Últimos Artigos
recent

Troco meu voto por um DVD pirata!

Nilson Alves de Souza - Um Asno
Eu tenho o privilégio de conversar com pessoas de diversas classes e variados bairros de minha cidade, ainda que não façam a menor ideia de quem seja o Asno ou o que ele escreve (também não entro no assunto, já tenho problemas demais). Já conheci vários candidatos  postulantes ao cargo de vereador em Birigui e o que me surpreende é que quase todos tem uma visão romântica quanto ao eleitorado biriguiense. Muitos exaltam a evolução da democracia nos últimos anos e o quanto as pessoas se politizaram desde então. Confesso minha decepção, mas não surpresa! Assisti, não calado, a 16 (pasmem!), tentativas de venda de voto por parte de eleitores, só durante esta semana. As razões são muitas e as justificativas, quase convencem, mas na verdade tratam-se de criminosos que desrespeitam o artigo 299 do Código Eleitoral. Quando os alertei de que poderiam ser presos por tal ação, rasgaram o dicionário de ofensas e me trataram como leproso entre os sadios. Pior, repetem a mesma ação contra outros candidatos menos inclinados a respeitar a lei, já antes mesmo de serem eleitos! E conseguem!!!

Há sim eleitores conscientes em Birigui e seu número já é respeitável, portanto, cuidado candidatos! mas quem elege mesmo é a quantidade e esta se encontra na grande turba dos que estão nem aí para o bem comum. Prezam sim, pelo benefício próprio e imediato. Ainda outros declaram e incentivam a alienação pregando o voto nulo "consciente", já escrevi que esta interpretação errada do texto da lei não anula eleição coisa nenhuma. Conversei ainda com eleitores que depois de uma rápida conversa com vereadores em exercício e diante de propostas (que não foram "lembradas antes") para os próximos meses, se tornaram fanáticos defensores da "causa". A bem da verdade, esta eleição só começará a se definir na quinzena que antecede o pleito.

Teremos um número recorde de candidaturas ao cargo de vereador, primeiro porque, de maneira sórdida, os mal intencionados da câmara providenciaram o aumento descarado de mais seis cadeiras, segundo porque, inteligentemente os partidos se encarregaram de engordar as candidaturas para ajudar no cálculo do Quociente Eleitoral, e por último e pior, porque tem muita gente interessada em mamar nas tetas abundantes que se mantêm tentadoras aos que não se encaixam nem como bons funcionários, nem como autônomos produtivos e nem como bons pais, amigos, ou qualquer coisa que o valha.

Esta é a eleição mais importante para Birigui nos últimos 30 anos e tem tudo para ser um desastre, caso o comportamento do eleitorado não se altere até as eleições. Poucos conhecem o potencial extraordinário que esta cidade possui, não só por sua localização geográfica privilegiada (privilegia a logística), não só pela qualidade operacional e intelectual de sua população (exportamos muitos nomes célebres para outras regiões), não só, ainda, pelo potencial de desenvolvimento e evolução da qualidade de vida, mas principalmente porque precisa de muito pouco para ter sua economia segura e capaz de elevar a renda local. Mais do que nunca, uma visão empreendedora (séria) pode nos colocar entre os melhores municípios da União e todos os candidatos atuais conhecem esta necessidade. Resta saber qual deles terá o apoio (não só a vontade) e a determinação de fazer o que é necessário e não o que agrada aos olhos. Chega de perfumaria, nossa cidade precisa desenvolver sua população para crescer mais e melhor.

4 comentários:

  1. Poucos conhecem o potencial extraordinário que esta cidade possui, não só por sua localização geográfica privilegiada (privilegia a logística), não só pela qualidade operacional e intelectual de sua população (exportamos muitos nomes célebres para outras regiões), não só, ainda, pelo potencial de desenvolvimento e evolução da qualidade de vida, mas principalmente porque precisa de muito pouco para ter sua economia segura e capaz de elevar a renda local.

    Tem razão em suas palavras, vi isso em Euclides da Cunha em seu livro A Margem da História.
    Quanto a compra de votos, isso é abominável, eu na qualidade de candidato não pratico e condeno com veemência tal compactuação do próprio eleitor.
    Não quero vender 4 anos por um DVD, isso é mais abominável do que a usurpação da mais-valia...

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Fazendo uma pilhéria... Troco um voto por um Asno...

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente concordo com suas palavras, embora, nos cause certa revolta e asco, nas eleições anteriores, me pediram, fraldas, panela de pressão, dinheiro para pagar a conta de luz, dinheiro para tomar guaraná na porta da fábrica no horário de almoço..enfim...esses são alguns dos itens que lembrei ok... Penso eu que não fui eleito porque não atendi aos pedidos dessas pessoas. A pergunta que gostaria de deixar aos leitores deste blog é: O que é preciso ser feito para extirpar de vez essa prática nefasta que prejudica a Democracia? (Todos dizem que é Cultural) que justificativa mais estapafúrdia e insensata.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente concordo com suas palavras, embora, nos cause certa revolta e asco, nas eleições anteriores, me pediram, fraldas, panela de pressão, dinheiro para pagar a conta de luz, dinheiro para tomar guaraná na porta da fábrica no horário de almoço..enfim...esses são alguns dos itens que lembrei ok... Penso eu que não fui eleito porque não atendi aos pedidos dessas pessoas. A pergunta que gostaria de deixar aos leitores deste blog é: O que é preciso ser feito para extirpar de vez essa prática nefasta que prejudica a Democracia? (Todos dizem que é Cultural) que justificativa mais estapafúrdia e insensata.


    Vou dar uma resposta minha: Financiamento público de campanha.
    É uma forma de impedir o abuso do poder econômico...

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.