Últimos Artigos
recent

É correto Gramo ou Grama? Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?


Quem Veio Primeiro, o Ovo ou a Galinha - Um Asno
Desculpem a falta de criatividade no título, mas é que ontem transcrevi um artigo, cujo teor, aguardei por 23 anos e tenho outro caso semelhante. Sabem aquelas discussões de classe a que nos entregamos combativamente contra os professores quando acreditamos que sabemos tudo? Tive várias dessas discussões, nem sempre tinha razão. Bom, mas nem sempre estamos errados, mesmo que os assuntos sejam triviais...  Hoje, um amigo me pediu ajuda porque passou pela mesma situação ao se referir a palavra gramo e a condição do ovo (de galinha mesmo) ser uma célula. Nós que nos aproximamos da melhor idade e nos afastamos demasiado do berço, temos esses problemas às vezes! Vamos ao ovo primeiro.

Do ponto de vista da biologia, o ovo é o zigoto (união de dois gametas resultando da reprodução sexuada), dos animais. É uma célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo (pronúcleo feminino, haploide) com o núcleo do espermatozoide (pronúcleo masculino, haploide) por cariogamia, o que dá origem à célula diploide denominada ovo ou zigoto (Ixi Maria! Tudo isso só pra dizer que o ovo é ovo, oxente!). Neste caso, meu amigo tem razão, o ovo é uma célula, mas no caso do ovo da galinha, só a gema é o zigoto, a clara é apenas um líquido amniótico e a casca um envoltório para proteção (embora alguns livros tragam a informação de forma incorreta).

Vamos ao Gramo agora... Já foi utilizado fartamente em nossa língua, mesmo que a grafia grama tenha surgido no século XIV. Refere-se, simplesmente a medida de peso. Ainda se encontram artigos científicos que utilizam a grafia gramo como medida de peso, ao invés de grama. Há casos aceitos ainda. Termos como gramo-molecular ou gramo-molécula (relativos a massa molecular), ainda são empregados, mesmo que já exista a grafia mais aceita: molécula grama, ou simplesmente massa molecular. O gramo passeou por nossa língua até por influência do espanhol e a nossa língua portuguesa (de Portugal, ora pois!). Também possui outras aplicações na geometria, porém sempre acompanhado, como por exemplo: paralelogramo. No seu Curso Prático de Língua Portuguesa e sua Literatura, de 1966, Jânio Quadros utilizou a grafia gramo para designar medida de peso. Porém, na linguagem culta, não se utiliza mais gramo como sinônimo de grama (unidade de peso). Neste caso, também, meu amigo tem razão! Tivemos textos ancestrais linguísticos fazendo uso desta palavra.

10 comentários:

  1. Uma discussão a respeito desse assunto veio à tona, em casa, outro dia, então resolvi pesquisar. Confesso, nunca tinha ouvido falar em "gramo"! Sou novinha, sabe com é.. ;)

    ResponderExcluir
  2. Uai... qual a resposta da pergunta? Ovo ou galinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é fácil. O ovo antecedeu a galinha, pois toda galinha nasce de um ovo. O animal que pôs esse ovo não necessariamente era uma galinha, mas um ancestral da galinha que conhecemos hoje.

      Excluir
    2. vam se ferrar

      Excluir
    3. A forma correta de se escrever essa palavra é: Vão se ferrar

      Excluir
  3. Só lembrando que grama é unidade de massa e não de peso. Simplificadamente, o Peso é a força gravitacional sobre a massa: P = m x g.

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Grande abraço!
    Ps. Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre
    grama nos links abaixo.
    Grama Esmeralda
    Grama Batatais
    Grama São Carlos
    Grama Bermudas
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana
    Como plantar grama
    Preço de grama
    Comprar Grama

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

    Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

    Grama Esmeralda

    Grama São Carlos

    Grama para jardim

    Grama para sombra

    Grama em

    Grama preço

    Venda de grama

    Comprar grama

    Distribuidor de grama

    ResponderExcluir
  6. grama "capim" ou gramo...

    ResponderExcluir
  7. Excelente artigo!
    Muito intrigante, de verdade.
    Eu quem trabalho com grama, fiquei até pensativo.
    Afinal, como devo mencionar as gramas que vendo? Eu tenho
    Grama São Carlos, Grama Esmeralda, Grama Coreana, Grama Bermuda, Grama Batatais, Grama Santo Agostinho. Ou será Gramo... etc? risos risos.
    Vocês estão de parabéns!!

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.