Últimos Artigos
recent

Agora sim!!! É justo dizer: temos uma Herança Maldita


Herança Maldita - Um Asno
Tão logo assumiu a presidência, Lula declarou ter recebido do governo FHC uma herança maldita. Uma bazófia que encontrou a insatisfação dos brasileiros devido aos dois últimos anos de mandato de seu antecessor, mais preocupado com a sucessão do que com a manutenção do governo, e que foi assombrosamente aceita sem questionamentos. Governou oito anos sob os ventos desta herança sem introduzir absolutamente nada de novo e sem promover as reformas necessárias para garantir a durabilidade segura do desenvolvimento (aumentar o Bolsa Família não vale gente!). Se apossou de conquistas únicas como se fossem possíveis apenas devido a sua aventura política e não pelo amadurecimento de anos de outras políticas, inclusive do ex-presidente Collor (vejam só). Meses atrás ouvi a presidenta Dilma afirmar que estávamos ainda respondendo por tal herança maldita, mas dez anos se passaram, uma política econômica séria leva anos para se estabelecer e dar resultados (coincidentemente no governo Lula). Pedro Malan, a quem reservo meus parabéns por ter sido um excelente ministro, chegou a dizer que o trabalho com o plano real deveria ser constante e que o país poderia ver seus frutos entre oito e vinte anos! A cascata da Dívida Externa rende até hoje e ainda tem gente com coragem de esfregar números não oficiais na minha fuça! Pois leiam o artigo sobre o pagamento da dívida, vejam como foi a manobra e entendam porque quase 6% do PIB está comprometido com o pagamento de juros da Dívida Interna. E os números são oficiais, pô! Gerados pelos próprios órgãos deste governo, nada de valores furados produzidos por blogs lunáticos dos Capitães do Mato do lulismo!
Herança Maldita - Um Asno
Não faz muito tempo e o próprio governo teve de admitir porque não pode aplicar 10% do PIB na educação e a razão principal é o comprometimento com os juros pagos com a Dívida Interna. Ah! Mas a Dilma reduziu os juros! Lógico, uma bengala eficiente para que o próprio governo controle os juros que paga, mas para a famosa "nova classe média", na prática, nada mudou! Procure o gerente de sua agência bancária e busque aquele sorriso "só é bom para o banco se for bom pra você"!
Sempre que alguma dificuldade se mostrava a Lula durante seu governo, tratava logo de recorrer a tal Herança Maldita do governo tucano, mas vejam só... Com a revisão dos planos de investimento da Petrobrás para os próximos cinco anos porque as metas anteriores eram irrealistas e porque os projetos eram aprovados a esmo, etc., o mantra da herança começou a mudar de lado. Esse foi o primeiro sinal! Lula era o presidente dessa fase de irrealismo, mas Dilma foi ministra das Minas e Energia e, portanto, chefe da Petrobras durante uma parte desse período. Durante todo o mandato de Lula, foi presidente do Conselho de Administração da empresa, só sendo substituída por Guido Mantega (tenho o que falar dele também, mas fica para outro post), quando saiu para se candidatar à Presidência da República. (Sem contar sua responsabilidade como principal ministra do governo, ao comandar a Casa Civil de 2005 a 2010).
Herança Maldita - Um Asno

Há mais para se queixar de herança maldita (do PT é claro), e a mais transparente nos últimos dias é na área educacional. Só que aí o governo sofre calado para não prejudicar o candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando HaddadContudo, provavelmente refletindo a greve dos professores universitários, que além de reivindicarem um plano de carreira, propugnam também por melhores condições de trabalho, a presidente Dilma baixou um decreto, pouco comentado esta semana, tornando mais rígidas as regras para aberturas de novas universidades públicas federais: “A implantação de novas unidades de ensino e o provimento dos respectivos cargos e funções gratificadas dependerá da existência de instalações adequadas e de recursos financeiros necessários ao seu funcionamento”. Putz! precisava de um apocalipse nas universidades para alguém notar que isso é essencial?

Com certeza vamos celebrar muito o derramamento de verbas para os municípios durante a campanha eleitoral que já começou. Nesta cidade de Birigui, até informes foram entregues à população para divulgar quanto o governo federal enviou para o município. Só esqueceram de dizer que o montante abençoado, R$ 20.384.865,15, não chegou a 2 % do R$ 1.199.526.007,66 pagos em impostos pelo município no período. (aos que gostam de criticar meus números sem pesquisar: o primeiro foi fornecido pelo próprio PT e o segundo é do TCU, peixe...).

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.