Últimos Artigos
recent

Birigui dá sua contribuição aos protestos com o que a democracia tem de melhor!

Manifestações em Birigui - Um Asno
Nestes 448 dias que venho escrevendo nesse blog, tive o privilégio de acompanhar e registrar muitos fatos históricos, inclusive na cidade onde resido, por enquanto! Hoje, 22/06/2013, desde às 10h, centenas de pessoas justificaram sua condição de brasileiros comparecendo ao ato programado pela rede social Facebook. A manifestação concentrou pessoas de todas as idades e ideologias e se estendeu até bem perto das 14h, quando começou a se diluir, mantendo alguns manifestantes na praça Dr. Gama.
 
O ato que acompanhei em Birigui foi bonito, civilizado e inspirador. No melhor exemplo de como deve ser uma democracia, reuniram-se em um mesmo lugar, ciclistas, petistas, funkistas, pecedobistas, anarquistas, radicais e até paranóicos! Fui confundido duas vezes como um olheiro desfarçado da polícia! Tem dó... Mas, adiante! As pessoas que tomaram a Praça Dr. Gama, no centro da cidade, e depois seguiram em marcha até chegarem ao Paço Municipal, gritavam palavras de ordem contra tudo o que lhes indignava. Nenhum incidente manchou a beleza de ver a multidão reúnida, mesmo com divergências de pensamento entre elas. Apenas um garoto, talvez imaginando que enrolar uma camisa na cabeça pudesse dar um toque maior a sua indignação, recebeu em coro o pedido para que não procedesse durante a manifestação com aquele visual, já que, como brasileiros, todos estavam dispostos a mostrar sua face para que a mensagem fosse recebida.
 
Neste ato, vi a maturidade de quem entendeu o que realmente é a democracia e vi como todos contribuíram para o sucesso da manifestação compartilhando ao ar livre, e não mais on line, suas mensagens e suas ideias. É claro que houveram presentes aqueles que não tinham a menor ideia do que o ato em si representava, mas ninguém se atreveu a prejudicar o que foi antecipadamente organizado e que contou com a adesão e cumplicidade de todos. Conversei com pessoas de diferentes pontos da cidade, enquanto, o protesto evoluia pela rua Saudade e retornava pela rua Barão do Rio Branco em direção a rua 9 de julho e, finalmente, ao paço.
 
No bairro Tereza Maria Barbiere, encontrei pessoas indiferentes ao que ocorria, como também quem nem sabia do que se tratava. Também alguns alheiros no Jardim América e Santo Antônio. Poucos, é bem verdade, mas ainda assim, alheios. Ao menos um comerciante esteve apreensivo porque ocorreram boatos de que haveria um ato similar saindo da praça do Cristo e ele temia que ocorressem aqui, vandalismos como os que assistiu na televisão. Poucos ignoravam que o ato estivesse ocorrendo em Birigui e outros, no centro, queriam muito tomar parte do movimento, mas estavam presos ao compromisso do trabalho.
 
Tenho orgulho de ter registrado esse evento, mesmo recebendo algumas críticas ao que escrevo. Numa democracia, não poderia ser diferente. Parabéns aos manifestantes de Birigui! Parabéns aos jovens (e velhos) que conseguiram, não só reunir, como também, manter organizadas as pessoas.

Um comentário:

  1. Dia 06/08 será apreciado na Câmara Municipal de Birigui o projeto do Executivo que prevê o retorno da Secretaria Municipal de Cultura, a criação do Fundo Municipal de Cultura...
    Isso é parte integrante do processo democrático...
    A SECULT é uma necessidade histórica, sua extinção um erro crasso...

    Renato Gomes dos Reis

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.