Últimos Artigos
recent

Meu agradecimento ao meu amigo comunista!

Renato Gomes dos Reis - Um Asno
Estive ausente devido a problemas técnicos. Meu notebook resolveu aderir a causa da "esquerda" e decretou parada por tempo indeterminado. Não quiz mais se submeter aos caprichos desse escriba "reacionário nojento"! Como sou um "porco burguês defensor dazelites" (mas não tenho condições para comprar outro, hehe), tenho de apelar para os favores de amigos para não perder o gancho do momento. Conversei durante agradáveis 4 horas com meu Amigo Comunista, Renato Gomes dos Reis (é... ele é meu amigo, e daí! Divergimos no campo das ideias, não tenho que odiá-lo porque discordo dele), a quem nunca neguei a autêntica e profunda admiração que tenho por sua coerência com suas convicções. Ainda que interprete a maioria como equivocadas, não deixo de respeitá-lo, justamente porque é coerente e não desvia de seu discurso conforme a conveniência (a isso eu chamaria de hipocrisia e é o que sempre critico na maioria dos esquerdistas). À propósito, já disse que sou fisiologicamente e ideologicamente ambidestro! Nasci canhoto, mas minha mãe me forçou a ser destro (coisa de superstição), resultado: meu cérebro ficou confuso e tanto uso a direita como a esquerda para escrever, desenhar e pintar.

Renato e eu falamos sobre neuroquímica, fisico-química, bioquímica, cálculo, filosofia (inevitavelmente, marxismo, capitalismo e comunismo), especulamos métodos e possíveis práticas para solucionar os problemas da criminalidade e as opções de castigo e outras bobagens que apenas os que conhecem a expressão "rato de biblioteca" estariam familiarizados. Há muito tempo não tínhamos um diálogo tão estimulante e um debate tão produtivo. Nunca foi segredo para ninguém que já elogiei até o limite do exagero a genialidade de Renato, também nunca economizei críticas a sua ideologia (que considero um equívoco de sua parte e não desvio de seu caráter!), contudo, sei separar as coisas e reconhecer a grandeza de cada indivíduo. Por isso, mais uma vez reitero meu grande respeito a essa figura que muito contribuiu para a construção de minhas convicções nos mais diversos campos. Sempre debatemos no campo das ideias, jamais nos atrevemos a violentar o direito de livre pensar de cada um. Nunca fui desrespeitado por Renato e jamais retribuiria de forma menos elegante.

Entretanto, fiquei descontente ao saber que, depois de doze anos a frente do PCdoB de Birigui, depois de todos os seus esforços para manter a alma do partido intacta, depois de batalhas e dissabores (que toda manutenção de um partido exige), Renato Gomes dos Reis, por sugestão da Executiva Regional do Partido, não será mais o presidente da legenda em Birigui. O partido, com isso, quer adotar uma estratégia mais pragmática e, obviamente, conquistar mais números para a legenda. Não entrarei no mérito de como acho esse tipo de estratégia um tanto temerosa porque prefiro aguardar o resultado das futuras deliberações do partido. Por agora, apenas justificarei por que não estou interessado em fazer parte da legenda em resposta ao convite de, pelo menos três nobres integrantes do "novo" PCdoB. Primeiro porque já deixei mais do que claro que não gosto do conceito de partidos (sejam eles quais forem, apesar de uns idiotas me atacarem afirmando que escrevo a serviço do PSDB!!! - sonhem, sonhem...). Esse pessoal precisa entender e aceitar que nem todo mundo que discorda deles é de direita ou do PSDB. Vejo o partidarismo como um fracionamento da interpretação de "verdades" absolutas, portanto, negativos em minha opinião. Sou da visão de que não deveria haver mais do que dois blocos: conservadores e progressistas (alternando-se conforme o jogo democrático). Mas isso é outra história.

Meu segundo argumento é que eu sempre achei que o PCdoB precisava mesmo passar por uma reforma, sobretudo do discurso e da meneira de se apresentar a sociedade, mas jamais deveria se afastar de sua alma. No meu ponto de vista, Renato seria a pessoa a manter o equilíbrio para evitar a desintegração da ideologia e a inevitável inclinação ao "projeto de poder" com fins justificando os meios. Já imaginou Aldo Rebelo tirando foto abraçado com o Coronel Leônidas Pires para conseguir pouco mais de um minuto no horário eleitoral? (só uma maldade na comparação, gente, hehe). Por fim, prefiro continuar com minha liberdade para criticar, quando acho que devo e, elogiar quando se fizer necessário, sejam as atitudes do PT, do PSDB, do DEM, do PCdoB, do PCC, do PQP ou op raio que o parta! 

Valeu guerreiro Renato! Tenho de reconhecer que em sua militância fez muito mais pela sociedade do que muitos que não ousam ir além dos discursos. Fez um bom trabalho e tenho certeza de que esse episódio vai estimulá-lo a lutar mais ainda pela sua convicção. Como vicepresidente, ainda é a consciência do partido a animar os seus projetos.

4 comentários:

  1. Nilson fico feliz que falado com o Renato, gostei da matéria aqui escrita e acredito que para democracia é muito importante o debate e a troca de opinões.
    Sabe que tenho um grande apreço por você e pelo Renato, parábens pela coêrencia e honestidae.

    ResponderExcluir
  2. Asno, você foi é um ótimo liberal, até o seu notebook fez greve, exaurido pela carga de trabalho não exígua, mesmo assim você é exímio no que escreve fala e faz.
    Admiro-te em profundidade, em outros tempos combateríamos em uma mesma trincheira para derrotar o feudalismo, a sociedade estamental, sagrada, vertendo-a em profana e classista.
    Assim mesmo marchamos vigorosamente para a estirpação dos resquicios do obscurantismo, da ignorância, do sectarismo insano e das distorções... Será essa marcha vitoriosa, vista de qualquer ponto de referência, inercial ou não... (Risos)

    Creio que não precise de identificação...

    ResponderExcluir
  3. Sou Comunista, acredito em uma revolução onde todas as classes lutem por um único motivo igualdade. Fico Feliz por falar com o Renato que ainda crê nas menções do manifesto, que apesar do passo para traz consiga dar um para frente e luta para que o estado não consiga acabar com tentativas de revoluções.

    ResponderExcluir
  4. My partner and I stumbled over here different web page and thought I might check things out.
    I like what I see so now i'm following you. Look forward to exploring your web page again.
    Also visit my homepage :: http://bricosaure.com/

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.