Últimos Artigos
recent

Quem defende a Polícia?

Esposa Chora Morte do Marido Policial - Um Asno
Às vezes, nos sentimos constrangidos na sua presença, às vezes, nos intimidamos diante de sua postura sempre sisuda e sua abordagem seca. Em algumas situações sentimos nosso orgulho afetado por uma frase truculenta ou uma voz carregada de ar autoritário e um distanciamento como se fôssemos o inimigo a ser policiado. Nos sentimos assim porque nossa cultura não compreende bem o que significa disciplina, autoridade, regras sociais e hierarquia. São componentes sociais estranhos a nossa psicologia libertina e permissivista. Queremos que cumpram seu papel, só que a distância de nossos olhos. Passam dois anos sendo preparados para aguentar o que a maioria de nós não aguentaria. São heróis, mas os jovens os odeiam, os intelectuais pedem sua desintegração, os rappers rimam contra eles, o estado ignora suas lágrimas e os delinquentes os temem. Sua presença incomoda...

Mais de 78 policiais mortos em São Paulo durante suas folgas! Não rende mais do que uma manchete em programas sensacionalistas e notas rápidas nos telejornais quando tombam. Semanas são dedicadas a repetir imagens e a debater suas ações quando supostamente falham. Quando caem, somente alguns minutos. Em São Paulo seu salário base é de R$ 502,39 acrescido adicionais e invencionices para que o valor seja menos indigno, porém, são obrigados a nunca sofrer afastamento, senão, serão obrigados a sobreviver apenas com o base! Muitos escolheram a farda por vocação para o heroísmo, outros até por falta de opção e, outros ainda, pela ilusão da estabilidade. Contudo, todos sofrem e são obrigados a ver seus familiares sofrendo calados. Sim, a maioria os detesta e querem sua presença incômoda distante dos olhos. Aqueles que os detestam também são os mesmos que gritam "onde está a polícia quando precisamos dela!", quando têm seus direitos invadidos por aqueles que odeiam a vida em sociedade.

Um criminoso têm seus "adevogados" para defendê-lo, tem o pessoal dos Direitos Humanos para invocar seus direitos e falar em nome de sua condição desfavorável que supostamente é a origem de seu desajustamento social. Quem defende um policial? Nossa Constituição não permite que um indivíduo possa ser punido mais de uma vez pelo mesmo delito... Um policial é punido mais de uma vez! Vivemos distantes das pressões que um policial enfrenta, portanto, interpretamos mal sua postura. A verdade é que os invejamos porque não somos capazes de ceder gentilmente nossa própria sobrevivência para o próximo e isso eles o fazem por ofício. Os representantes que invocam os direitos dos bandidos, defendem indivíduos bonzinhos como o cidadão do vídeo abaixo. Assistam e analisem quem merece mais atenção das instituições democráticas: o policial ou o bandido.

Voltei...
Aos que detestam a polícia e tudo o que ela representa, pensem bem... Na hora de pedir socorro, recorram ao Pessoal dos Direitos Humanos, recorram aos líderes do PCC, afinal, eles têm um Tribunal que funciona! Vai, agora me chamem de reacionário nojento!

2 comentários:

  1. Caro Nilson ! Obrigado pelo depoimento e pelas sensatas e corajosas palavras, dignas de louvor e respeito, não sou contra o pessoal dos Direitos Humanos, a meu ver eles desempenham um papel fundamental na defesa da vida, da garantia dos direitos humanos(universal) e do meu ponto de vista, acredito que o Estado (Soberano e Democrático) deveria prestar toda assistência e respaldo à família dos bravos policiais que destemidamente enfrentam as maiores adversidades no dia-a-dia para garantir o mínimo do sustento (pão de cada dia) e acabam tendo que fazer bicos (que antes era ilegal) agora legalizado sob a égide da permissividade dos nossos legisladores que pensam terem encontrado a formula mágica para solução do problema financeiro desses valorosos guerreiros, que dioturnamente enfrentam as mais adversas intempéries do tempo para garantir a ordem, a segurança e a paz , seja dentro ou fora de nossos lares...enfim... não quero aqui levantar uma celeuma sobre direitos humanos, até mesmo porque quem esteve aonde eu estive, sabe o quanto é difícil compreender ambos os lados, sei quanto é complexo falar disso. creio que avançamos muito, mas ainda é preciso treinar e reaparelhar cada vez mais a nossas forças policiais (PM, Polícia Civil, Guarda Municipal etc) porque somos nós que vamos para as ruas atender o cidadão (seja intelectual ou inculto) mas deve ser bem atendido. Quanto a essa guerra social, se assim podemos defini-la, só um lado pode ser forte, a da justiça, e que seja para o bem do povo. Que a polícia seja forte e destemida sempre e não se esmoreça diante dos embates. Juntos poderemos fortalecer a polícia e nossa democracia.

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem nesta reflexão. Me irrito com a polícia, quando a tropa de choque vai prá cima de trabalhadores e de estudantes em greve. Mas, em geral, na maior parte do tempo, a maioria dos policiais são do bem e estão do nosso lado. A maioria dos policiais são injustiçados. A Lei não os beneficia. A Justiça não os beneficia. E eles têm pouca ou nenhuma força política.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.