Últimos Artigos
recent

Viagem de vereadores biriguienses ao litoral está sob investigação

Imagem Protegida por Direito Autoral - Um Asno
Imagem Original removida por solicitação do proprietário
Reportagem de Paulo Godoy na Folha da Região:


O Ministério Público em Birigui abriu inquérito civil para investigar denúncia contra três vereadores e dois funcionários da Câmara, acusados de receber diárias para participar de um congresso em São Vicente, litoral sul paulista, mas de não terem comprovado a participação. A comitiva de Birigui foi formada pelos vereadores Valdecir Martins (DEM), Wlademir Antonio Zavanella (PDT) e José Fermino Grosso (DEM), pelo secretário-geral da Câmara Celso Mantovani da Silva e por Arlei Rodrigues, assessor do vereador João Flávio Marin Salmeirão (PT).

A ida do grupo teria sido autorizada por resolução da mesa diretora da Câmara, em documento assinado pelo presidente Elias Antônio Neto (PMDB), editada em 7 de março de 2012. Todos saíram de Birigui no dia 12 de março para participar, em São Vicente, do 56º Congresso de Municípios, promovido pela APM (Associação Paulista de Municípios), entre os dias 13 e 16 do mês passado. Há duas semanas, uma denúncia feita no Ministério Público de Penápolis indicava que o grupo não teria ido ao evento. De Penápolis, a notificação foi para o MP de Birigui, onde o inquérito foi aberto.

Segundo o promotor Paulo Sérgio Ribeiro da Silva, todos os documentos relativos à viagem foram pedidos, como notas de gastos com alimentação, pedágio e combustível, entre outros. Silva afirmou que recebeu notas de pedágio e de postos de gasolina, mas nada que indicasse que os cinco representantes da Câmara tivessem realmente ido ao congresso. "Eu pedi que os documentos fossem enviados, mas recebi apenas alguns que comprovam o deslocamento deles, mas não a participação efetiva no evento", disse o promotor. "Eles se inscreveram, mas não sei se estiveram de fato no lugar".


Pô gente... é muito simples! Nas empresas existe um controle chamado "Relatório de Viagens", onde o funcionário em viagem, demonstra todos os seus movimentos durante o evento, adicionando-se um breve resumo do que foi tratado e uma justificativa de como o evento veio a contribuir com a empresa para cálculo efetivo do custo benefício da referida viagem.

5 comentários:

  1. Isso já foi explicado pelos vereadores! A denúncia não tem fundamento.

    ResponderExcluir
  2. Esses vereadores é que não tem nenhum fundamento! kkk....

    ResponderExcluir
  3. Pasmém, o lugar de origem da viagem é o que menos importa. Ninguém quer sair de casa para trabalhar e ficar em um lugar feio, sem atrações, quanto melhor o lugar maior a motivação para participar do congresso. Entretanto, em todo congresso há um certificado de participação. Todos que se utilizam de dinheiro público tem a obrigação de realizar prestação de contas. O certificado é o mínimo que eles devem apresentar, muito mais importante do que comprovantes de deslocamento. Além disso, por respeito aos colegas que aprovaram (na minha opinião) e como uma contra-partida, deveriam apresentar um relatório sobre os principais pontos de discussão do congresso, ou pelo menos, sobre os pontos que teriam maior relevância ao município.

    ResponderExcluir
  4. Verdade em anônimo! Mas tudo neste País acaba em pizza .....né msm?
    Será que aqui em Birigui será diferente? hahaha...duvido.

    ResponderExcluir
  5. Esses vereadores são de qual partido?

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.