Últimos Artigos
recent

Recado aos Vereadores de Birigui

São José do Rio Preto - Blog do Asno
Tive a oportunidade de conhecer o sistema de saúde da cidade de São José do Rio Preto nesta sexta-feira, dia 10 de junho de 2016. Um município com cerca de 443 mil habitantes e uma área com quase 432 quilômetros quadrados possui uma Câmara Municipal com 17 vereadores. São mais de 26 mil habitantes para cada vereador representar e me parece que a cidade vai muito bem... Ao menos, muito melhor do que Birigui! Agora, vamos comparar as duas. Birigui possui uma densidade demográfica cinco vezes inferior a de Rio Preto com uma população estimada em 118 mil habitantes e uma Casa Legislativa com o mesmo número de edis. No caso de Birigui, são menos de 7 mil habitantes para cada vereador representar. Se o Quociente Eleitoral de Birigui está entre 3,5 e 4,3 mil votos, já é um absurdo que apenas dois vereadores eleitos consigam garantir ao menos a metade desse número. Ou seja, não alcançam nem o Quociente Eleitoral para se afirmarem como reais representantes. Infelizmente o sistema eleitoral torna a eleição por Quociente Partidário legítima, mas o que irrita aos eleitores é a incapacidade dos senhores edis em assumir suas reais razões para defender uma Câmara Municipal tão inchada.

Tenho que admitir que não sou muito simpático a maioria dos vereadores de Birigui, mas isso não me impede de apoiar algumas das bandeiras pessoais de alguns. E há um que recebeu meu voto e não votei nele para que representasse o seu partido ou suas convicções particulares. Lhe outorguei um mandato para representar a vontade da população biriguiense. Cito o vereador Leandro Moreira, o qual não recebeu meu voto mas apoio integralmente na questão quanto a diversificação da planta industrial do município e ao vereador Wlademir Antônio Zavanella, quanto ao projeto para redução do número de cadeiras na Câmara. Para esse último eu deixo um apelo. Zavanella, retire seu projeto da discussão, pois o mesmo será apenas desperdício do tempo dos edis e da população. Sabemos que, ainda que o projeto venha a ser aprovado, só terá efeito para a eleição de 2020. Ou seja, completamente inútil, pois haverá largo espaço para ser novamente alterado. Para a senhora Hebe Cervelati e o Paulo Bearari, como eleitor, rejeito a sugestão de uma assembleia para ouvir a população. Para esse tipo de evento costumam comparecer apenas militantes, participantes de partidos políticos e as lideranças partidárias com seus interesses nada coerentes com os desejos da população. A população interessada quase nunca pode comparecer e, a exemplo da maioria dos vereadores, está muito mal representada para uma assembleia.

Ao Bearari ainda tenho de dizer que também não considero que todos os políticos são canalhas, mas considero um canalha alguém que afirma representar aos outros quando sua convicção pessoal prevalece sobre a vontade do representado. Aos vereadores Fermino Grosso e Paquinha... Conquistar verbas para o município é importante, mas não somos tolos! Sabemos como funciona o sistema de verbas parlamentares e como elas são destinadas a cada deputado. Não usem isso como bandeira eleitoral por que em um momento ou outro seus padrinhos poderão ficar sem votos na cidade. Precisamos de vocês na captação de verbas, na fiscalização, mas também na criação e adequação de leis relevantes. Outra coisa e dessa vez para os que empregam o uso da Tribuna como palanque... Como eleitor, considero o uso da Tribuna um exercício sagrado. A maioria de nós não simpatiza com gritos e ameaças. Se acreditam que serão eternamente abençoados pelo Quociente Partidário, tirem o cavalo da chuva. Se não estão nem aí por que o de vocês já foi garantido... Não apostem com tanta convicção!

Quanto aos que não se pronunciam, mas votam contrários a vontade dos eleitores... A chapa de vocês também vai esquentar na hora que menos esperarem. Todos vocês foram eleitos para realizar aquilo que quem os elegeu deseja, ainda que discordem! Para isso é que devem se preparar e argumentar convincentemente se o pensamento de vocês conduzir para outra direção. Nos convençam ou subordinem-se a vontade do eleitorado. Eleição tá chegando... Daqui a pouco os discursos serão todos para nos seduzir. Não se conquista o amor com traição.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.