|
Imagem Original removida por solicitação do proprietário |
"Pouco mais de duas semanas após o Ministério Público de Birigui decidir arquivar um inquérito que apurava prática de nepotismo na Prefeitura, a Folha da Região apurou que três parentes - duas cunhadas e um concunhado - do prefeito Wilson Borini (PMDB) ocupam cargos comissionados na administração.
À reportagem, Borini disse que os três "são importantes, trabalham muito" e considerou "normal" mantê-los nos cargos. Dos três familiares, dois trabalham na Secretaria de Assistência Social, controlada pela mulher de Wilson Borini, Geni Albani Borini. Sônia Regina Albani ocupa cargo de direção e Marli de Fátima Albani Zerloti é assessora técnica administrativa. Ambas são irmãs da primeira-dama. Hilário Zerloti, marido de Marli, está lotado no Almoxarifado da Prefeitura. Ele trabalha como encarregado de manutenção de veículos. O Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura se negou a informar quando os três funcionários foram contratados para os cargos que ocupam.
Ao manter os três familiares ocupando funções em cargos de confiança na sua administração, o prefeito Wilson Borini estaria contrariando a súmula do STF (Supremo Tribunal Federal), editada em 2008, que impede a nomeação de parentes em até terceiro grau para cargos de direção, chefia ou assessoramento na administração pública. A exceção vale se o parente contratado estiver subordinado diretamente ao mandatário do cargo".
Em tempo! Meu amigo Corvo Carniceiro me mandou uma bicada de leve a respeito do meu comentário sobre o nepotismo na atual gestão:
o asno aí ou os seus admiradores, contratariam ou manteriam em cargo de segurança particular, para cuidar da sua noiva, o ex-noivo dela ou chamaria seu irmão para levá-la até o altar se ela não tivesse um pai para isso?" Como vemos escolhas difíceis são necessárias! Este pássaro já ouviu muito do que acontecia no passado naquela secretaria: Muitas pessoas mal intencionadas já passaram por ali e montavam "esqueminhas" em notas e requisições para beneficiar alguns e levar uma graninha ou um agradinho! Diante de fatos assim, o asno e seus amados admiradores, preferiam alguém de suma confiança ou alguém de confiança dúbia?
Concordo em grau, número e gênero com nosso pássaro de hábitos noturnos que espreita os podres da política e trás para a realidade do povo da nossa cidade, mas, ainda que em eu me sinta satisfeito com a maioria das atitudes da atual administração, estamos num estado de direito onde, ainda que eu não concorde com a integralidade de muitas leis, temos o dever de cumprir e exigir que se cumpram as leis, e nesse caso, o prefeito deve analisar o caso com mais atenção.
Não questiono aqui a competência dos parentes, já vi casos de muito sucesso onde eles combinam força e inteligência, mas a lei não foi criada especificamente para um indivíduo, foi justamente para que não se criem abusos nas administrações.
Mas, valeu Corvo, me obrigou a repensar minhas postagens de maneira a não só republicar, como também questionar o que se vem grafado na imprensa em geral. Terei mais cuidado quanto a isso e agradeço sua colaboração.
Contratar parentes como cargo de confiança é normal para o prefeito.
ResponderExcluirO que não é normal para o prefeito é dar aumento de salario para os funcionários concursados que ganha o menor salario da região que é o salario minimo de 622,00.
Agora contratar cargos de confiança é com ele mesmo.
A mais o menos quatro meses ele contrato mais um cargo de confiança, para ser encarregado dos vigia,Este cargo já tinha um encarregado concursado que estava no cargo a mais de quinze anos.
Este novo encarregado entrou com um salario de mais de 3000,00 mil reais,enquanto o funcionário concursado não ganha a metade.
È população e quem paga é vocês.
O que eu acho de nopotismo é o seguinte: É melhor você ter parentes que trabalham muito, são honestos e competentes, ou ter "amigos" que estão lá simplesmente pelo salário e não fazem nada e, que na maioria das vezes "doam" parte de seu salário para quem colocou eles lá. Isso sim é nos fazer de tonto, roubar nosso dinheiro na cara dura, então, acho que antes de criticar só porque são parentes, vamos lá olhar como era a situação e como é hoje nesses lugares citados acima, vamos conferir a organização e principalmente, vamos perguntar para os funcionários da prefeitura e melhor ainda, vamos perguntar para o povo de Birigui se está melhor agora (sendo parentes ou não) o serviço e o atendimento, ou se era melhor antes, com os "amiguinhos" dos ex-prefeitos.
ResponderExcluirPROMESSAS EM 2004, NO MEU GOVERNO SOMENTE SERÃO ADMITIDOS CONCURSADOS. NÃO VAI HAVER CARGO EM COMISSÃO. GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECEU SOBRE O CASO OCORRIDO COM O CUNHADO EM 2005, QUE FAZIA PARTE DOS ESPORTES.
ResponderExcluirAnonimo acima, você é muito cara de pau, para começar o Borini nunca prometeu coisa alguma a alguém, nunca disse esse negócios que nunca terão cargos comissionados, isso já existe há muitos anos em Birigui e a maioria dos cargos comissionados são de pessoas que já trabalhavam na prefeitura. Quanto ao cunhado, o que fiquei sabendo que ele foi exonerado do cargo....pessoa responsável é assim, o cunhado errou, pagou pelo erro e ninguém ficou abafando e nem passando a mão na cabeça
ResponderExcluirIsso quer dizer que você nunca foi em um comício que elê fez.Todo mundo sabe que sempre existiu, se votei no Borini foi por ter assistido aos comícios. Falava também que imagine os funcionários da prefeitura ganha em um mês o que os meus funcionários ganham em 15 dias. Meu voto nunca mais.
ResponderExcluir