Últimos Artigos
recent

Eu voto em Sandra Pontes!

Sandra Pontes, Maçaru Umeta, Maria Inês e Tiana - Um Asno
O Voto "é uma manifestação de vontade ou preferência que fazem os participantes de uma eleição ou assembleia". Assim se define aquele momento singular que a todos é garantido no momento em que nos colocamos diante daquela maquinazinha com um painel e botões. Pessoas apanharam, outras morreram para conquistar esse direito assistido a todo cidadão livre. No Brasil é obrigatório, mas de outra forma não funcionaria em virtude de nossa imaturidade ao lidar com a democracia e a liberdade.

Durante essa semana tive de explicar mais de uma vez porque decidi apoiar um candidato, cuja vice não é uma pessoa com forte destaque em nossa cidade. Bom, tenho de admitir que, no meu ponto de vista, até nisso ele acertou! Não do ponto de vista do marketing político, mas olhando a eleição como um evento ecumênico. Lá vem você meter a religião no meio!! Não se trata disso... A palavra ecumênico tem sua origem no vocábulo grego oikoumene. Este, por sua vez, é derivado da palavra oikos, que significa casa, lugar onde se vive, espaço onde se desenvolve a vida doméstica, onde as pessoas têm um mínimo de bem-estar. Em nosso breve histórico de democracia, está mais do que claro que as pessoas, no caso eleitores, estão mais propensas a escolher representantes graças ao paradigma do "herói". Buscamos nos outros, qualidades que acreditamos que nos faltam. Por isso a decadência de se dar tanta audiência a programas estúpidos como os Reality Shows.

Queremos pessoas que nos inspirem, nos impressionem com uma imagem ideal externa a nossa realidade. Mas, quem quer que nos represente, tem de ser "da casa". Com isso quero dizer, que conheça nossas crises como nós as vivemos, que tenha seus ideais e suas fraquezas como nós as temos. Não elegemos superseres com poderes especiais, elegemos indivíduos que, por melhores intenções que possuam, podem estar afastados de nossa realidade, seja por sua condição financeira, social, ou intelectual. Meu voto, na condição de minha opinião, refletindo-a, é uma aposta naquilo que não é o convencional para os moldes clássicos de nossa política. Líderes buscam nos seduzir com palavras firmes, imagem photoshópica e autoconfiante. Além disso, escolhem como vices indivíduos que possam lhes emprestar ou transferir votos devido a sua popularidade. Nada contra, até acho que alguns concentram mais qualidades do que os candidatos em si, como é o caso do PT de Birigui.

Contudo, neste pleito, escolho investir no que considero realmente uma inovação. Um candidato com sua própria biografia, que responde e justifica sua candidatura, e que convida uma mulher que, por sua simplicidade, nunca chamou a atenção. Se Sandra Pontes passou despercebida pela sociedade biriguiense nos últimos anos, não foi por falta de qualidades ou aspirações. Como muitos de nós, anônimos que somos para todo o resto, que produzimos, protagonizamos nossos papéis ante a sociedade, respondemos a nossas responsabilidades e encaramos nossos desafios como pais, mães, professores, servidores públicos, industriários, comerciários, etc, etc, etc... - Sandra bem poderia ser a prova de que nós, seres humanos comuns, também podemos e devemos contribuir e participar de toda iniciativa que nos proporcione a oportunidade de melhoria contínua.

Tenho centenas de razões para não escolher o candidato preferido de meus leitores (já justifiquei todas em meus artigos, basta uma pequena pesquisa no blog), tenho uma só razão para não escolher Barnabé (também já justifiquei), tenho apenas uma recomendação de Nelson Rodrigues ao jovem candidato do PT e seu aliado do PCdoB - Envelheçam logo! - e tenho apenas uma razão para me posicionar e declarar meu apoio ao meu candidato escolhido: sua história. Se ele escolheu Sandra Pontes para ser sua vice, escolheu os bairros, escolheu a todos que temos nossa voz suprimida por não estarmos filiados a partido algum. Sendo assim, eu voto em Sandra Pontes.

18 comentários:

  1. Mesmo sem Pontes ou Pedras angulares, vou de Escodeiro...

    ResponderExcluir
  2. Olha eu fico o dia todo em Araçatuba, mas moro e venho dormir em Birigui, mas quero opinar sobre meu voto para prefeito.Eu vou votar no cara que tem mais experiência na política e na administração pública, e no cara que conhece até as "tia do café" das secretarias de estado(lugar onde prefeito tem que ir buscar verbas para o município) e esse cara é o ROQUE.

    ResponderExcluir
  3. Esse prof. Renato tem o direito de declarar seu voto também, pois é democratico, mas eu estou percebendo que as vezes em que se manifesta é para se mostrar como candidato, está fazendo propaganda de graça no blog do Asno. Que feio em professor?
    Quanto ao Sr. Pedro declarar seu voto ao Roque respeito também, mas por todos esses anos e conhecimentos que seu candidato adquiriu em tanto tempo como nosso representante ficou muito aquém do poderia trazer para nossa cidade. Pois conhecer desde a tia do café até o mais alto escalão da política, se trata de pessoa carismática e educada, isso todos nós deveríamos ser, não tem nada a ver com competência, são coisas distintas. Agora, vamos falar de verbas. Buscar verbas qualquer representante de um Município, Estado vai,eu também vou, é simples assim!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo aí de cima, você queria que o ROQUE te desse um carro ou aumentasse sua aposentadoria?????? Você antes de falar, vá pesquisar, ou você é bode e repete o que meia dúzia falam???? Se ele não fosse bom não seria eleito 06(seis) vezes deputado, SEIS....anotou? ROQUE é deputado de atacado e não de varejo: 1)diminuiu o ICMS de 17% para 7% na industria do calçado, preservando o emprego de milhares de trabalhadores no estado de São Paulo, talvez seu e da sua família ou a sobrevivência da sua empresa; 2) Instituiu a lei que determina e disciplina o sorteio das casas do CDHU para os trabalhadores, pois antigamente prefeito é quem dava as casas para quem ele quisesse; 3) Instituiu a lei nas escolas estaduais a obrigatoriedade da disciplina que previne e combate as drogas entre os adolescentes.Numa outra oportunidade eu falo mais o que ele trouxe para Birigui e o estado todo de S. Paulo.Grato!!!!È ROQUE, 14, viu??????

    ResponderExcluir
  5. Caro "Berra Bé", fã incondicional de Roque Barbiere, reveja suas fontes, pois o deputado nada teve a ver com a desoneração do ICMS que veio mediante decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmim, nem tampouco a disciplina no sorteio das casas do CDHU. Tá parecendo a notícia da emenda para a duplicação da rodovia. Aguardo sua lista com as coisas maravilhosas que o deputado trouxe para Birigui.

    ResponderExcluir
  6. Em tempo, as 06 (seis!!!) vitórias do deputado só demonstram que cerca de 94 mil pessoas (grande parte ao menos), esteja tão equivocada com as declarações malúficas (fiz, isso, fiz aquilo...) de Roque que acreditam realmente naquilo que ele fala, mas não tem como provar. Matérias jornalísticas com suas declarações não são prova de nada, apenas registro das mesmas. Pesquise junto a Assembléia Legislativa de São Paulo e veja por sua conta a lista de todos os 94 projetos do deputado, aproveite e busque também a lista de emendas elaboradas pelo mesmo e me aponte onde surge o nome do município de Birigui. Ainda aguardo a lista com as maravilhas que o deputado produziu em seus mais de 20 anos como deputado por nossa região.

    ResponderExcluir
  7. Vou ajudar o nobre eleitor de Roque Barbiere, basta apenas um item com o número do projeto ou emenda feita pela deputado, não precisa ser lista.

    ResponderExcluir
  8. Caro Pedro, não vou trocar opiniões com você, pois está equivocado, mal informado e cego. Nosso papo vai do nada pro lugar nenhum, mas te perdoo.
    Agora pro perdão ser bem perdoado, que tal você parar de babozeiras e mostrar com consistência o que você tá escrevendo?
    Fato importante. Aceito o carro e a aposentadoria, mas não voto no Roque.

    ResponderExcluir
  9. Caro anônimo aí de cima. Ninguém está equivocado não, vocês tentam mas não conseguem denegrir a imagem do ROQUE, o culpam por não trazer verbas do estado, a verba não vem porque o prefeito fica com a bunda colada, não corre as secretarias do estado.Olha o secretário municipal dele da industria, comércio e agronegócios(que nome pomposo), diga o nome de uma única indústria de porte que ele trouxe para Birigui, só um nome por favor!!!!!Foram 08 anos e nenhuma!!!!Isso é administração perfeita??????? É administração cosmética, faz um recape ali outro ali de novo no centro, põe tinta branca no asfalto(no centro só), compra uns caminhões e máquinas com dinheiro do BNDES(e desfila) e no ano de eleição reforma uma praça.Tudo o que um bom marqueteiro pede, por fora lindo, por dentro pão bolorento.Vocês se acham!!!! Pensam que são intocáveis!!Para mim são boçais e néscios!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Pedro Berra Bé29 julho, 2012 23:42

    Sr. Asno, o que postei aqui é o que está escrito no site da ALESP, se no site da assembléia eles mentem, aí também posso não acreditar no que o Sr. posta aqui.Agora sobre a redução do ICMS no calçado, ROQUE assim como deputados de Franca(cidade onde se fabrica calçados também) intercederam junto ao Governador Geraldo e o secretário da Fazenda Sr. Guardia, na época, e conseguiram a redução, isto é fato.Na assembléia está postado isso:

    "Advogado e professor de educação física, Roque Barbiere foi vereador em Birigui de 1983 a 1988, ano em que se elegeu vice-prefeito da cidade. Está cumprindo seu sexto mandato consecutivo de deputado estadual. Foi 3º secretário da ALESP nos biênios 1997-99 e 1999-2001 e 1º vice-presidente no biênio 2003-2005. É autor da lei que insere no currículo escolar público o ensino de noções básicas de prevenção e combate ao uso indevido de drogas, da que torna obrigatório o sorteio entre os inscritos das casas financiadas pela CDHU e da que regulamenta a doação de órgãos para transplante no Estado. Foi membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa".

    ResponderExcluir
  11. XIIIIIIIIIII. Começou ficar nervoso.
    Caro Zé Pedreiro, com todo respeito. Ninguém quer denegrir a imagem do seu candidato. Apenas dizer que o Sr. Roque não é tudo aquilo como deveria ser nesse tempão em que confiamos nele como Deputado, por isso queremos mudanças. Sobre o atual prefeito, não se preocupe está acabando.
    Agora chamar quem lê o blog do Asno de estúpido, grosseiro,ignorante, incapaz. Oh loco meu, tá apelando.

    ResponderExcluir
  12. É asno quem não vê que teve gente que vendeu voto e divulgações no blog.

    ResponderExcluir
  13. Enquanto o blog nao era tendencioso estava ótimo, agora fica que pelo menos até a eleição será para fazer campanha para um candito, oque é uma pena pois sou admirador dos textos.

    ResponderExcluir
  14. KKKK, gozado, com dezenas de pessoas fazendo apologias aos seus candidatos em meu Blog, o único que não pode declará-lo sou eu!!! Isso não faz de mim tendencioso, meus artigos sobre os candidatos seguirão a mesma linha, aliás, foi justamente por isso que escolhi esse candidato! Deixei o espaço livre e todos estão fazendo uso dele com suas razões. À propósito tenho mais a dizer sobre algumas questões, mas por hora me limito a responder o seu comentário. Para o meu amigo "Berra Bé", eu acompanhei na ocasião da proposta que resultou no decreto do ICMS e isso partiu da organização dos empresários do setor, juntamente com entidades como a Abicalçados, Roque e outros deputados, obviamente foram convidados para as fotos, tal como na ocasião do anúncio da duplicação da rodovia. Afinal, ele é o nosso representante e sempre terá a preferência nos eventos que dizem respeito aos nossos interesses. Isso é natural na confraria política, mas você tem razão sobre o sorteio, não que seja ideia originária dele, mas a razão deve ser dada quando de direito. Sobre o texto da Alesp, que trata de sua apresentação, não li só este, li todos os 94 projetos e as moções do deputado e até agora tento entender as maravilhosas conquistas que Birigui teve com seus seis mandatos. Além do mais, me referi a textos oficiais (projetos, emendas, moções, etc), não a currículo de apresentação. Isso é de responsabilidade de seus assessores, documento oficial é outra história.

    ResponderExcluir
  15. Caro Anônimo que disse em 30 de julho de 2012 00:18
    "XIIIIIIIIIII. Começou ficar nervoso". Nervoso quem fica é seu patrão coroné, ele que ameaça repórter e fala que funcionário público é tudo vagabundo. Eu tô "carminho" demais!!!!!! Você, tenho certeza recorreu ao "pai dos burros" para saber o que é ser boçal e néscio!!!!! Viu como caiu certinho para você os adjetivos, foi como calçar uma meia, você foi lá e confirmou no "Aurélio", vestiu como uma luva.É o que você aprendeu na escola do patrão coroné!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Respeito aqui, quem me respeita, pode olhar todos os meus posts aí para cima.Quem me trata de "vagabundo, de bosta, de pau mandado" são vocês, os que se acham intocáveis.!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Meu caro amigo Zé. Quem disse a você que eu tenho patrão? Como está mau informado.
    Quanto ao meu grau de conhecimento, esta informação é irrelevante, pois neste blog não se discute grau de escolaridade. Mas como pode perceber é para pessoas que queiram defender suas idéias com no mínimo de fundamento, e isto percebe-se bem claro que está muito aquém do seu nível de entendimento, pois fica só esbravejando, fazendo beicinho de magoado e substimando a inteligência alheia.
    No mais, se tivesse que recorrer ao dicionário para esclarecer minhas dúvidas, faria sem constrangimento algum, e olha que você me deu uma ótima idéia. Aproveita e fala para seu candidato que em nossa cidade está faltando cultura.
    Ah! só um detalhe, não preciso mais do Aurélio, estamos na era digital,(lembra?) é só procurar no Google..............
    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. É a primeira vez que entro nesse site, mas acredito que o administrador não poderia, por uma questão de credibilidade, deixar no ar um comentário com um nome falso, que notavelmente ataca a moral de um canditado.


    Asno: vamos profissionalizar esse site. Fica a dica.

    Abraço



    att
    Um amigo

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.