Últimos Artigos
recent

Acabei de ouvir o CD da Banda Atalhos!

Banda Atalhos - Um Asno
Não sei escrever de maneira eloquente e técnica como o fazem os críticos musicais. O que sei fazer é apenas opinar quando gosto ou quando não gosto de alguma coisa. Hoje decidi realizar uma caminhada pelo centro com minha filha mais nova. Paramos no sebo onde ela escolheu e comprou (com seu dinheirinho que ele mesma guarda para essas ocasiões), o livro "Diário de um Banana", o qual ainda não li para dizer se é bom ou não. Por minha vez, peguei para ler outra obra de Umberto Eco. Dali fomos para a livraria Moscou e depois nos sentamos para saborear um suco de laranja, um misto quente e ler um pouco dos livros que escolhemos. Na hora de pagar a conta vi sobre o balcão do caixa um CD da banda Atalhos e como tudo que é produzido na região, referente a música e literatura, me interessa, fiz uma forcinha e comprei o CD. E como eu poderia não me interessar por algo que realiza o cruzamento da música com a literatura?

Acabei de ouvir a última faixa e foi como se eu recordasse a melhor fase do rock nacional. Faixas muito bem executadas e nitidamente influenciadas por leituras de Sartre, Proust e velhos clássicos. Descobri que o primeiro disco da banda foi produzido no estúdio da banda Korzus (minha velha conhecida da aborrecência) e ainda teve duas faixas masterizadas no histórico estúdio Abbey Road de Londres (Beatles, sacou!). Até a capa do CD é uma obra do baterista da saudosa Legião Urbana, Marcelo Bonfá e as gravações ainda contam com o talento do baixista Nelson Brito da banda Golpe de Estado. Gostei de todas as faixas, sobretudo da segunda e terceira (Lendo Ovídio!!). As letras carregam poesia e a execução de todos os instrumentos é carregada de muita energia. Recordei até Pink Floyd, Joy Division, Legião Urbana e outras grandes influências para minha geração.

Sou apoiador incondicional do que se produz em nossa região em termos culturais. Não acho que ficamos devendo nada para outros centros. Já escrevi aqui sobre a Banda Tribuss, o cantor William Tibério e sobre o Ars Nova Guitar Duo. Lamento que nossa cidade tenha permitido que iniciativas como as do músico Augusto Fiorin e outros tenham perecido por inanição e indiferença daqueles que poderiam estimular a criatividade e realização de nossos artistas. Nossa região é rica em talentos e só é lamentável que nossa própria população não se envolva e valorize tão pouco aos seus artistas. Há muito eu aguardo um despertar para essa necessidade. Espero que a nova Secretaria de Cultura preste atenção a nossa produção cultural e resgate o potencial que temos para festivais literários e musicais. Está aí a dica Giovani Machado! Segue um dos vídeos da banda disponível no Youtube:

Pra quem ainda não conhece, vale a pena conferir "Em Busca do Tempo Perdido".

Componentes da Banda Atalhos:
Gabriel Soares
Conrado Passarelli
Marcelo Sanches

Músicas do CD
1 - Mathieu 4 ever
2 - Classificados
3 - Lendo Ovídio
4 - Claudia II
5 - Sair do Hotel
6 - O Tempo e o Descaso
7 - Gilberte
8 - Albertine
9 - Em busca do Tempo Perdido
10 - Vamos Nessa

Minha nota é 10, véi!! Mais sou suspeito porque também sou da cidade...

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.