Últimos Artigos
recent

Recessão no Brasil, Walfrido e as Mudanças no FIES

Walfrido dos Mares Guia - Um Asno
Mané do céu! O baguio tá tão doido que até o Zé Dirceu resolveu criticar o governo! O estelionato eleitoral de Dilma incomodou até mesmo ao sub-chefe da quadrilha do Mensalão? Sub-chefe, sim, porque? Não pegaram o diretor... Em sua página pessoal ele ainda cobra: "Como o país voltará a crescer?". É pra ri né... Nós também gostaríamos de saber!! Quem sabe se a Dilma não arrumar uma boquinha para o ex-ministro ele não traga alguma luz para a atual equipe econômica, afinal, o homem é "o cara" das consultorias milionárias! Numa coisa ele está coberto de razão: "(...) quando a inflação cair – se cair… – será pela queda violenta da demanda e não pela alta dos juros". Porém, uma ressalva... Ao menos para quem não vive de agiotagem no mercado financeiro, Taxa Selic em 12,25% não interessa a ninguém! O IOF pode estrangular a pessoa física nos empréstimos, mas a Selic fere mortalmente as empresas que estão no sufoco e não aguentarão a barra por mais dois anos. A conversa mole de Dirceu para atacar de grande irmão que defende "uma reforma tributária que taxe os ricos, o patrimônio e a renda, as fortunas e heranças e os fantásticos lucros financeiros" é apenas mais fumaça para defender um estado que se estenda ainda mais sobre a vida dos indivíduos subsidiando, controlando, regulando, monitorando e... decidindo por qual modelo de vida devemos optar.

Não é tão simples! É óbvio que esse modelo de estado defendido por Dirceus país afora interessa mesmo a eles por que desse modo é muito mais fácil engordar suas próprias fortunas através de consultorias e manobras de gente que tem um baita complexo de inferioridade e precisa compensar isso passando a perna nos outros. E por falar em passar a perna... O senhor Walfrido dos Mares Guia (o senhor da foto acima), ex-ministro do divino Lula, ex-integrante do processo do Mensalão e que praticamente escapou do caso só por ter completado 70 anos em 2012, está de volta nos cantinhos reservados aos calhais dos jornais e revistas. Walfrido teria sido preso por crimes denunciados no processo do mensalão não fosse nossa legislação. Nossa lei permitiu ao ex-ministro requerer a prescrição dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, pelos quais foi denunciado pelo Ministério Público Federal, já que o prazo de prescrição para esses crimes é de 16 anos e ainda cai pela metade quando o réu atinge os 70 anos. 

Então... Walfrido foi flagrado em mais algum escândalo? Não... O que faz Walfrido agora? Nada muito importante... É apenas o bilionário da educação, um dos fundadores e conselheiro da Kroton que é uma das instituições que mais lucrou com a benevolência do FIES nos últimos anos. Fiz vários registros sobre a maneira como o FIES foi conduzido, favorecendo o surgimento de muita merda no horizonte, de uma maneira ou de outra. Pois é... Walfrido anda com medinho por que as mudanças no FIES ameaçam estrangular o caixa das principais universidades do país! Uma associação foi formada para representar seus interesses. O grupo foi apelidado no mercado de “Big 6” porque reúne Kroton, o Grupo Ser, Laureate, Devry, Estácio e a Anima, dona das universidades São Judas Tadeu e Veiga de Almeida. Quem faz a interlocução com o governo em nome do grupo?? Walfrido! Ex-ministro do divino e amigão (brother mesmo!) da prefidenta! O homem começou como professor de cursinho (nada contra! já fui também!) em Belo Horizonte e se tornou fundador de uma instituição que vale aproximadamente 21 bilhões de reais (mais que o dobro de suas concorrentes somadas).

Parabéns! Mas, espia... Isso depois de entrar para a política! Por que será que indivíduos com desempenho medíocre, enquanto empresários (ou sindicalistas), conseguem resultados tão expressivos em tão pouco tempo só depois de entrarem para a política? Sabe nada inocente! É a mesma razão pela qual empresários medíocres só se tornam bilionários no Brasil depois de se tornarem bispos! Walfrido tem razões de sobra para ser do clube de bilionários que adoram o governo lulista! Será que ele está na lista daqueles que o Zé Dirceu sugere que tenham suas fortunas taxadas? Não há nada no horizonte que sugira uma investigação sobre o desempenho financeiro do senhor Walfrido (e de nada isso adiantaria). Há menos provas ainda para entender que sua influência possa mudar os rumos das mudanças que começam a surtir efeitos sobre essas empresas. Mas, não deixam de ser curiosas as relações desses senhores! Se puxar esse fio de Ariadne, ao invés da saída iremos mesmo é cair no colo do Minotauro.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.