Últimos Artigos
recent

Minha Queixa! O que fizeram com a Cultura em Birigui?

Vamos lá... Embora eu esteja "exageradamente" satisfeito com o que vem sendo feito com a educação municipal (e só com ela, pois tenho duas filhas e uma ainda está na rede municipal), e ai, não sei até onde é mérito da administração atual, da Secretária Sônia Regina Guaraldo, ou ainda do Lula e da Dilma! O fato é que está excelente e tenho de registrar minham satisfação.

Contudo, é na cultura que esta administração derrapa! Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Já informei aqui antes que desaprovo a administração atual quanto a extinção desta secretaria (concordei até com um comentário anônimo que resolvi permitir no site), e imaginem só... com todas as pessoas com quem falei nos últimos seis anos foi unânime!

Não sei o que o Sr. Marco Rogério Tinarelli entende por cultura e sei menos ainda se o descaso está relacionado a sua competência ou seria mais diretamente ligado ao desprezo que o prefeito Wilson Carlos Rodrigues Borini nutre pela pasta. O que sei é que esta maravilhosa cidade sempre contou com excelentes companhias de teatro (algumas premiadas, mas representando outras cidades), sempre teve iniciativas em bloco de diferentes manifestaçções e sempre dependeu de iniciativas privadas ou de instituições como o SESI e o SESC.

Vamos ao que nosso Departamento de Cultura oferece:

O Departamento de Cultura da Secretaria de Educação oferece à população a oportunidade do aprendizado gratuito de várias atividades artísticas: Violão Popular, Canto Coral Infantil, Juvenil e Adulto, Instrumentos de Sopro e Percussão (Banda Marcial), Pintura em Tela, Biscuit, Cartões, Decoupage e Capoeira.


Realiza o Projeto “Cultura nos Bairros” que leva oficinas gratuitas de Violão, Percussão, Técnica Vocal, Artesanato em Papel e apresentações da Banda Marcial para os bairros mais distantes. (quem viu me conte a experiência)
O Departamento de Cultura também é responsável pelo agendamento de eventos culturais em Praça Pública e pela organização dos Desfiles de 7 de Setembro e do Aniversário da Cidade.

“Através das artes, acreditamos que os cidadãos podem se tornar seres humanos mais sensíveis e desenvolverem o espírito de grupo, onde o relacionamento é saudável e cooperativo”.
O Departamento de Cultura também é responsável pelo agendamento de eventos culturais em Praça Pública e pela organização dos Desfiles de 7 de Setembro e do Aniversário da Cidade.
“Através das artes, acreditamos que os cidadãos podem se tornar seres humanos mais sensíveis e desenvolverem o espírito de grupo, onde o relacionamento é saudável e cooperativo”.
“Através das artes, acreditamos que os cidadãos podem se tornar seres humanos mais sensíveis e desenvolverem o espírito de grupo, onde o relacionamento é saudável e cooperativo”.



A Corporação Maestro Antônio Passarelli faz apresentações musicais aos domingos, na Praça Dr. Gama, tendo como principal público as famílias. (minha filha menor adora, pelo menos não toca mais He-man)

São programados os “Domingos Culturais na Praça Dr. Gama”, com apresentações de Bandas, Grupos de Dança, Duplas Sertanejas, Exposição de Artesanato e Praça de Alimentação. (????)

Realiza projetos musicais e artesanais nas Escolas Municipais: Projeto de Canto Coral “Vox Unus”, Projeto de Fanfarra “Fanfarrando” e Projeto de “Artesanato em Papel”. As Exposições de Artes Plásticas são realizadas quinzenalmente no Centro Cultural de Birigui com temas diversos, reproduzidos em telas com as mais variadas técnicas por diferentes artistas plásticos da cidade e região.

Maravilha! Onde está o fomento as iniciativas locais de artistas independentes? Onde está a manifestação popular através das artes?? Onde está a criação e organização de festivais e eventos que promovam os artistas locais?? Isso me faz lembrar o dia em que uma certa Cia de Teatro de Birigui (nem sei se ainda está na ativa) recebeu um sonoro NÃO da então Secretária Terezinha Lot Zin quando propuseram, em parceria com o SESC, promover uma semana de espetáculos gratuitos de teatro no prédio (na época abandonado) do antigo Cine São Nicolau (Lembram!? Sabem onde fica??? Ou ficava? Pois é, cultura!). A saudosa Secretária afirmou na época que "a população de Birigui não comporta esse tipo de coisa. O povo não tem cultura pra isso!" (Ah! Isso eu não ouvi dizer, estava na sala quando foi dito).

À propósito, o evento foi realizado no peito e com todo o mérito para os integrantes da Cia de Teatro que moveram montanhas (e pessoas contrariadas) para nos brindar com um fenômeno. As filas eram imensas e o público saiu maravilhado. (até o esposo da Secretária na época foi assistir aos eventos, ela eu não vi). O resultado dessa "provocação" é que hoje nós temos o Teatro do SESI!

Então, se o que tem para a cultura é o que está ai, só posso entender que as pessoas responsáveis não sacam nada de cultura ou, não sacam nada de Birigui!!

Comentem com moderação, por favor!

3 comentários:

  1. Eu toco na coeporação Antonio passarelli e sou musicista independente, não sou de Birigui, mas já notei a falta de incentivo aos músicos da cidade. Uma vez eu propus para algumas pessoas que conheço da área musical à criar um site para postar vídeos dos cantores/bandas que não são conhecidos na cidade e também levei um não direto sem nem terminar de concluir minha idéia, para eles é fácil negar um pedido desses mas e para os novos músicos??? na minha opinião falta de companheirismo da classe!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com sua ideia. Acho uma forma válida de tornar conhecidos bons trabalhos de vários artistas, não só de Birigui. Hoje a rede tem mostrado bons resultdos para muitos amadores desconhecidos. Vou pensar nisso...

    ResponderExcluir
  3. Falta cultura, falta de incetivo ao esporte, etc.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.