Últimos Artigos
recent

Homossexualidade X Bíblia, ou Fanatismo e Intolerância disfarçados de obediência?

Pastor Silas Malafaia - Um Asno
Tenho recebido algumas manifestações (nem todas eu publico devido ao anonimato!) por conta do que escrevi sobre o debate entre Malafaia e Marília Gabriela (texto aqui). Obviamente havia optado por não discutir o assunto homossexualidade por considerá-lo relativo ao ponto de vista de cada um. Enganei-me! Foi justamente o contrário o efeito. Pessoas, leitores da Bíblia, suponho, me acusam de ignorância sobre o fato e insuficiente autoridade para tratar dele. Pois bem! Voltaire uma vez escreveu: "Considere que os fanáticos são mais perigosos do que os velhacos. Jamais se convence um energúmeno; a um velhaco, sim". Temo mais aos fanáticos e suas argumentações fundamentadas em interpretações obtusas do que seriam textos sagrados do que aos pilantras infiltrados em nossa política. Porque? Ora, por sua hipocrisia e sua visão vesga do que sugerem ser a vontade de Deus. Muitos tentam justificar suas convicções morais, quer seja em relação a assassinato, infanticídio, homossexualidade ou aborto, apelando para o que se lê em textos sagrados. Mas até que ponto a moralidade contida nestes textos e relativas a um período específico do desenvolvimento humano podem servir de guias espirituais para quem realmente almeja um encontro com a natureza do divino?

Não é de hoje que pessoas recorrem aos textos sagrados (de todas as religiões) para encontrar as respostas de como deveríamos viver. A regra de ouro é inspiradora, apesar de do padrão demasiadamente alto: "ame a teu próximo como a ti mesmo; trate os outros como gostaria de ser tratado e caminhe com Deus em humildade". Há muitos livros carregados de ensinamentos inspiradores e nobres, mas a estes, falta a autoridade que muitos reconhecem na Bíblia. O Alcorão nada diz sobre a destruição do Ocidente, mas um grupo dentro dos fundamentalistas da religião islâmica acredita que o mesmo justifique isso. Contudo, aquele livro, na maioria dos textos, exorta a paciência e a tolerância!

Já na Bíblia é diferente! Não é difícil encontrar passagens no Velho Testamento exortando a guerra e a violência contra os os adversários dos hebreus, embora isso tenha origem na visão deles e tendo validade apenas para eles! E é na Bíblia que a homossexualidade é claramente condenada. O Levítico 18:22 diz “Tu não deves deitar com um varão como se fosse uma mulher; isto é abominação”. Interpretação a parte, a maioria dos homossexuais do sexo masculino, deitam-se com outros homens como se homens fossem, não mulheres! Ocorre que este trecho cria aos fiéis problemas de natureza prática e teórica. Uma coisa é amar ao próximo, outra é seguir a Lei e persegui-los e julgá-los.

Curioso mesmo é que se peguem tanto a esse trecho e se esqueçam dos outros. Além dos homossexuais, o Levítico também possui instruções para tratar os leprosos, exigências em relação aos sacrifícios e uma rotina elaborada para lidar com as mulheres que estão em seu período mensal. Há um número surpreendente de regras a respeito das filhas dos sacerdotes, incluindo a observação de que, se a filha de um sacerdote “agir como meretriz”, deverá ser queimada viva (21:9). O Levítico proíbe que se coma carne gordurosa (7:23), só permite que uma mulher entre no santuário após decorridos 42 dias de ter dado à luz (12:4-5), e não permite que se veja um tio nu. O último, incidentalmente, também é tratado como abominação (18:14, 26). Diz ainda que a barba não deve ser aparada nos cantos (19:27) e que é permitido comprar escravos dos estados vizinhos (25:44). 

Não podemos concluir que o homossexualismo seja uma abominação simplesmente porque o Levítico assim o diz, a menos que também seja nosso desejo concluir que estas outras instruções sejam exigências morais e, portanto, devem ser executadas. Na verdade, o que acontece atualmente é que seguimos os preceitos que nos parecem mais razoáveis e ignoramos os demais. É inútil e ingênuo recorrer a Bíblia e a visão patriarca dos hebreus de tanto tempo atrás para solucionar nossos assuntos complexos em pleno século 21. A Bíblia também recomenda claramente e em várias passagens, a tolerância, a paciência, o perdão e o não julgamento. Esta é, além disso, a visão do próprio Jesus: “Mas eu te digo, não resistas ao mal. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe a outra” (Mat. 5:39). O apóstolo Paulo acrescenta ainda que não devemos pagar o mal com o mal, mas deixar o acerto nas mãos de Deus (Rom. 12:17-21). 

Houve um tempo que os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e cobradores de impostos. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva, mas o mesmo não ocorre com seus seguidores.  À luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo e, portanto, destinatário da graça divina. Aceitar mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais é que se trata de uma atitude nada em acordo com a doutrina cristã. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc). Seguir a Bíblia literalmente, implica passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e promover bizarrices como se isso fosse agradar a Deus! Segundo o mesmo livro que condena a homossexualidade, também devemos queimar touros em altares como sacrifício porque isso cria um odor agradável ao Senhor (!!!), vemos isso em Levíticos 1:9. Segundo Êxodo 21:7, se eu vender minha filha como escreva ela não deverá ter o direito a liberdade a que os escravos homens estavam assistidos depois de um tempo como servos!

A respeito da posse de escravos, ainda, o Levíticos 25:44 determina que posso possuí-los se pertencerem a nações vizinhas. Em Êxodo 35:2, fica claro que estou obrigado a matar aquele que desafia a Deus quando insiste em trabalhar aos sábados. Em Levíticos 11:10 também fica evidente que jamais poderei saborear os frutos exóticos do mar! Também segundo Levíticos 21:20, eu e minha filha estaríamos impedidos de nos aproximarmos do altar já que precisamos usar óculos. Nossos lavradores contemporâneos e nossos apóstolos modernos estão claramente desrespeitando o Levíticos 19:19, pois os primeiros plantam mais de uma cultura em suas terras e os pastores nunca usam roupas de apenas uma espécie de tecido.

Em Gênesis 19 encontramos um episódio, no mínimo, bizarro! Conta a Bíblia que, certa vez, Lot hospedou dois anjos em sua casa. À noite, alguns homens bateram à porta de Lot e disseram-lhe que sabiam que ele tinha dois hóspedes e que eles, os homens de Sodoma, queriam ter relações sexuais com os visitantes. Lot ficou apavorado. Para acalmar os tarados, disse que tinha duas filhas virgens e que as daria para os homens, a fim de poupar seus hóspedes. Poderiam fazer o que quisessem com suas filhas! Atualizem o fato para os nossos dias! Fariam isso com suas filhas? Logo após esse episódio, depois que fugiram de Sodoma com o pai, as filhas de Lot disfarçaram-se de prostitutas, embebedaram o pai com vinho e tiveram relações sexuais com ele, a fim de “preservar sua raça”. Das relações incestuosas nasceram Moab e Amon, patriarcas dos moabitas e dos amonitas, tribos árabes vizinhas de Israel. Isso serve como inspiração moral?

Francamente, se a homossexualidade deve ser tratada como uma abominação, de acordo com Levíticos 18:22, e não pode ser perdoada em qualquer circunstância, para fazer o que determina o texto, não teríamos o direito de negligenciar os outros comandos contidos nele, correto? ERRADO! A nenhum de nós foi outorgado o direito de julgar, sobretudo em nome do Altíssimo! Mostrem-me onde está a declaração de tal autoridade a qualquer vivente que anda entre nós e me submeterei! Para muitos "obedientes" esse que vos escreve é um confuso e perdido, mas nunca me exaltarei acima de quem quer que seja, julgando-me superior e melhor do que os que pensam e agem diferente de mim. Não mudei minha opinião: homossexualidade é questão pessoal. Os que me respeitam recebem igual tratamento e os que não agem assim não alteram uma gota que seja no fluxo de meu riacho pessoal. Particularmente, acho que rótulo (ou nome) é coisa pra comida. Homossexualidade é rótulo.

18 comentários:

  1. Ricardo Ferreira12 fevereiro, 2013 17:04

    Como você pode citar uma frase deum autor para se esconder do que você pensa? a cada dia que passa vejo que pessoas como você nilson (asno)se escondendo atras de um personagem (asno)e queimando nossa categoria de jornalistas e escritores brasileiros,devia sentir vergonha dos comentarios de baixo nivel que faz,isso é coisa de muleque,naõ acha que já passou dessa idade não;
    Onde ja se viu uma pessoa de sua idade trocando briguinhas infantis em um blog...
    Não tenho medo de me expor não,sou universitario cursando jornalismo,e infelizmente nosso grupo em pesquisa para um trabalho da faculdade descobrimos você,um ipocrita que não respeita a palavra de Deus,querndo ser o dono da verdade,o conhecedor,se você fosse tão sabio a sim como se julga teria uma fama e um trabalho digno e de muito reconhecimento em todo país...
    Mas chega...pessoas como que futuro espera pra seus filhos né?Por isso que o Brasil cada dia que passa mais pessoas de sua laia estão passando outros pra tras.......lamentavel

    (publique isso se tiver coragem)
    att Ricardo Ferreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi! Aonde estou me escondendo mesmo? Eleve o nível dos meus comentários, ué; apresente argumentos! Em que parte me apresento como dono da verdade? Exponho minha opinião, não minha autoridade (um direito meu!) Não brigo com ninguém, não preciso disso e preciso ainda menos de fama e trabalho reconhecido já que os tempos modernos são para quem possui opinião homogênea. O país não vai para frente porque ainda tem estudantes universitários que não sabem ler, não sabem argumentar e recusam a opinião contraditória sem análise. Hipócrita eu seria se pensasse como penso e escondesse isso das pessoas. Não o faço, mesmo sendo obrigado a ler julgamentos e ofensas como as suas. Ainda assim, obrigado por sua participação.

      Excluir
    2. Estudante de jornalismo!!! Lamentável é a postura desse rapaz que mal sabe escrever e ainda ousa envolver os outros jornalistas em sua visão distorcida do que viria a ser um jornalista verdadeiro! Não é isso que se ensina em faculdades sérias. Corrija o seu tom Ricardo ou, no mínimo, exponha sua opinião de maneira adulta, já que acha tão infantil a postura do blogueiro. Quanto a sua opinião, Asno, concordo em parte. Acho mesmo que a discussão da homossexualidade deva ser no campo da saúde e da política. Quanto a Bíblia, os meninos aqui querem mostrar ares de autoridade, mas sabem tanto quanto você, ou seja, nada!

      Excluir
    3. Desculpe, não sei como devo chama-ló dono do blog, contudo concordo que não temos o poder de julgar os outros, mas a maioria das passagens que você citou foram expulsas no novo testamento, tenha em mente que em certa parte da bíblia Jesus fala que todo o que entra no corpo não o torna impuro, mas o que sai dele o torna. Não é o caso dá comida gordurosa e dos frutos do mar que você comentou? Acho que sim. E Deus demonstra que qualquer um pode ser perdoado de seus pecados, por isso, devemos avisar as pessoas que elas estão erradas e não, agora concordando contigo, julga-lás, pois Jesus disse também que nenhum de nós é senhor sobre o outro, portanto concordo em não julgar, mas não avisar e ficar apenas sentado sem fazer nada não é uma boa escolha, em minha opinião, lembra que Jesus perdoou uma adultera? Deus, segundo a bíblia, abomina ou não isso? É a mesma coisa, então estar errado é uma que não devemos julgar, mas terá suas consequências e se a pessoa for avisada ela terá menos cicatrizes destes fatos que ocorrem com ela.
      Obrigado pela atenção, perdão se cheguei a ofender alguém

      Excluir
    4. Estou a ver que o jornalismo universitário, no Brasil, está ainda pior do que em Portugal. Será que se tornou pecado escrever bem?! É bem capaz! Ricardo, se quer ter credibilidade, aprenda primeiro a escrever (além do mais, estou em crer que, se conseguir aprender a escrever, vai conseguir raciocinar melhor e não voltará a escrever disparates destes!)

      Excluir
    5. Estou a ver que o jornalismo universitário, no Brasil, está ainda pior do que em Portugal. Será que se tornou pecado escrever bem?! É bem capaz! Ricardo, se quer ter credibilidade, aprenda primeiro a escrever (além do mais, estou em crer que, se conseguir aprender a escrever, vai conseguir raciocinar melhor e não voltará a escrever disparates destes!)

      Excluir
  2. deu pra vê que você não tem formaçâo nenhuma e muito menos conhece a historia biblica,vc cita versiculos do velho testamento querendo impor autoridade e esquece que a biblia é um livro que existe começo meio e fim,vc como um redator devia saber disso,mas infelizmente mostra que um amador que posta baboseiras em um blogsinho qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desperdice seu tempo! Procure um blog melhor...

      Excluir
  3. asno, fala para os evangélicos que justificar sua visão de mundo baseado no antigo testamento é um erro, visto que jesus veio nos trazer novos modos de pensamento e comportamento.

    ResponderExcluir
  4. texto genial!Parabens

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! Pude "beber" sua palavras como se fosse um excelente vinho!
    Parabéns,mesmo. Digo isso, com todo o orgulho que um pessoa por ter, quando percebe que nem tudo esta perdido. Sempre haverá consciências pulsantes!
    Até o próximo Post.

    Com todo respeito e admiração,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  6. Como você consegue suportar isso? Ainda olho e penso como você consegue suportar esse amontoado de críticas vazias, lições de moral sem fundamento e opiniões que se contradizem em si. Que se manifestem os sábios então... Espero que o mundo que forjam seja realmente melhor e mais justo do que foi forjados pelos que vieram antes deles e não tinham opinião diferente destes. Eu pela minha opinião passarei por esta como em muitas outras jornadas segundo minhas provações. Como diria o colega acima ouvindo os sábios conselhos dos seguidores da Verdade e seguindo minha existência. Belo texto. e grande paciência...

    ResponderExcluir
  7. If үou arе going for most excellenbt contents like myself, just go to
    see this web page aall the time sincе it provides feature contents, thanks

    my sute - personal loan for people with bad credit

    ResponderExcluir
  8. I'm gone to say to my little brother, that he should also visit this blog on regular basis to obtain updated
    from most up-to-date news.

    Also visit my web page Sfor.Bialowieza.Pl

    ResponderExcluir
  9. Wonderful blog! Do you have any tips for aspiring writers? I'm hoping to start my own site soon but I'm a little lost on everything.
    Would you recommend starting with a free platform like Wordpress or go for a paid option?
    There are so many options out there that I'm totally overwhelmed ..
    Any recommendations? Many thanks!

    My website; Sferach.szczytno.Pl

    ResponderExcluir
  10. A Bíblia não deixa dúvidas, para Deus o homossexualismo é abominação, exatamente por afastar o homossexual de sua salvação. Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:9-10

    Romanos 1:22-27 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quantos homossexuais você já matou?

      Oras, não é isso que a bíblia manda fazer lá no Levítico?

      Excluir
  11. O blogueiro e lucido....e o comentario do Anonymous procede........Jesus Cristo.,unico caminho.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.