva a lugar algum, mas você tem que estar ali, embora se alguém sugerisse terminar com ela, então todos estariam aliviados? Comer tudo no prato, só porque ainda há algo ou terminar uma garrafa de álcool, simplesmente porque está aberta? Se você começar algo, você não precisa terminá-lo. Você pode simplesmente parar e lidar com algo mais, e economizar o tempo que você gastaria enquanto teimosamente continua algo inútil".
Sim... E não!! Neste caso, grosso modo, se eu não assumir compromissos com minha própria disciplina vou descer alguns degraus na direção, novamente, da procrastinação!

20. Obrigar-se a estar com alguém
"As pessoas fazem isso por várias razões, às vezes eles precisam de um período de transição e estão com alguém só para emocionalmente libertar-se de seu relacionamento anterior. Às vezes, eles têm medo de ser julgado, porque a imagem que eles apresentaram para os outros provaria falsa se eles se separaram. Alguns não têm coragem, outros estão apenas à espera de alguém melhor para vir a caminho. Soa tóxico? É! Não só para o parceiro, que, em vez de ser o objetivo do relacionamento se torna um fantoche que serve os propósitos de seu cônjuge, mas também para quem o faz, porque eles serão infelizes e perderão seu tempo com alguém, com quem eles não querem estar".
Meu filho... Me desculpe! Mas as coisas estão como estão hoje por que realmente ninguém mais tem esse comportamento de "obrigar-se" a estar com alguém! Nada ficou mais relativo nos últimos tempos do que o relacionamento! As pessoas cometem esse erro por mera baixa autoestima. Nem tudo pode ser resumido ao hábito de "obrigar-se", tem também fatores de compromisso, lealdade, etc. É claro que o autor não estava focado nisso no momento que escreveu o conselho, mas há casos e há casos! Os relacionamentos tem perdido o sentido gradualmente e as pessoas tendem a se tornarem mais e mais individualistas. Quer se relacionar, se relacione, não quer, não insista!! simples...

21. Passar tempo com as pessoas erradas
"Um peixe tentando subir em árvores passará sua vida na miséria não porque realmente lhe falta algo, mas porque ele gasta seu tempo em um ambiente errado. As pessoas desenvolvem o seu potencial, fazendo atividades particulares (mas não todas) em um tempo e lugar apropriado, passando tempo com as pessoas que são boas para elas. Será que estar com uma pessoa específica drena a sua energia? Talvez você não esteja desenvolvendo-se com eles? Ou talvez você esteja irritado com a simples idéia de estar com eles? A vida é muito curta para gastá-la com as pessoas erradas, pensando que algum dia eles irão magicamente se transformar em pessoas cuja companhia você pode desfrutar".
Outra coisa muito relativa, por que quem define quais são as pessoas corretas com quem devo estar? Meu padrão de valores? E se meus padrões estiverem incorretos e eu é que sou a pessoa errada para os demais do meu grupo? O que precisaríamos era de, novamente, gastar uma fração do nosso tempo para analisar, decompor, ruminar, cada uma das nossas atitudes para conferir quais estão em harmonia com o grupo ao qual pertenço e quais não estão. Mais útil mesmo é dedicar-se apenas a buscar os valores em comum a todos e deixar de lado essa conversa fiada de pessoas certas e erradas. Tenho aprendido muito mais em minha vida com pessoas que geralmente seriam classificadas como erradas para a maior parte da comunidade que se diz correta, mesmo que não façam a mínimo ideia do que isso significa.

22. Excessos
"Comer demais leva à sonolência e, muito freqüentemente, a sentimentos de culpa. Você não quer pensar ou trabalhar após tais festas, porque seu cérebro está ocupado com a digestão da quantidade excessiva de alimentos. Em um longo prazo você pode engordar, o que poderia levar a uma auto-estima mais baixa. Comer com mais freqüência e em pequenas porções pode ser útil, assim como mastigar mais devagar e planejar onde e o que você gostaria de comer, em vez de tomar decisões espontâneas do momento que você sente fome".
faltando assunto! Não preciso planejar onde e como comer coisa nenhuma! Preciso apenas ter consciência das porções adequadas que devo ingerir e comer quando tiver vontade. Essa conversa mole de comer em pequenas porções já está no campo do fanatismo alimentar! Comer é uma necessidade e não uma reles atividade! Posso administrar atividades gerenciáveis, mas no campo das necessidades, na maioria das vezes, perderei para elas.

23. Perseguir clientes que não querem seus serviços
"Para controlar um rio você precisa para controlar sua corrente, não a cada partícula. Em negócios é parecido - se muitos dos seus clientes mais importantes estão felizes, então tudo está funcionando bem. Incidir sobre aqueles que não estão interessados em seus serviços será muito mais demorado do que se preocupar com aqueles que já estão satisfeitos com os serviços. Pode ser útil deixar de lado seu ego que lhe diz que todos devem desfrutar de seu produto. Você precisa se preocupar com as pessoas para fazê-las realmente gostar disso.
Meio confuso esse aqui!! Mané do céu! Se, neste caso, transportamos para a necessidade de uma empresa!!! Aí é que está... Temos de administrar muito bem nossas atividades e planejar cada fração de tempo destinada a elas para, justamente, poder investir em quem não está interessado no que a empresa tem a oferecer, seja em produtos, ou serviços! Segue esse conselho ao pé da letra e vai acabar como a LG que hoje é tudo, menos o que era em suas origens!

24. Ir ao shopping sem nenhuma razão específica
"Galerias de shopping não são apenas lugares onde há muitas lojas, mas são também um estado de espírito, que cria a ilusão de satisfazer suas necessidades lá. Experimentar roupas sem comprá-las dá a sensação de "quase possuí-las", sentar no café por horas pode ajudá-lo a se socializar, há sempre um filme estreando no cinema, e o grande número de fast food vai encher estômagos vazios. A chamada janela de compras (olhar para telas sem a intenção de realmente comprar nada) tornou-se uma forma de passar finais de semana com a família, que depois de entrar em um shopping passam lá muitas horas a fazer... nada. Pode ser útil perguntar-se sobre o objetivo de sua visita a um shopping".
Esse conselho aqui não me afeta em nada... Não sei o que as outras pessoas vão fazer em shoppings... Sei o que eu faria e não mudaria isso por que também poderia fazer parte de minha higiene mental. Não vejo shoppings de uma maneira tão negativa assim. Novamente é muito relativo.

25. Ser gentil com as pessoas ingratas
"Sabe a sensação de quando você ajuda alguém e eles nem sequer sorriem? Pode acontecer que as pessoas são agradáveis para as pessoas ingratas, na esperança de que se eles são úteis e gentis, em seguida, os outros gostarão deles. Eles não poderiam estar mais errados! Nós gostamos de outros por razões completamente diferentes, por exemplo, quando fazemos alguma coisa para eles! Como resultado, a pessoa ingrata exigirá cada vez mais e vai expressar seu ressentimento se você deixar de fazer a tarefa prontamente. Sem gratidão não existe qualquer prêmio, o que faz com que a pessoa que presta ajuda sinta-se desmotivada. Conclusão: trabalhe com pessoas que podem apreciá-lo".
Este conselho sim... É uma tremenda perda de tempo! Lamento, mas reflita um pouquinho... Quais são as pessoas que realmente apreciam o que nós fazemos???? Três, quatro, cinco, nenhuma!! Faça o que tiver de fazer para as pessoas! O que julga que deve fazer e nunca (NUNCA) espere por gratidão ou compensação! Se vier a ser reconhecido bem, surpreenda-se, se não vier, não se decepcione! Não esperava por nada mesmo!

26. Pedir aos outros uma opinião depois de já ter tomado a sua decisão
"Você já tomou sua decisão e sabe o que deve fazer, mas você ainda está pedindo aos outros uma opinião? Você quer ter a certeza? Você quer saber se esta era a decisão correta? Você quer ouvir que não haverá conseqüências negativas? Ou talvez você queira fazer a outra pessoa sentir que está envolvida no processo de tomada de decisão, um processo que na verdade já acabou? Geralmente isso só leva a outras dúvidas, prazos e frustrações conectadas com não tratar do assunto. Se você já tomou sua decisão, você simplesmente precisa estar preparado para as suas conseqüências".
Bom... Pedir opinião depois de já haver decidido não é só desperdício de tempo e energia... É uma tremenda leseira!!! Sem contar que é a maneira mais eficiente para acabar mudando a decisão e tomando no fiofó ao final! Pior! Não poderá culpar a ninguém, senão a si próprio!

27. Fazer trabalho de outros
"Um chefe que entra no escritório e começa a trabalhar em tudo, exceto para o seu próprio trabalho. Um pai, que não percebe que seu filho deve começar a fazer determinadas tarefas por conta própria, à medida que cresce. Um jogador de futebol que decide carregar a bola, em vez de passar a bola ao seu colega que está em uma posição melhor, arriscando a pontuação de sua equipe para um momento de possível estrelato. O corpo funciona melhor se a mão é a mão, a perna é a perna e a cabeça é a cabeça. O estômago não será tão eficaz para bombear o sangue, como o coração".
Associação fraca, mas tem razão como na maioria do texto.

28. Beber álcool demais
"A falta de clareza de pensamento, uma ressaca no dia seguinte que apaga um dia de sua vida, as conseqüências das decisões idiotas feitas porque você bebeu demais -tudo isso deve ser suficiente para que você pare o "adolescente tipo beber até cair" e se mova em direção a um uso mais consciente do álcool. Felizmente, a masculinidade moderna deixou para trás o tradicional "beba comigo, bro!" e introduziu novos modelos de passar tempo livre e se socializar".
Nem precisava ter esse conselho! Aliás, o ato de beber socialmente também tem seus predicados!!!

29. Assistir a filmes idiotas em um avião para matar o tempo
"Leia um livro para estimular sua imaginação. Durma para se sentir revigorado. Medite para obter mais controle sobre seus pensamentos. Responda aos e-mails para manter sua caixa de entrada vazia. Comece a conversar com um comissário de bordo ou qualquer passageiro para lembrar-se de como é fascinante conhecer novas pessoas. Se exercite para melhorar o seu fluxo de sangue. Mas não faça coisas estúpidas com o custo de seu intelecto só porque você não sabe o que fazer no seu tempo livre. Você não pode fugir de si mesmo".
Kkkkkk! Até imagino o que fariam as pessoas que não querem desperdiçar esse tempo durante um voo! Aproveito mesmo é para dormir!

30. Voltar ao passado
"O passado não pode ser alterado, você não pode voltar a ele ou influenciá-lo. Relembrar o que já foi como algo melhor do que a sua realidade atual é frustrante e o separa de viver e de ser, e sentir raiva de alguém que fez algo no passado leva ao ódio ou ressentimento tóxico. Tudo isso não mudará nada! Ao deixar o passado para trás, somos capazes de se concentrar em uma coisa que podemos influenciar: a criação de futuro melhor".
Sim! Ao menos, esse conselho encerra com "chave de ouro". Porém, contudo e entretanto! Passado é algo que foge ao meu controle, mas contribui de maneira profícua para minha formação. Minhas referências todas vêm das experiências pelas quais passei. O conselho poderia ser melhor direcionado ao desperdício de energia de quem guarda mágoas de seu passado. Isso sim é que é um grande prejuízo psicológico para a vítima do tempo! Megh Stock disse bem... "esse meu ódio é o veneno que eu tomo querendo que o outro morra!".

Encerro...
Só compartilhei o texto na íntegra por que considerei que vale a pena uma reflexão. Se concordo, ou discordo de algum ponto isso é relevante e aplicável somente a mim mesmo! Cada um que filtre o conselho da maneira que melhor lhe convir. ainda retornarei a esse tema por que Administração de Tempo e Planejamento de Atividades requer vontade de mudar, disciplina e técnica adequada. Caso contrário, serão apenas uma coleção de conselhos muito legais, mas que não resultarão em nada aplicável no dia a dia. Sem falar no tempo precioso que teremos de dedicar a essa reflexão! Abraços.

Um comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.