Observatório Social de Birigui

Últimos Artigos
recent

Brasil estava desinformado sobre crise paraguaia, embora brasileiros estejam no centro do problema


Palácio do Itamaraty - Um Asno
A diplomacia brasileira continua tão devagar que a presidente Dilma Rousseff foi pega absolutamente de surpresa pela crise no Paraguai, embora a tensão naquele país viesse num crescendo. O Brasil tinha a obrigação de estar muitíssimo bem informado a respeito por razões estruturais e conjunturais. É o principal país do subcontinente sul-americano e faz divisa com o Paraguai. Os “brasiguaios”, agricultores brasileiros que constituem uma das principais forças da agropecuária paraguaia, estão entre os alvos dos ditos sem-terra e estão sendo permanentemente molestados por um movimento que não se distingue do banditismo.
Antes que Dilma Rousseff tivesse ameaçado dar um murro na mesa na linha “Não aceito golpe no Paraguai”, deveria ter sido devidamente informada do estado de espírito do Parlamento paraguaio, que não se assustou com a reação do Brasil e da tal Unasul. Isso teria evitado o mico de chamar precipitadamente de golpe um conjunto de ações CONSTITUCIONAIS.
Agora, vejam aí: as coisas ficaram malparadas. Se é golpe, o que fará Dilma? Repetirá a tolice do governo Lula, que se negava a reconhecer até mesmo o governo eleito de Honduras? A liderança também pede temperança. Além de informação, falta bom senso. Bem, poderia ser pior. Celso Amorim teria estimulado Lugo a invadir a embaixada brasileira e, de lá, liderar a “resistência”…
Por Reinaldo Azevedo

Um comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
7. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
8. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.