Últimos Artigos
recent

Ataque a nordestinos é a prova de nosso primitivismo

Voto dos Nordestinos - Um Asno
Recentemente foram identificados mais de 54 mil comentários pejorativos contra os eleitores nordestinos nas redes sociais por conta dos votos favoráveis a Dilma. Não vou nem entrar no mérito do volume de votos que a Dilma teve também no estado de São Paulo e em todos os municípios onde a vitória foi dos candidatos de oposição, Aécio Neves e Marina Silva. Seriam esses eleitores todos também oriundos do nordeste, ou ainda, beneficiados pelos programas sociais como o Bolsa Família? Duvido! Há muitas razões pelas quais Dilma recebeu votos, além do já mencionado aqui, maior programa (legalizado) de compra de votos do mundo! Há também razões de sobra para que os candidatos de oposição não tenham recebido a maioria dos votos entre os eleitores. Cito algumas! A escolha errada dos candidatos para enfrentar a prefidenta em exercício é a maior delas! O fraco desempenho dos adversários em contrapor propostas e argumentos também ajudou muito. Também não podemos ignorar que Aécio Neves, por exemplo, é muito menos conhecido no nordeste do que o próprio Serra! Onde o candidato não alcançou mais de 2% do eleitorado, em 2010 Serra havia superado os 20%.

Houve erro na estratégia para convencer o leitorado do norte e do nordeste do país. Sim! O poderoso marketing do terror da campanha petista contra seus adversários pesou enormemente na decisão dos cidadãos mais ignorados do Brasil. São ignorados naquilo que é mais fundamental para um cidadão ter o mínimo que se define por digno de um ser humano. Pessoas esquecidas o tempo todo tendem também a se esquecer das necessidades de outros, colocando acima as suas próprias prioridades. Sendo assim... De quem é a culpa se a afirmação de que o voto do nordestino é devido a sua ignorância? Então o nordestino é massa de manobra quando vota em quem não queremos? Quando votamos em alguém que eles não querem somos o que? Ora... Quando foi que um paulista votou em um candidato, cujas prioridades eram exclusivas para a solução dos problemas do nordeste e do norte do país? Nunca! Sempre votamos olhando primeiro para nossas necessidades. O que fazem então os nordestinos que votam pela manutenção de um governo que tem, sim, favorecido em muito aquelas regiões? O mesmo que os paulistas, ora!

Rotular o voto dos nordestinos como sendo uma escolha de ignorantes só demonstra o quanto nós, que os criticamos, o somos. Foram ataques de puro preconceito travestido de consciência eleitoral, nada mais que isso! Há mesmo muitas limitações que devem ser superadas pelos nordestinos, sobretudo no campo do egoísmo. Tal como deve ocorrer entre nós "paulistanianos"! Há pessoas degeneradas e preguiçosas entre os eleitores que votaram em Dilma, da mesma forma que existem crápulas em número exagerado dentre aqueles que não votaram nela. O Brasil foi tomado por uma doença introduzida pela militância petista que nos joga uns contra os outros em um maniqueísmo demente e irracional. Houve um caso absurdo na Paraíba onde um eleitor tentou forçar na bala os outros para que votassem em seus candidatos. Perae!! O estado de São Paulo não teve menos absurdos que esse!

Ao julgar o voto do nordestino como sendo a manifestação da ignorância e da preguiça, essas pessoas estão demonstrando o quanto são incapazes de realizar análises mais profundas da própria maneira de pensar. Paulo Maluf ganhou mais de 250 mil votos e o número foi muito maior na última eleição! Tiririca repetiu a dose e ganhou mais de um milhão de votos nessa campanha! São todos votos nordestinos? Os bandidos de todos os tempos que sempre voltam para a vida política (me refiro apenas aos de São Paulo), conseguem essa proeza contando com os votos nordestinos? De jeito nenhum! Temos como nossos representantes nada menos do que aquilo que reflete o nosso grau de desenvolvimento intelectual. Sendo assim... Revejam a lista com os 72 Deputados Federais que elegemos e confiram os 94 nomes que irão nos representar na Assembleia Legislativa de São Paulo a partir do próximo ano. Então... Somos muito diferentes e mais evoluídos do que os nordestinos?? Confiram de novo e percebam as graves semelhanças que nos unem.

Eu mesmo tenho discutido muito com minha família e com outros da mesma origem e o que pesava para eles nem de longe era a questão do Bolsa Família! A preocupação deles tem legitimidade. Todos os governos sempre falam em olhar com carinho para a população que menos atenção recebe de nossos políticos, mas apenas o governo do PT fez alguma coisas que eles pudessem perceber. Se foi a coisa certa é outra discussão! O negócio é que eles perceberam uma sutil mudança na condição de vida deles e isso é inquestionável. Conheço muito nordestino pilantra, tal como conheço número muito maior de paulistas de caráter ainda mais duvidoso. Mas, sei da história de muita gente daquela região que deseja mesmo é mudar a si próprio e, desse modo, sua própria história sem depender do estado para nada. Somos todos nós brasileiros um só Nordeste quando o assunto é incapacidade intelectual para escolher representantes!

Antes de nos focalizarmos em nossas diferenças, deveríamos compreender nossas grandes semelhanças. Paulistas, por serem mais assistidos em termos de oportunidades, deveriam ter a obrigação de reconhecer essas falhas em si mesmos e batalhar mais para que a mudança ocorra em todos os estados, sobretudo, a partir de nossa própria casa. Não, senhores... Nem vou perder meu tempo para reescrever o que todo mundo já mencionou: nossas ruas, nossos edifícios e nossas casas levam muito do suor dos nordestinos na argamassa que liga um tijolo ao outro de cada parede. Massa de manobra não são apenas os bolsistas! Somos todos nós que agimos como manada e saímos agredindo aos nordestinos quando a culpa recai sobre todos nós! Somos nós os culpados por essa política perversa e primitiva. Achar que temos a razão e que os outros é que estão errados só demonstra o quanto estamos distantes de termos um país sério e preparado para ser civilizado, afinal!

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.