Últimos Artigos
recent

Entrevista do ex-presidente aos blogueiros no Instituto Lula

Luis Inácio Lula da Silva em entrevista a blogueiros - Um Asno
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Já fui daqueles que se iludiram com a saga do Perseu Macunaímico que se tornou presidente dessa nação. Só por publicar este post vou levar muita pedrada, mas fazer o que? Numa democracia eu posso opinar e outro pode contra-opinar. Ou simplesmente ofender quando faltarem argumentos! Falando francamente, não me oponho a existência de um universo de blogueiros que atuem para equilibrar o jogo de informações que abundam sobre a entidade Luiz Inácio Lula da Silva. Tampouco me importo se esse universo venha a ser uma milícia virtual financiada, ou não, para atacar opiniões divergentes sobre a divindade Lula. Não me incomodam nem mesmo os ataques e ofensas que recebo quando, deliberadamente, decido expor um ponto de vista pessoal.

Por ser realmente um defensor dos preceitos democráticos, considero isso parte do processo de debate (inclusive as ameaças!). Só por esta razão nunca recorri a Lei 2.848 para me preservar de algumas investidas. Mas, considero perigoso quando uma entidade quase divina lança mão de tais recursos virtuais para declarar uma "guerra" da qual ele será apenas o famigerado "general que fica atrás da mesa com o na mão". Hoje eu vi a publicação no Instituto Lula da entrevista que o semideus proferiu a um grupo de blogueiros, alguns dos quais leio periodicamente. Há alguns extratos que preciso comentar e o farei. O texto vai na íntegra como pode ser visto no site do Instituto Lula. O áudio completo da entrevista está no site.

“Eu não sou candidato. Minha candidata é a Dilma Rousseff. E eu conto com vocês para divulgar isso e acabar com essa boataria”, assim o ex-presidente Luiz Inácio da Silva abriu a entrevista coletiva para blogueiros que aconteceu nesta terça-feira (8) no Instituto Lula em São Paulo. Lula desmentiu que será candidato este ano e brincou, “Isso eu não posso registrar em cartório, mas não sou candidato”. A coletiva foi transmitida ao vivo pela internet e assistida por mais de dez mil conexões.
Primeiro que essa "fofoca" surgiu entre os próprios aliados de Lula e entre alguns petistas insatisfeitos com o modo Dilma de governar. Não se pode atribuir a mídia a responsabilidade por pulverizar a notícia, afinal... É notícia! Mas, particularmente para mim não faz a menor diferença se ele será candidato ou se será a Dilma. Não existe candidato para fazer oposição a eles mesmo!

O ex-presidente, que foi o primeiro mandatário a realizar uma entrevista coletiva com blogueiros no Brasil, em 2010, voltou hoje a falar para os profissionais da internet sobre diversos assuntos. Lula falou sobre eleição, manifestações, democracia, PT, Petrobras, economia, saúde, Copa do Mundo, mensalão, reforma política e outros assuntos.
Já estava na hora de falar com alguém mesmo! Passou tanto tempo calado sobre o caso da Rosemary e sobre o Mensalão (que ele prometeu que falaria).

Ele explicou aos participantes que não fala há muito tempo com a imprensa por ser ex-presidente, e que a sua percepção é de que “os meios de comunicação no Brasil pioraram do ponto de vista da neutralidade”. Lula disse ainda a imprensa tem que colocar a verdade para a população. “Têm que ser pelo menos verdadeiros. Contra ou a favor, que a verdade prevaleça”.
Essa parte é engraçada, pois a "verdade" que ele reclama nunca é acompanhada, ou corroborada por evidências que reforcem o contraditório. É sempre o procedimento operacional padrão do "é mentira!", mas os fatos permanecem sem ser esclarecidos. No máximo são arquivados e sempre através de manobras duvidosas.

Com relação à Copa do Mundo, Lula lembrou a comoção nacional quando o Brasil venceu a disputa para ser a sede do mundial e questionou: “por que a anulação disso agora?” O ex-presidente explicou que o dinheiro que está sendo utilizado na Copa do Mundo não foi retirado da saúde, por se tratar de dinheiro do BNDES destinado a empréstimos. “Para o BNDES emprestar dinheiro para construir um hospital, precisa haver um empresário querendo construir um hospital”. Lula, disse ainda “não teve nenhum país no mundo em que não teve protesto durante a Copa”, e que “temos que ver que teremos o encontro das civilizações no Brasil proporcionado pelo esporte e isso é fantástico”.
É claro que houve muita comoção e ainda há! Tem muita gente que quer e que queria a Copa, mas também sempre houveram os que se posicionaram contra. Sei disso por que levantei-me várias vezes para defender a iniciativa de Lula naquele momento (não foi a única vez que cometi um erro ao defender Lula). Ora, não importa de onde vem a grana para o evento porque de qualquer forma ela saiu do bolso do contribuinte. E existem muitos contribuintes que prefeririam que esse dinheiro fosse aplicado em outras áreas. Hoje sou obrigado a concordar com eles em virtude das lambanças que ocorreram por causa do famigerado evento.

Sobre o julgamento da AP 470, chamado de mensalão, Lula disse que espera viver para ver essa história ser contada novamente e disse aos blogueiros. “Quem sabe sejam vocês que vão recontar essa história?” O ex-presidente afirmou que precisa ser estudada a “participação e o poder de condenação” que a grande mídia teve durante este julgamento. Sobre a decisão do STF sobre o julgamento do chamado mensalão tucano, o ex-presidente chamou de dois pesos e duas medidas. “Os mesmos que defendiam a forca para José Dirceu, defendem um julgamento tranquilo para outros”.
Olha... Ainda que Lula tivesse razão em sua fala e que o julgamento tivesse sido uma farsa, a justiça entendeu que os réus eram (pelo menos!) corruptos! O que não deixa de surpreender pela multidão que já está tentando reescrever essa história desde o início do julgamento. Eu acredito em Lula! A história não só vai ser recontada como todos os larápios condenados serão novamente enaltecidos como "heróis da democracia" (coisa que nunca foram!) e até mártires de uma causa "maior" que é o projeto do Partido dos Trabalhadores. Nós merecemos isso...

Questionado sobre a atual conjuntura da Petrobras, o ex-presidente afirmou que em todos os anos eleitorais a oposição tenta emplacar uma CPI para investigar a estatal. “Eu penso que são pessoas que trabalham para enfraquecer a Petrobras. Se ela hoje vale 98 bilhões, no governo FHC ela valia 15 bilhões”. Lula disse ainda que a empresa deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros e que se for para investigar, que seja investigado. “A gente não pode é ficar permitindo que por omissão nossa, as mentiras continuem prevalecendo”.
Não tenho a menor pretensão de fazer defesa ao governo FHC, mas aí (mais uma vez) ele subestima a inteligência das pessoas. O uso político que se faz de uma empresa tão importante quanto a Petrobrás é, no mínimo, nefasto. É uma empresa que perde dinheiro quando o petróleo sobe! A comparação que Lula faz é estratégica porque ele sabe que ninguém se preocupa em entender como é definido o valor de mercado de uma empresa. Basta refletir sobre a capitalização da empresa nos últimos anos, sobretudo com a entrada de milhares de brasileiros que investiram seu FGTS. A empresa perdeu recentemente 200 bilhões em valor de mercado e prestem atenção ao fato de que, no momento, suas ações, coincidentemente, só sobem quando a Dilma aparece mal nas pesquisas. Se existem mentiras à respeito da Petrobrás, é melhor retroagirmos ao tempo da bazófia que o senhor Lula criou e nos lembrarmos de seus discursos a respeito da empresa. 

Quando perguntado sobre a Lei Antiterrorismo, que foi proposta no Congresso, Lula foi enfático. “Não acho que o Brasil precisa dessa Lei, porque não tem terrorismo no Brasil. No país do carnaval, fazer uma lei contra alguém que usa máscaras é impensável”. O ex-presidente disse que as manifestações representam a “sociedade em processo de evolução, tentando conquistar cada dia mais coisa. Aprendemos a fazer política, fazendo manifestação, fazendo greve. A democracia não é um pacto de silêncio”.
Ah! Mas temos terroristas sim! Aliás, desde os tempos de sindicalista do senhor Lula e até antes dele. É só conferir a ficha de seus companheiros que tanto esforço dedicam para estabelecer no Brasil um regime totalitário onde o estado controla até o desejo da massa de produzir flatulência!

Sobre a reforma política, Lula disse que é a favor de uma constituinte exclusiva para fazer a reforma Brasil. “A reforma política é a mais importante reforma que tem que acontecer neste país, sem ela todas as outras ficam muito mais difíceis”. Com relação ao financiamento público de campanha, o ex-presidente disse estar convencido que é “a forma mais barata, mais honesta, de fazer eleição no Brasil, para o cidadão saber quanto custa o voto”.
Ok, amigo do Zorro! Qual reforma política? A que o Partido dos Trabalhadores propõe? Ora, apenas o PT se beneficia desta proposta. Onde fica a democracia mesmo? Ah, sim... Modelo "GA" de governo: Goela Abaixo! Espia só... Eu, um simples brasileiro, decido realizar uma prova para concorrer a um cargo público. Tenho de pagar pela inscrição e ralar muito para ser aprovado e ainda tenho de passar por outros mecanismos burocráticos que podem me eliminar da disputa. Um canalha decide ocupar um cargo público de "representante" do povo e é o povo que tem que pagar para que ele tenha este benefício? Li a proposta inteira e tenho plena convicção de que o Financiamento Público de campanha apenas beneficiará o partido com maior representatividade (no caso o PT) e não vai abolir de maneira nenhuma o famigerado Caixa 2 que, aliás, foi escandalosamente utilizado como recurso durante o julgamento do Mensalão. Há coisas importantes na reforma política e que interessam a todos os brasileiros, mas estes pontos não interessam nenhum pouco aos petistas.

Entrevistaram o ex-presidente, os blogueiros Renato Rovai (Revista Fórum e Blog do Rovai), Altamiro Borges (Blog do Miro), Conceição Lemes (Viomundo), Fernando Brito (Tijolaço), Marco Weissheimer (Sul 21 e Carta Maior), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Rodrigo Viana (Escrivinhador), Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo) e Miguel do Rosário (O Cafezinho).
Destaquei apenas os blogueiros que tenho o hábito de ler. Nem sempre concordo, mas acho válido o trabalho deles. Contribuem para o debate do mesmo modo que aqueles que se opõem a suas visões. Alguns extratos do áudio da entrevista foram mais detalhados no site do Paulo Henrique Amorim e eu vou aproveitar a carona:

PETROBRAS

- Petrobras tem que partir para o ataque!;
Que pôrra é essa? Desde quando é a Petrobrás que está no centro da discussão? A discussão é sobre gente que pode ter prejudicado a Petrobrás! Além do mais, ela extrai petróleo, não produz armas...
- Espero que o PT tenha aprendido com a CPI do mensalão;
aí uma coisa difícil de acontecer... O PT aprender alguma coisa!
- Cadê o Blog da Petrobras, tão útil em 2009?;
Na certa ficou sem financiamento...
- Em breve, votaremos no presidente da Petrobras, e ele indicará o presidente da República, tão grande a importância da Petrobras;
???????
- O Obama deixou a frase famosa, mas nós é que falávamos antes: “nós podemos”, em relação ao pré-sal;
Não torço contra, não... Mas essa conversa do Pré-Sal só fica mesmo em evidência em ano eleitoral... Por que será?
- A Petrobras não pode ser medida só pela Bolsa. E sim pela tecnologia, pela quantidade de petróleo que tem no pré-sal. Tem que ter dimensão do tamanho e do patrimônio da Petrobras;
Ah! Isso é verdade! Pasadena é um baita de um patrimônio!
- Combinei com o Franklin (Martins) de fazer um discurso de apologia ao consumo. Isso faria a economia girar. E foi o que aconteceu, a classe B e C consumiram mais que a classe A. Inclusive no Nordeste;
Isso também é uma puta verdade! Daí que consumo sem investimento na produção... Igual a merda nenhuma!
- Recomendei não criarem dívidas maiores que o orçamento. Porque isso eu aprendi com a Dona Lindú (mãe do Lula). E o povo atendeu, e comprou geladeira, fogão …;
Olha, respeito demais a memória da Dona Lindú (uma verdadeira heroína brasileira), mas onde mesmo está o milagre na economia por causa do consumo?
- Numa escada de 16 degraus, subimos 6;
?????
- Havia um complexo de vira-latas. Tínhamos uma elite complexada. E nunca houve tanto orgulho quanto nos últimos 11 anos;
Nós assistimos ao tamanho desse orgulho quase um ano atrás... quando as pessoas foram às ruas!
- Quantas vezes fomos criticados por programas como o Luz Para Todos? As críticas vinham de quem já tinha luz. E aí o povo comprou microondas, TV… até para ver a imprensa falar mal de mim;
E os investimentos no setor de geração de energia elétrica... Ah, é... Qualquer coisa é só decretar o racionamento após as eleições, némesssm?

MENSALÃO, JOAQUIM BARBOSA E JOSÉ DIRCEU

- A história do mensalão será recontada nesse país. E, se eu puder, vou ajudar;
Já podia ter começado. Aliás, até os mensaleiros ficaram esperando sua defesa durante o julgamento, conforme você prometeu.
- Não quero julgar ninguém de forma precipitada. Tem que deixar a poeira baixar e começar a recontar a história. O tempo se encarregará de colocar as coisas nos eixos;
Com certeza! Nesse país, todo mundo aposta na pouca memória do povo mesmo...
- Eu tenho curiosidade: como uma investigação de R$ 3 mil nos Correios terminou no mensalão ?;
Vou te lembrar... Foi porque o cara que comandava o esquema nos Correios dedurou seus companheiros!
- Não me arrependo de indicar o Barbosa. Porque indiquei antes de ter mensalão. Queria um advogado negro na Suprema Corte brasileira. E de todos os currículos que recebi, o do Barbosa era o melhor;
Sem comentários!
- O mensalão foi o mais forte processo político neste país, em que a mídia teve papel importante antes de cada sessão. O massacre era apoteótico. Nunca vi nada igual;
Na verdade o julgamento dos Nardoni teve muito mais influência da mídia do que o Mensalão, mas qual foi o erro da mídia mesmo? Então ninguém foi condenado?
- Já em Minas, ninguém falou nada. Foram dois pesos e duas medidas;
No máximo seriam dois pesos e uma medida, caso ele estivesse tentando revelar alguma injustiça, mas... O negócio ainda está correndo e de acordo com o que prevê a lei... Assim como os protagonistas do Mensalão puderam contar!
- José Dirceu sofre abuso no exercício do poder e da lei;
Verdade? Denuncie, ora bolas! Recorra a Corte internacional! Defenda seu companheiro!
- O erro do PT é que devia ter feito a luta política por 7 anos. Pensamos juridicamente numa ação que estava sendo pensada politicamente;
Não... O erro foi acreditar que, como sempre, a justiça não prevaleceria.
- Quem sabe um de vocês, blogueiros sujos, vá recontar essa história desde o começo;
Já fazem isso...
- Tem gente fala demais na Suprema Corte. Não é para ficar falando o que farão. Alguns inclusive mentiram;
Isso é verdade...
- A teoria do Domínio do Fato foi um achado extraordinário. Não tem que provar nada. Tem que desconfiar e isso já basta;
Aí é palhaçada...

MANIFESTAÇÕES

- As manifestações são importantes;
Sei...
- Jovens não têm informação. Não tem debate nas faculdades/escolas, noticiário só tem na internet (com ressalvas, pois há muito conteúdo despolitizante). Por isso, precisamos falar mais com o povo;
Falta debate realmente. Mas, como haverá debate se os jovens têm sido doutrinados para não deixar que o outro fale? Não há ambiente para debate, apenas para catecismo. Segundo seu companheiro Zé Dirceu eles compõem a juventude sábia do país.
- É normal que os jovens queiram mais. Os jovens do ProUni, FIES e todos os programas sociais, querem mais coisas. E isso é bom;
Concordo que houveram contribuições dos programas citados e muito se avançou nas condições de acesso a educação, mas porque pediam por educação nas manifestações? Ah! Acho que estava associado a qualidade do ensino, lembrei...
- As pessoas reclamam da vida porque não conhecem a história. Nós temos que contar a história;
Não! As pessoas reclamam (e com muita razão) porque sabem que o absurdo que pagam em impostos DEVERIA retornar em serviços satisfatórios prestados pelo estado inchado demais e que pretendem manter inalterado.

LEY DE MEDIOS

- Temos que ser agressivos na Comunicação. E nós perdemos tempo precioso por não falar da lei de regulamentação da mídia, mesmo com o Marco Regulatório já ter sido um progresso;
Esse é o fetiche de qualquer entidade autoritária! Em nenhum lugar do mundo (nem na Inglaterra) se propõe controlar a mídia da maneira que o PT pretende (salvo a Venezuela).
- Busquem vocês, blogueiros, a neutralidade da mídia;
Que merda é essa? Já existe uma neutralidade que custou-nos muito. Se não estão contentes porque as revistas e jornais favoráveis ao projeto do partido não emplacam no gosto da massa, apenas continuem fazendo o que já fazem: continuem chamando a todos de alienados e manipulados. Alguém deve ter razão nessa história toda...
- Não falei com a Dilma sobre a lei das comunicações para evitar interferir no Governo dela. Mas eu acho que o partido deveria fazer esse debate;
Sacanagem...

COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS

- Sou casado há 40 anos, perdi eleições e nunca vi a Marisa chorar. No dia da apresentação das Olimpíadas em Copenhagen ela me ligou chorando. O Pelé estava lá e chorou. Todo mundo chorou. Para chegar aqui e virar uma derrota?
Você só se esqueceu de olhar para aqueles que choraram, mas de angústia...
- A Copa do Mundo é mais do que futebol. É trazer o mundo esportivo para cá, os maiores atletas do mundo;
Precisamos mesmo que o mundo esteja aqui, mas pelas razões certas e o futebol, o Carnaval e nossas mulatas não são estas razões.
- O que fica para o futuro? Nós vamos discutir, criar alternativas. Mas jogar fora é falta de auto-estima. A Copa do Mundo é boa para o Brasil;
Isso deveria ter sido discutido antes porque, senão, será igualzinho ao Pan Americano no Rio: inútil.
- Tomara que a gente ganhe essa Copa. Se a final for Brasil x Argentina, Brasil x Espanha, será maravilhoso;
Não faz diferença... Já perdemos em dignidade!
- Não é por quê falta uma coisa que eu não posso fazer outra. A falta de infraestrutura no Brasil é crônica;
É justamente porque falta alguma coisa que eu devo me focar primeiro em resolver esta coisa!
- Podemos reclamar da Copa do Mundo, fazer protesto, levantar bandeiras. Faz parte do processo e é benéfico. Este é o momento;
Mas, não adianta mesmo,...

PIG (Partido da Imprensa Golpista)

- Jornalista americano que disse que eu bebia nunca me pagou uma cerveja;
Putz! Então era só ele lhe pagar uma breja que você não solicitaria a sua retirada do país?
- E quem queria que alguém dissesse isso era a Folha, que nunca teve coragem de dizer;
Verdade! Nossa imprensa (mesmo golpista, segundo o PHA), é frouxa demais para dizer o que precisa ser dito.
- Não é o Brasil que está sem humor, até os programas de humor não têm mais humor;
É... Às vezes eu não acho graça mesmo... Salvo quando fala de políticos!
- O problema é que nós estamos sendo conduzidos por uma massa feroz de informações deformadas;
Principalmente porque manobra-se demais para que o povo continue vendo apenas o vapor da notícia!
- Se a imprensa batesse no Governo, estava tudo bem. (Aliás, o Diretor deveria colocar a cara para admitir isso em seus editoriais). E um pouco mais de seriedade nas demais áreas;
Sobretudo na área política!
- Deveríamos ter mais direito de resposta;
Bom... Quem decide se cabe ou não o direito de resposta é a justiça e não a mídia. Se estão obtendo pouco êxito nessa esfera é porque também não estão investidos da razão para tanto.
- Fico assustado com a postura da mídia;
Eu fico assustado é com a cara-de-pau de alguns políticos!
- Lembram de como foi o Bial foi agressivo comigo? Eu poderia revidar, mas resolvi mostrar que a educação vem de berço. E foi por isso que as pessoas gostaram da entrevista;
Apenas quando é conveniente ou quando não se tem resposta, némessm?
- A sonegação de imposto de alguns é 10 vezes maior que o mensalão;
Piada isso, né?
- A meninada não tem obrigação de saber o que eu fiz. E se ele for saber o que eu fiz pela imprensa, ele estará totalmente desinformado;
Como está fora de contexto, nem vou comentar. Mas, é uma afirmação desastrada.
- A crítica da mídia sobre os blogueiros sujos deve ser encarada com orgulho;
Tal como a crítica desses mesmos blogueiros dirigida negativamente aos outros blogueiros que apenas manifestam suas opiniões sem receber qualquer favorecimento por parte de um ex-presidente da república!
- O que incomoda a mídia é que eu estou vivo;
Credo! Isso é megalomania em altíssimo grau!
- Guido Mantega tem que criar uma rede para saber todas as inverdades no ato, e a Dilma deve colocá-lo em rede;
Ela deve mesmo é colocá-lo na rede... Sacou!
- Combinei com a Marisa que não leria mais jornal, revista, nem veria televisão. Senão não conseguiria viver no Brasil. Fui para a rua conversar com o eleitor;
Novidade... Ele só o fazia quando a imprensa o elogiava!
- O que nós queremos da mídia? Mais respeito. Eu acho que o que fazem com a Dilma é falta de respeito;
O que se tem feito aos brasileiros, então é... Estupro consentido?
- Veja as manifestações. Enquanto achavam que o povo queria xingar o Governo, a mídia apoiou. Depois, quando o povo se voltou contra outras instituições da mídia, a opinião deles mudou em relação aos protestos;
Isso prova que o seu foco não deveria estar na mídia e sim na insatisfação do eleitor. conversando com o eleitor? Que bom... Ele acredita muito em você! Lembro que quando a Dilma foi lançada candidata muitos eleitores fiéis a você me garantiram que quem governaria era o Lula por trás da Dilma. Eu discordei veementemente contra isso porque acreditava que a Dilma seria independente nos seus acertos e erros. Como eu me enganei... 

POLÍTICA

- Precisamos fazer uma Reforma Política;
Vamos fazer o seguinte: retira esse negócio de Financiamento Público de Campanha, Voto em Lista e outras pragas que só beneficiam os partidos políticos (sobretudo o seu) e não ao povo e eu vou para a rua colher assinatura para mobilizar a população a favor da proposta!
- Sou totalmente a favor de uma Constituinte exclusiva para isso;
Claro, porque só o PT possui militância capaz de mobilizar o pensamento da massa. Por isso a confiança plena de que a opção daria certo.
- O Congresso é o reflexo do que é a sociedade brasileira;
Esqueceu-se do Executivo!
- Precisamos dar seriedade aos partidos políticos, que têm tempo de televisão e usam isso;
Seriedade... Fala sério!
- A Reforma Política é a única solução para resolver os problemas da política;
Nem fudeno! É um dos pilares essenciais, mas não como está na proposta do PT.
- O único partido nacional do Brasil é o PT;
Essa é pra rir!
- O PMDB é o maior partido do país e tem diversas tribos estaduais, não tem uma linha nacional;
Deve ser porque ele não alcançou o status de religião como o PT.
- O Michel Temer é vice-presidente e tem Estados em que o PMDB não votará nele;
É porque ele não aprendeu direito com o Lula!
- Melhorar os partidos políticos para recuperar a relação com os eleitores; partidos mais sérios farão políticos mais sérios;
Negativo! Políticos mais sérios farão partidos mais sérios!
- A internet não facilita a democracia. Você ouve muita gente. E muito desaforo. A interação era tanta que o cidadão achava que era ele que estava ali, governando;
Eita nóis! Só ele pra dar essas pérolas!
- Eu amo a democracia, porque foi graças a ela que eu cheguei ao poder;
Isso! Verdade! A mesma democracia que você quer engarrafar e limitar conforme a visão central de apenas um partido!

PT

- Talvez a culpa seja nossa, porque não partimos para a politização. Não fazemos mais como o PT fazia antigamente. O partido precisa estar na rua sempre, discutindo, informando, ouvindo;
Deus me livre! Mais!!
- Governo eleito afunda o partido porque leva os melhores quadros;
Quando a gente acredita que acabou a razão para rir...
- O partido não pode abrir mão de dizer o que ele pensa do país. Ele deixa de ser referência;
E é por isso que um povo não pode deixar de dizer o que pensa de um partido. Senão fica só na doutrina, não é?
- O PT poderia ter crescido. Não tem ninguém com o padrão de sucesso que teve o PT no Governo. Poderia ser a grande referência na América Latina;
Poderia mesmo...
- O PT é muito criticado porque são milhões de pessoas. E é essa gente que nós temos que respeitar. Errar o menos possível;
Reconhecer erros é bom... Corrigir, então...

ECONOMIA

- Qual país gera tanto emprego quanto o Brasil?;
Em qual contexto? Não entendi a pergunta?
- Brasil ficou mais civilizado;
O que é civilização, então?
- Quem paga o pato pela crise é o trabalhador;
Outra verdade! Ele não se cansa de estar certo e errado ao mesmo tempo!
- Crise jogou fora 68 milhões de empregos. O Brasil, por sua vez, criou 11 milhões;
Ô véi... Incluir a galera do Bolsa Família não vale...
- Brasil tem reservas para 18 meses de importação;
Grandes merdas!
- Que país tem maior potencial petrolífero que o Brasil?;
Ah, vá!
- Que país está construindo as três maiores hidrelétricas do mundo?;
Eles estão ocupados desenvolvendo outras tecnologias para geração de energia...
- Quem cresceu mais que o Brasil? A China. Talvez a Coreia;
De novo: em qual contexto?
- Falta o Brasil ir para a ofensiva. Quem gosta de nós, somos nós. Quem deve estar preocupado com o comércio brasileiro é o brasileiro, não os EUA, a Europa;
Avisa os russos!
- Hoje nosso comércio com a América Latina é maior que com a Europa e com os EUA;
Mais uma vez: Grandes merdas! Só quem leva vantagem são os cubanos, os venezuelanos, os argentinos, equatorianos, bolivianos, etc.
- Não é que a elite não queira perder. Eles não querem que os pobres façam o mesmo que eles. Mas eu acho ótima a ascensão social;
Ascensão social não é objetivo apenas dos pobres. Qual o rico imbecil não vai querer o pobre com melhores condições para consumir o que ele produz?
- Quantas pessoas conhecem o Farmácia Popular ?;
Essa é uma boa! Seu governo não cometeu apenas erros, isso é admissível, mas... não me parece que seria diferente se fosse um governo do PMDB, do PSol, do PQP, ou qualquer outro. Sempre se acerta e erra, mas o necessário ninguém faz...

SAÚDE

- O ‘Mais Médicos’ mostra que só tem excesso de médico na Avenida Paulista. Na periferia faltava. E está provado!;
Sou favorável a muito mais médicos, mas... Se vier com um pouco mais de estrutura e condições de trabalho também não vou achar ruim...
- O ‘Mais Médicos’ não resolve os problemas. Ele agrava. Porque quando a pessoa procura o primeiro médico, o passo seguinte é que procurar um especialista. E aí ainda faltam médicos;
Né!
- A solução é credenciar a rede médica e melhorar o pagamento do SUS ao médicos;
Verdade? E isso não aconteceu ainda porque? Ah, claro! Tava esperando outra eleição pra jogar como promessa de campanha!
- O SUS é motivo de orgulho deste país;
Outra piada!
- Só aparece coisa ruim da Saúde. Quando eu estava internado, só queriam saber se eu ia morrer. Mas tem muita coisa boa na Saúde também;
Sobretudo pra quem recebe um tratamento diferenciado como uma entidade divina da sua envergadura.
- Sem dinheiro, não tem como melhorar a Saúde;
Mas sobra pra Copa?
- Por que acabaram com a CPMF? Com o objetivo de evitar uma maior fiscalização do Governo no processo de sonegação de impostos. E tiraram R$ 50 bilhões da Saúde por ano;
Se me lembro bem, seu partido sempre foi contra mesmo... O que fizeram foi atender uma antiga reivindicação do partido.

EDUCAÇÃO

- Em 11 anos, fizemos mais pela Educação que em um século. Mas ainda tem que melhorar;
Exageraaaado!
- Por isso sempre quisemos os royalties do petróleo para a Educação;
Cascata!
- As pessoas reclamam que tem muito carro na rua, que tem muita gente nos aeroportos e que os portos estão superados. Isso acontece porque o Governo deu oportunidade para o povo;
E não pensou que seria necessário investir na infraestrutura?
- Antes, engenheiro vendia coco na praia. Agora reclamam de falta de mão-de-obra qualificada;
Cascata! Mão de obra qualificada sempre foi uma dor de cabeça no Brasil e engenheiro (bom) não vendia coco na praia... Arrumava emprego no exterior!

LULA NO MUNDO:

- Ninguém te dá espaço na política. Você tem que ir atrás. E isso fez o Brasil virar o que virou;
O quê?
- Eu era o único diferente no G-8. O único sem diploma, o único que veio do chão de fábrica;
E qual é a vantagem nisso?
- O Hugo Chávez gostava de fazer polêmica. Falei com o Maduro e disse para construir um equilíbrio para aproveitar todo o potencial, apresentar a ideia de que não haveria apagão, teria política de abastecimento. Mas o Maduro precisa ir para a rua o tempo todo para responder a oposição;
Claro... Na Venezuela o problema é o povo!
- O Capriles não radicalizar já é um avanço na política venezuelana. Torço para que eles acabem com a disputa interna e deixem Maduro governar;
Torço é para que o Brasil seja melhor governado!
- Graças a Deus no Brasil fomos e somos menos radicais. Nunca me xingaram, e se xingavam, faziam baixinho;
Cascata!
- Se eu pudesse, teria derrubado o Mubarack há muito tempo. Eu não gostava dele, ele não gostava de mim;
Devia se preocupar mesmo em derrubar os problemas nacionais.
- As pessoas acham que pode criar democracia por decreto. Mas não pode. É um processo;
Mas até dá pra conseguir o oposto. Já estão tentando faz tempo.
- Qual é o processo democrático no Iraque? E na Líbia? Os EUA agiram… e agora, quem comanda? Qual é a democracia?;
Quem liga? Isso é para que o povo de lá resolva e a seu tempo que deve ser respeitado por todos.
- O aparelho de espionagem dos EUA é tão forte que eu acho que nem o Obama tem dimensão dessa força. Afinal, não seria aberto para um cidadão que ficará no poder por  4 anos;
Inocência acreditar que aparelho de espionagem só existe nos EUA. Mais inocência ainda de quem leva a sério esse tipo de afirmação do Lula. Espionagem é mais velha que a Bíblia e ocorre o tempo todo e de inúmeras maneiras. Quem chegou a este artigo através da rede social, por exemplo, mais do que grampeado há muito tempo.
- Dilma foi grande de afrontar Obama e a espionagem. E temos que fazer o Brasil independente nas telecomunicações;
Falácia!

Um comentário:

  1. "Os injustos vão de mal a pior, enganando(ou tentando) e sendo enganados." Nunca vi e não conheço pessoas sem caráter falar a verdade; respondem o que é conveniente ao usar as técnicas da chamada "guerra política" por frames que sejam convenientes aos seus interesses escusos, onde o que menos importa é o bem comum. Afinal, o pai da mentira é o que domina essas mentes enganadoras.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.