Últimos Artigos
recent

Valorize Candidatos Locais - Por Rafael Zago

Eleições 2014 - Um Asno
Antes de tudo, gostaria de deixar claro que, conforme artigo 21 da Resolução TSE nº 23.190/2010, de 16/12/2009, é permitido a divulgação de resultados de enquetes ou sondagens, devendo ser informado não se tratar de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. Também, de acordo com a lei 12.034/2009, artigo 57-D, é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores – internet.

ENTÃO PODEMOS COMEÇAR! 
Abaixo segue resultado das Eleições 2010 em nossa cidade para Deputados Estaduais e Federais. Só para melhor identificar, o quadro dos candidatos a Deputado Estadual tem como primeiro colocado nas urnas Roque Barbiere (PTB), e o quadro dos candidatos a Deputado Federal tem como primeiro colocado nas urnas José Carlos Taldivo (PP), o "Lalo". Em 2010, de acordo com dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade), o Deputado Federal mais votado em Birigui foi José Carlos Taldivo (PP) - o "Lalo" - com 4.833 votos, e em seguida ficaram, em segundo e terceiro lugar, respectivamente, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR) com 4.268 votos e José Anibal Peres Pontes (PSDB) com 3.524 votos.

O que você até agora não sabia é que o único biriguiense era o Lalo. Os outros dois são, respectivamente, de Itapipoca/CE e Guajará-Mirim/RO. Provavelmente você nunca ouviu falar dessas cidades antes, e com certeza eles também não conhecem Birigui da mesma forma que você. Lalo, que poderia estar eleito, e hoje seria um elo entre nossos anseios e o governo federal, acabou tendo seus votos distribuídos com pessoas das quais você sequer se lembra, de cidades das quais você nunca ouviu falar. Mas votou! Não foi muito diferente nas decisões para Deputado Estadual. O mais votado em nossa cidade no ano de 2010 foi Roque Barbiere (PTB), com 28.521 votos. Na sequência, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, os candidatos Luiz Fernando Escodeiro (PT) com 7.291 votos e Milton Flavio Marques Lautenschlager (PSDB) com 2.446 votos.

O que você não sabe é que este mais votado, que poderia ter sido de Birigui, é de Coroados/SP, e os outros dois, com menor número de votos, eram conterrâneos, que infelizmente não estão nos representando no cenário político em virtude do insuficiente número de votos. Votos que poderiam ter sido a diferença para eles e para você. Enquanto essa "filosofia eleitoral" perdurar em nossa cidade, não teremos condição de estabelecer sólidos laços políticos, visto que não temos nenhum representante biriguiense nas câmaras estaduais e federais. E o único que perde é o cidadão biriguiense, até porque, NÃO EXISTEM DEPUTADOS BIRIGUIENSES. Se você não confia nas pessoas da sua própria cidade, como esperar que uma pessoa "de fora", mesmo que eleita com seu voto, confie, auxiliando seu município?

Antes de mais nada, a intenção não é te privar do direito e dever de estudar a trajetória dos seus candidatos, quando ao contrário, deve-se estudar profundamente os projetos, experiências e histórico, afinal, somos totalmente contra "votar no escuro". No entanto, valorize os candidatos locais, pois, além de conhecer de perto os aspectos de qualquer natureza (saúde, educação, infraestrutura, saneamento, segurança pública, entre outros) da sua cidade, com certeza estarão bem mais perto de você quando precisar.

Fonte - Resolução TSE nº 23.190/2010: http://zip.net/bhpFQp
Fonte - Lei 12.034/2009: http://zip.net/bgpFzx
Fonte - Deputado Federal: http://zip.net/blpD2t
Fonte - Deputado Estadual: http://zip.net/bcpFws

Rafael Zago é funcionário público, formado em Administração, colaborador do Blog, Tenor, residente em Birigui, noroeste do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.