Últimos Artigos
recent

O resultado da eleição em Birigui revela suas perdas

Prejuízo - Um Asno
Conforme prometi, vou discorrer sobre os prejuízos decorrentes desta eleição em Birigui. O resultado foi eloquente e sua mensagem clara. As coisas começam a mudar em Birigui! Nesse pleito, não foi apenas o deputado Roque Barbiere que saiu derrotado. Aliás, ele, do meu ponto de vista, foi o que menos perdeu... afinal, voltará ao seu empreguinho da Assembleia, longe da exposição e das cobranças da sociedade biriguiense! Embora, seus aliados estejam revoltados com a resposta democrática dos eleitores, devem respeitá-los, pois são a maioria!

Dr. Elias, como representante da classe médica no legislativo perdeu a chance de dar continuidade ao seu trabalho e, talvez, nos surpreender com suas propostas místicas para dar solução ao nosso problema com a saúde. Também não conseguiu emplacar como sua sucessora na Câmara a irmã Dra. Aline. Resta-nos a Unimed como consolo... Contudo, penso que a saúde estará bem representada na próxima legislação com, pelo menos duas representantes que assumirão em 2013. Vamos Acompanhar.

O PSDB perdeu em muito com o envolvimento apático de seus militantes, embora tenha conquistado uma cadeira no legislativo e possa demonstrar para os próximos pleitos sua inclinação, ou não, para representar seus eleitores. Analiso como perda o seu desempenho, pois, se o partido conseguiu mais de 3.700 votos, como seu candidato pode não ter alcançado ao menos 1.500? Tem algo errado nesta aritmética! Faltou empenho e esforço em equipe do partido como um todo. Obviamente, o partido foi vítima, também, de um movimento anti Roque que na última hora decidiu votar em Barnabé para evitar que aquele ascendesse ao executivo da cidade. Refiro-me ao grande número de indecisos que havia na cidade até o momento do pleito.

O PT, presente na administração por oito anos e na vice prefeitura nos últimos quatro, fez a escolha errada e ficará definitivamente fora do governo nos próximos anos devido ao racha protagonizado pelas forças internas do partido. Há pelo menos três grupos cingidos dentro da legenda em Birigui. O processo para desfiliação de Roque Haroldo Bonfim ainda não foi concluído, portanto é a única ponta do PT na atual administração. Paulo Bearari, eleito recentemente, esteve engajado em articulações para identificar problemas na condução do partido ultimamente. Escodeiro ampliou sua exposição, mas perdeu por optar por concorrer ao cargo, rompendo com a atual administração. Isto lhe custou mais do que o salário mensal de vice prefeito, custou os quatro anos em que poderia fortalecer ainda mais o seu partido na cidade.

Pedro Barnabé também não saiu livre das perdas, ainda que tenha saído vitorioso do pleito. Corre o risco de enfrentar forte oposição na Câmara Municipal, o que poderá lhe render dores de cabeça nos dois primeiros anos de mandato.

O império da Comunicação em Birigui, apostou na vitória de Roque e escolheu manifestar-se a seu favor e contra o oponente vitorioso, o que lhe garantiu mais quatro anos sem morder uma fatia do orçamento destinado a publicidade, marketing e publicações da prefeitura municipal. 

Alguns simpatizantes e apoiadores de última hora também fizeram a leitura errada da vitória e se posicionaram contra Barnabé, como é o caso do Sindicato dos Servidores Públicos. Contudo, não acredito que Barnabé fará linha dura com a direção do SISEP, pois sabe bem que precisa da cooperação dos servidores. Seu caráter é mais inclinado a negociação e diplomacia. Aguardemos para ver como será a relação entre os dois.

Os vereadores da atual legislatura que não foram reeleitos perderam porque não identificaram, como eu, que as coisas estão mudando, tanto no comportamento dos eleitores em nível nacional, como em nível de Birigui. É uma mudança lenta e ainda marcada por eventos extemporâneos, mas, ainda assim é uma mudança.

Por fim, a este escriba que vos escreve e que desafiou o conglomerado da comunicação em Birigui, provocou a figura do deputado e aborreceu os três principais grupos políticos da cidade, restaram as críticas, ofensas e palavras de ordem para que ele suma da cidade. Começo a cogitar a ideia...

Mas... isso não quer dizer que interromperei minhas linhas!!!

5 comentários:

  1. Concordo com a maioria das suas críticas e elogios. Parabéns pela sua posição correta e investigativa, sendo sempre IMPARCIAL, o que não ocorre com a maioria dos meios de comunicação em Birigui.
    E claro, você deve ter mais audiência que a TV BIRIGUI.....
    Parabéns pelo blog e coragem para a continuidade.
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lucas Marin Pincerato09 outubro, 2012 12:55

    Boa tarde.
    Concordo em grande parte com sua opinião embora eu ache que alguns pontos têm que ser destacados.
    Mudanças são necessárias sim, mas mudar simplesmente por mudar, não é o caminho. A mudança é válida desde que se tenha plena consciência dos resultados que virão a seguir.
    É necessário que a população seja mais ativa e acompanhe de perto as ações daqueles que foram eleitos, mas também dos que não foram para que possam formar uma idéia concreta de "quem são" e "o que querem".
    Infelizmente é um problema nacional e, se os políticos estão mais preocupados com seus interesses do que com os da população, cabe a todos nós ficarmos atentos para que possamos perceber a real intenção dos que pleiteiam um cargo público.
    Não devemos deixar que a política só entre em nossas casas no período eleitoral, precisamos estar mais próximos para que possamos tomar a decisão correta e assim conquistar as melhorias que tanto queremos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação e contribuição para. Espero que ajudem este blog durante esse processo de construção da mudança destacado pelo leitor Lucas Pincerato. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc ... e somente uma correção .. é BERNABÉ com "e" amigo :D bjos

    ResponderExcluir
  5. Só para dizer que alémde muito simpática,a Keka Terence é uma mulher lindíssima!(admirador anônimo)

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.