Últimos Artigos
recent

Alerta para o debate sobre Reforma Política

#reformapoliticanapior - Blog do Asno
Nesta madrugada li um artigo sobre a postagem no Facebook realizada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Uma das propostas mais revoltantes que me motivou a fazer franca oposição contra o Partido dos Trabalhadores voltou a aparecer agora na fala desse retardado que poderá se tornar o presidente do Brasil, caso Michel Temer (PMDB) venha a perder o mandato no Tribunal Superior Eleitoral. A Reforma Política voltará a ser debatida no Congresso na próxima semana e esse é o momento mais sensível para toda a população brasileira. Rodrigo Maia afirmou: "Com o fim do financiamento privado, eu tenho defendido a adoção da lista fechada. Uma opção que traria menor custo para as próximas eleições. O modelo vigente no país não representa mais a sociedade, uma prova disso é que mais de 40% da população não foi às urnas. É preciso encontrarmos um sistema que possibilite a legitimação da política e também o seu financiamento”. Isso é clara desonestidade intelectual! O que reduz custo de campanha é Voto Distrital e ponto! A população se ausenta nas eleições porque o modelo do nosso Sistema Eleitoral não satisfaz as expectativas dos eleitores. Ele acertou no seguinte: "o modelo atual não representa a sociedade". E os partidos políticos representam??

No voto em lista o eleitor é convidado a votar, nas eleições proporcionais (deputados federais, estaduais e vereadores), numa legenda partidária. Depois da apuração contabilizam-se os votos conquistados por cada legenda definindo o número de cadeiras que cabe a cada uma. Os eleitos seriam aqueles que fariam parte da lista fechada do partido. Onde está a representatividade dos interesses do eleitor? Eleitor vota em indivíduo e não em partido. Basta observar o resultado das eleições. O número de pessoas que escolhem votar nos partidos diretamente é insignificante. E ainda registro que muitos desses votos ocorrem por pura confusão! Essa estratégia cretina dos partidos só tem uma finalidade: fortalecer suas burocracias e domínio sobre seus domesticados.

Uma Reforma Política só será reforma se aproximar o eleitor do seu representante e não o oposto. Os políticos precisam ser obrigados pela população a pensar em uma reforma que sirva ao país e não a seus interesses oportunistas. Com uma população completamente apática ao processo eleitoral, o que provavelmente ocorrerá é essa manobra prosperar no Congresso. Os políticos querem cassar o direito do eleitor de escolher o seu representante diretamente. Isso sim, é um puta golpe sério na democracia e não podemos assistir calados.

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.