Últimos Artigos
recent

É estratégia 'bichim'! É só estratégia!

Eleições 2012
Algumas pessoas, através de comentários ou emails, me perguntam o porquê de certas atitudes de alguns políticos, sobretudo, de nossa cidade. A participação aumentou muito após a iniciativa deste blog em realizar um Abaixo Assinado Eletrônico manifestando repúdio a votação, "na moita", para aumentar de 11 para 17 vereadores para a próxima legislatura e, também, pela publicação do infausto evento envolvendo o prefeito Borini e o jornalista Paulo Godoy da Folha da Região.
Primeiro, tenho de discorrer sobre algumas coisas que ocorrem na política como um todo. Ainda que nossa democracia já tenho atingido a idade adulta, engatinhamos na sua compreensão. Não acho que o problema seja porque o brasileiro não gosta de ler. Nunca se leu tanto na história quanto se lê hoje! O problema persiste na capacidade de interpretar e decompor a leitura para depois formar juízo próprio. Somos reprodutores de opiniões e, por fim, acabamos por nos tornar embaixadores dos que mentem amparados por títulos!
Vejamos o caso do Mensalão, por exemplo. Não tenho a menor dúvida e, muito menos, receio, de afirmar que o julgamento do mensalão não condenará mais do que 5 dos 38 larápios que serão julgados! É fácil antecipar o resultado, um crime já foi excluido por detalhe técnico, outros ainda podem prescrever devido a morosidade do STJ, e os restantes não levam ninguém a cadeia e muito menos obriga-os a ressarcirem os cofres públicos. A certeza de ser absolvido de José Dirceu, se deve ao conhecimento "profundo" de nossas leis (as que beneficiam larápios, pelo menos), não a sua "presunção de inocência".
Depois do resultado, onde a maioria esmagadora será absolvida, ainda vão levar mais milhões de nosso dinheiro para fazer campanha e declarar como foram perseguidos injustamente, como a imprensa os prejudicou, como são bonzinhos e por isso foram caluniados... E nós, acreditando em suas palavras doces, lhe daremos novamente nosso voto (como fizemos com Maluf, Collor, etc), para que voltem a assaltar o erário público, só que desta vez, com mais cautela, porque senão, a "imprensa golpista" voltará a expor suas falcatruas e demonizá-los, não é mesmo?!!
Mas, não temam, mensaleiros... Pois, sempre haverá alguém disposto, por uma pequena contribuição pecuniária, a defendê-los e execrar os que os perseguirem! E ainda, sempre existirão, também, os multiplicadores de memes que os defenderão com unhas e dentes como ovelhas que veneram os lobos, ignorando, que os lobos se travestem de ovelhas para facilitar os golpes. Bem me fez uma destas multiplicadoras quando me indicou (interpretendo erradamente o texto) o livro "O Príncipe" de Maquiavel no ano de 1993, não fosse essa leitura, talvez estivesse aqui entre os seus defensores.
É interessante como acusam a imprensa de tentar um golpe (não vejo como seria possível) quando ela denuncia irregularidades. Se é mentira, como afirmam os acusados, porque a presidência da república se dá ao trabalho de demitir ou afastá-los? São inocentes e devem ser defendidos, não defenestrados (pelo menos era assim que Lula agia até o limite do impossível, lembram quando ele tentou blindar o Roberto Jeferson?). As denúncias da imprensa já removeram vários patifes de seus cargos, porém, os colocamos de volta com nosso voto. Daí a importância de seu discurso, da militância partidária, do financiamento da imprensa suja, etc.
Voltando ao ponto inicial
Algumas atitudes são irresponsáveis e levianas, mas quando iniciadas por determinadas figuras, são estratégias! Conversando com uma senhora, moradora do Quemil em Birigui, junto com mais dois moradores (debate em que fui derrotado, porque, em alguns casos, você ganha mas não leva!), acerca da revelação do vereador Cristiano Salmeirão de que Birigui sofreria intervenção estadual por falta de pagamento de precatório, tive a triste constatação de que alguns munícipes estão crentes de que o prefeito Borini pode ser até preso por roubo, etc e tal... Tamanha a confusão (desejada) promovida por uma informação desprovida daquilo que falta a alguns jornalistas (fatos, dados, procedimentos e a versão do outro lado). Contudo, porque um vereador deveria se dar ao trabalho de informar corretamente a população? Causar pânico e confusão na cabeça de eleitores em ano eleitoral é muito mais lucrativo!
Quais as reais intenções para estas atitudes? - me pergunta uma leitora deste blog. Ora, aquilo que eu já afirmava como certo e garantido desde que comecei a escrever este blog, há exatos 71 dias, fica, a cada sessão da câmara, mais evidente! Há duas sessões atrás, os vereadores Aladim José Martins e Cristiano Salmeirão apresentaram moções de congratulações ao Deputado Roque Barbiere por ter "ficha limpa" durante seus mais de vinte anos como "representante do povo biriguiense". Qual a intenção??
Segundo uma pesquisa que foi realizada recentemente, Roque teria mais de 30% das intenções de votos, mas detém uma rejeição de 17%, o que anima, inclusive o pessoal do PT, cujo candidato apareceria na quarta colocação, já que Pedro Barnabé, candidato indicado pelo prefeito, também tem uma rejeição acima dos 10%. Nesta pesquisa, no lugar do nome de Maçaru Umeta, estaria o do vereador Dr. Elias Antônio Neto.
Sendo assim, caros e caras...
Acabou! O mundo, esta aldeia, não é mais dividido entre a direita golpista e a esquerda, também golpista. Não há mais espaço para esse discurso sem razão de existir. pertencemos todos a uma categoria apenas: a humanidade! Eleição faz parte da política, mas não é a política! E esse estelionato intelectual que nos agride em todos os pleitos se deve a nossa preguiça de analisar os fatos sem o vício da militância em defesa deste ou daquele. Não se trata de um campeonato para justificar a paixão com que eleitores defendem seus candidatos. Estes que se dipõem a disputar um cargo serão nossos funcionários e, como dizia o Sr. Antônio Assumpção: "devem funcionar, senão..."

3 comentários:

  1. Engels diz: "nossos operários imediatamente levaram a coisa a sério e enviaram August Bebel ao primeiro Reichstag Constituinte”. Organizaram seu partido de classe e usaram tão bem o direito de voto que ele passou a ser "modelo para operários de todos os países", transformando "o sufrágio universal de meio de engano, que havia sido até aqui, em instrumento de emancipação".
    Não obstante, não deve ser entendido o sufrágio como fim único em si... Mas, uma forma de luta escolhida pela massa, mas com seus limites nítidos...
    Quanto a falta de leitura dos eleitores, preferimos guardar silêncio...
    Na qualidade de eleitor não faço apologia à candidatos, mas a um corpo de idéias... Isso parece romantizado talvez, mas... Deixo as opiniões aos leitores...

    ResponderExcluir
  2. eu achei desse blog uma patifaria, so fala o que nao presta, pois se fosse coisa boa ,nao criticaria os candidatos e sim tentaria ajuda los entao fica minha opniao , quem nao conhece o roque barbiere, pensa que nao presta , mas tao bem engaados , ele é um homem que tem coraçao e mais , tem coragem e humildade de abraçar , ouvir , e ate ajudar os mais necessitados , coisa que nenhum candidato a prefeito fezz pelo povo de birigui , os mais humildes principalmente, cade o pagamento que o atual prefeito prometeu DOAR , bom sem mais palavras .

    ResponderExcluir
  3. Engana-se, cara Eliane... há gente que o conhece muito bem! Melhor do que se imagina. Seu comentário será guardado até o momento preciso. Apesar de ser uma mãe jovem e transbordar paixão nas palavras, ainda carece da experiência do tempo. Mas terá a sua chance de exaltar todas as grandes realizações do Sr. Roque. À propósito, as pessoas não se tornam suas inimigas por manifestarem suas opiniões contrárias ao seu pensamento. Talvez elas representem o sinal de que todos temos pontos a rever.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.