Últimos Artigos
recent

Manifestações no Brasil: Comento a nota do excelentíssimo, bajuladíssimo e condenadíssimo, senhor José Dirceu!

Movimento Passe Livre - Um Asno
Eu avisei que neguim ia fazer de tudo pra aproveitar em seu favor o que a molecada tá fazendo. Vamos a nota publicada no Blog do senhor José Dirceu. Lógico! Afinal, de terrorismo ele entende muito. Comentarei os parágrafos, conforme o meu estômago permitir.

O dia de ontem marcou uma inflexão não nas manifestações, que continuam no mesmo ritmo e crescendo, pacíficas, com uma agenda ampla, com participação variada, incluindo desde movimento como o Passe Livre até anarquistas, punks, jovens de classe média e da periferia, profissionais, entidades estudantis, movimentos sociais e populares, movimentos culturais e de protesto e luta de todos os tipos e das redes.
Tá! Esqueceu-se de umas "depredaçõezinhas", uns "vandalismozinhos", uns "saquezinhos", mas tudo bem! Adiante!

A novidade, para pior, foi a tentativa de virar o movimento contra o PT e seus governos, de levar para dentro do movimento temas ausentes. A tentativa de dar uma guinada no movimento conta com a cobertura – como não poderia deixar de ser – da mídia, a mesma que pediu repressão contra “os vândalos e baderneiros” e foi atendida. Foi a mesma repressão típica das ditaduras. O repúdio a essa repressão foi uma das principais razões das manifestações gigantescas de anteontem.
Acho que a antena de TV do Zé não capta as mesmas imagens que a minha... Só vi a televisão elogiando até à náusea tudo o que acontecia e ainda pregando o relho na polícia. Agora... Cá pra nós! Que conversa é essa de que a mídia é que está tentando virar o movimento contra o PT? São os próprios organizadores que pedem que as bandeiras do partido sejam enroladas e não permitem que sejam mostradas durante as manifestações. Tem muita gente do PT no movimento, mas também tem gente "bragarai" que está, sim, desiludida com o partido. E olha que também não são fãs dos partidos de oposição ao PT!

O problema, para a mídia, especialmente a Globo, é que ela é alvo das manifestações. E pior, a Copa é sua principal fonte de receita.
Tô cagando pra Globo! Não assisto mesmo! Nem jogo de seleção eu acompanho!

O mais grave foi a retirada ontem de propósito da Polícia Militar da cidade de São Paulo e a depredação da sede da Prefeitura e os saques na avenida Paulista e em outros locais da cidade por grupos organizados, que podem ser identificados pelas autoridades.
Ah vá! Cê queira o quê? Que os soldados botassem a cara pra apanhar dos initiliquituais de novo?!

E mais grave ainda foram as TVs Record e Globo, sem nenhum pudor, depois de exigir repressão e desqualificar os protestos, de tentar virar e se apoderar os movimentos e transformá-los em atos políticos contra o governo.
Intão... A Globo eu até entendo porque o que botam na cabeça do povo contra essa emissora não é brincadeira. Na maior parte ela merece mesmo! Mas a Record? Aliadíssima dos condenados do mensalão! Rede que o chupeta das ideias do Marcelo Rezende não parava de babar elogios sobre o movimento? Num foi tiro no pé não, Zé?

Frente a essa nova realidade, cabe ao PT e todos que apoiam e acreditam no nosso projeto político, e mesmo os insatisfeitos e críticos, cerrarem fileiras na defesa da democracia, já que não podemos vacilar.
Sei...

O que está em jogo é a democracia, ameaçada não pelas manifestações pacíficas – onde muitos setores legitimamente são de oposição e críticos do governo –, protestando contra a Copa, por melhores condições de transporte e vida, por mais educação e saúde, contra a corrupção, contra o atual sistema político.
Lá vem o golpe!

O que, sim, nos importa é a tentativa de usar e dirigir as manifestações não apenas contra os governos do PT, mas também para desestabilizar, repito, a democracia brasileira.
O golpe tá chegando!

Só há uma maneira de responder a essa tentativa que nos remete ao passado, quando a mídia manipulava movimentos de protestos contra governos de esquerda de democráticos: ir para as ruas e ao mesmo tempo atender as demandas das ruas, aprofundando as reformas e as mudanças no país. Mudando radicalmente a política de transportes e de mobilidade, de ocupação do solo, fazendo uma reforma tributária para destinar mais recursos para a saúde e a educação, saneamento, transporte, lazer e cultura. Para inverter o caráter regressivo e injusto, social e regional de nosso sistema tributário, no qual quem ganha menos paga mais, um resquício do passado.
Tá demorando, mas ele chega lá! Calma!

E também fazendo a reforma política, acabando com o predomínio do dinheiro nas campanhas, bandeira pela qual o PT solitariamente tem lutado.
E olha o golpe aí, gente! O que foi que eu escrevi ontem? Tá aqui, ó: link! Mas nem esperaram um pouquinho pra disfarçar! É isso mesmo! Vamos todos pautar o Movimento Passe Livre com o sonho do PT e sua famigerada Reforma Política. Aquela aberração que muita gente se esforça pra convencer que reduziria a corrupção, mas esquece de avisar o principal: rancaria mais dinheiro do povo pra garantir as campanhas dos pilantras.

Avançar, e não recuar, no modelo de desenvolvimento, não aceitando em hipótese alguma a volta às políticas neoliberais em que o mercado e o rentismo – e não a nação, o Estado e o povo – são os beneficiados do crescimento e da riqueza.
Falou bonito, não significou nada, não deixou de alfinetar os adversários e ainda fez o seu merchandising para empurrar a Reforma Política pro debate. Esse é o cara!

Encerro
José Dirceu também escreveu em outro artigo o trechinho a seguir: "Milhares de brasileiros estão nas ruas em manifestações de protesto e a oposição, coitada, não entendeu nada até agora (tudo bem o governo também não! - esse trecho é meu!). Continua falando as mesmas coisas, achando que os protestos são contra a inflação sobre a qual ela torce para que haja descontrole. E as ruas nem falam sobre inflação". Verdade, rapá!! Uma falha grotesca desse movimento, tsc, tsc. Pode deixar que eu vou dar a dica pra eles. Mas!! Tem essa manifestação aqui embaixo, ó! Espia só que bunita!
Movimento Passe Livre - Um Asno

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.