Últimos Artigos
recent

Sobre a aliança de Bernabé e Roquinho

Vem Pra Rua Birigui - Um Asno
Como diria o Veloso (Caetano), "alguma coisa está fora da ordem...". Recebi um e-mail com a notícia de que o atual prefeito Pedro Estrada Bernabé (PDT) e o deputado Roque Barbiere (PTB) não são mais "adversários". Tornaram-se aliados políticos! E aí um fato interessante: os dois grupos que quase se comeram nos últimos anos nas redes sociais, os pró-Bernabé e os pró-Roquinho, ficaram mudos... Eu tenho a vantagem de ser rejeitado pelos dois grupos, então posso escrever com liberdade sobre o fato. Não! Eu não acho que um adversário derrotado tenha de se tornar inimigo do candidato vitorioso. Em meu ponto de vista o adversário que é derrotado em um pleito eleitoral pode ajudar muito mais aos seus eleitores se ficar sempre próximo da administração daquele que o venceu nas urnas. Como aliado e também como fiscal. Mas, o acordo, ou aliança, deve ser cordialmente tratado logo após o resultado. Isso sim contribui para a edificação da democracia e constrói uma gestão que só tem a trazer benefícios a sociedade. Em ano eleitoral quando uma das partes tem interesse em recuperar votos perdidos e manter os votos conquistados e a outra está com um processo de cassação que só não saiu ainda porque está sob as nádegas de um juiz muito ocupado, a coisa fede!

Há muita conversa fiada que rola nas redes. Esse papo de que o deputado só não ajudou ao município nos últimos nove anos porque não o procuravam não cola. Basta assistir as sessões da Câmara Municipal para ver quantos são os pedidos que os vereadores fazem a vários deputados e o nome do nosso representante só começou a aparecer com mais frequência nos últimos dois anos. E ele vem correspondendo, mesmo antes da aliança! Não que Roquinho não tenha enviado ajuda INDIVIDUALIZADA nesse tempo todo, mas não vem ao caso. A manobra apareceu justamente para anunciar o envio de verba para a construção do novo Pronto Socorro Municipal de Birigui. Acontece que em 20 de dezembro de 2013 eu já havia escrito sobre essa verba (link aqui), e a iniciativa partiu do deputado Pedro Tobias e não de Roque Barbiere. Mas, também não vem ao caso... O problema é que nos últimos anos a cidade de Birigui ficou polarizada com cidadãos desqualificando outros cidadãos. Famílias ofendendo famílias, munícipes com interesses comuns agredindo outros. Uma verdadeira guerra virtual entre pessoas que buscavam as mesmas coisas, mas com fé partidária diferente. Sempre quis ver o nosso deputado no palanque ao lado de cada prefeito que passou por essa cidade em todos os quase trinta anos que ele está na vida pública. Nunca concordei com as rinhas pessoais que brotavam a cada mandado porque, ao meu ver, os eleitos estavam lá para representar a vontade de seus eleitores e não as suas convicções pessoais.

A cidade de Birigui ganha com a aliança atual? Duvido que exista uma aliança de fato! O que eu vejo é um prefeito encurralado por sua condição judicial e uma oportunidade eleitoral no horizonte. Se, quando aparecerem juntos no palanque e no discurso aparecer a frase: "precisamos parar com essas rixas e nos unirmos para o bem da população de Birigui...", ou qualquer coisa assim, não vou aplaudir, porque isso deveria ocorrer desde o primeiro instante de qualquer governo. O povo precisa de todos trabalhando em prol de todos e não contra alguns. Não sou e nunca fui contra Bernabé ou contra Roquinho pessoalmente. Sempre me posicionei pró ou contra práticas e atitudes políticas. Não me oponho a pessoas e sim as ideias das quais discordo. Não estou preso a nenhuma convicção e não sou formador de opinião, sou eleitor! Não me surpreendeu a notícia sobre a aliança e nem me surpreenderão as reações que isso irá proporcionar. Para mim, as facções continuarão a se ofenderem, enquanto nossos ilustres representantes continuarão cagando e andando para nossas necessidades. Estou convicto de que entre inimigos políticos pode existir aliança, mas ainda duvido da civilidade daqueles que os defendem. Recordem o inverno de 2013... Tenham um excelente final de semana...

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.