Últimos Artigos
recent

O que dizer sobre a tragédia em Minas Gerais?

Tragédia em Mariana (MG) - Blog do Asno
Recebi o pedido de um amigo de Minas Gerais para que escrevesse algo em solidariedade ao povo de lá devido a grande tragédia que ocorreu em Mariana (MG), no último dia 5. Escrever o quê, na realidade? O óbvio? Que somos todos culpados por aquela tragédia! Sim, é óbvio, porém em nossa sociedade furtiva ninguém está disposto a discutir o óbvio. Trata-se de uma tragédia sim, mas uma tragédia que nasceu de nossa política. Ou seja, com nossa conivência geral! Tenho especial amor por aquele estado e o mínimo que posso fazer é cooperar com as campanhas de doação, mas não evito dizer aquilo que é o justo e perfeito para a ocasião. Nossa política é responsável por aquelas vítimas e por extensão, todos nós. E muito mais! Haverão muito mais vítimas em outras localidades e estados. Há alienados de toda estirpe afirmando que o que ocorreu é culpa do capitalismo, da privatização da Vale do Rio Doce ou até das mudanças climáticas. Repito... É nossa!

O episódio trágico serve para alertar a todos nós que estamos em perigo quando deixamos para os "indivíduos especiais", os quais elegemos, a tarefa de fiscalizar os nossos interesses por nós. Tratamos aquela horda de canalhas, eleita por nós recentemente, como seres quase divinos e heroicos e lhes outorgamos o poder de acompanhar a construção, fiscalizar a manutenção e analisar os planos de segurança em quaisquer tipos de atividades. Eles têm a própria agenda e estão cagando para quem os elegeu! É certo que se optamos por um regime onde escolhemos as pessoas para nos representar frente aos nossos interesses, podemos acreditar que eles executem essa tarefa como esperamos deles. Espia só! Confiar é bom, mas conferir é melhor ainda, já dizia aquele velho deitado alemão! Estou cansado de ouvir quem critica os políticos e sua incapacidade de terem, no mínimo, a moral conveniente as expectativas de quem os elegeu. Não devemos, jamais, entregar nas mãos de outros a administração de nossas vidas.

Todos os anos ocorrem variadas tragédias em diversas localidades e todas as vezes são as mesmas vozes que protestam aquelas que escolhem, com gosto, os seus políticos prediletos. O que aconteceu em Mariana foi descaso! O que acontece com as enchentes no Sul ou até em São Paulo é descaso! Tudo poderia ser evitado se não houvesse nossa pacífica conivência com a inércia e falta de atitude de nossos "líderes". As barragens da Samarco foram frequentemente auditadas e essas auditorias submetidas a análise profissional com participação da sociedade envolvida? Se foram, por que até uma anta como eu consegue perceber que barragens daquela proporção, tão próximas e com características tão específicas de agressão a geografia local fatalmente iriam se romper algum dia e técnicos não? Não importam agora quais foram as causas desse rompimento, importa é como a sociedade em geral irá reagir quando projetos de grande risco forem construídos diante das portas de seus lares.

Sou solidário, sim, ao povo mineiro nesse momento, como sou em todos os momentos em que qualquer população acaba se tornando vítima desse modelo de escolha. Tem culpa as autoridades do estado, dos municípios afetados, porém também temos culpa todos nós por não nos mobilizarmos para um estágio mais sério de nossa política. Daqui a poucos dias teremos mais episódios trágicos devido as chuvas que sempre são mais frequentes nesse período. Sempre foi desse modo e, pelo visto até o momento, ainda veremos mais tragédias para nos solidarizarmos. Não se trata de pessimismo, mas sim de apelo para que tratemos a política com mais seriedade.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.