Observatório Social de Birigui

Últimos Artigos
recent

O que é ser pobre no país maravilha deste governo?

Ser Pobre no Brasil - Um Asno
Ser pobre no Brasil é se sentir impotente quando deixa de ser atendido naquilo que a Constituição garante como básico e essencial, como a saúde, por exemplo. É se sentir pequeno diante dos desafios. Faltam-lhe mais do que os recursos essenciais, falta o respeito daqueles que descaradamente esfregam números e valentemente discursam muito sobre como as coisas melhoram. Mas, quem é pobre mesmo não vê sua vida mudar com o "entra governo, sai governo" de sempre. A única coisa que realmente muda é a vida dos políticos que administram em nosso nome. Ser pobre é ter de recorrer a amigos ou se submeter a situações constrangedoras para ter o filho assistido por um tratamento decente. É ter de labutar sem fim para que a produção não cesse e a vida boa dos políticos não perca qualidade. É depender de transportes precários e ser maltratado quando atendido nos serviços públicos. Ser pobre é ser indignado consigo mesmo, mas submisso a seus líderes preocupados com sua popularidade mais do que com o bem estar real da população. É ser obrigado a trabalhar em rotinas insatisfatórias e sem a menor perspectiva de futuro promissor devido a sua educação deficiente. É ser discriminado por sua aparência, sua fala coloquial e suas vestes puídas. É tentar caminhos alternativos e fracassar reiteradas vezes até curvar-se e desistir de tentar. É contrair dívidas para iludir-se com sonho do consumo e não ser capaz de pagá-las. Isso, nenhum governo mudou, ou mudará, porque é o consumo que importa aos números do governo, não a qualidade de vida. É a dependência dos programas sociais que lhes importa, não a evolução dos indivíduos com oportunidades reais de desenvolvimento. Ser pobre é ouvir que a pobreza foi erradicada e festejar, ainda que continue sendo pobre.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
7. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
8. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.