Últimos Artigos
recent

Panis et Circenses! Dá-lhe Corinthians!

Panis et Circenses - Um Asno
Eita! Rede Social é fogo... Quase não tem nada de importante acontecendo nos corredores de Brasília que interessem a população, não é mesmo? Semana que vem, nem se fala (mas tem Libertadores)! Agora deram pra dizer que odeio tudo que é favorável ao povo! Esporte e Comunismo favorável ao povo? Esqueceram de dizer isso ao Fidel, Che Guevara, Pol Pot, Stalin, - aargh, a lista é muito grande! Desta vez, quase acertaram... Quase, porque não odeio nada! Meu olhar apenas não é programado para enxergar só o que não presta das coisas. Dizem: "Anda criticando o esporte e as olimpíadas como se estas não fossem manifestações também do povo!" Peraí... menas! Só me posiciono contrariamente a ideias que corroboram a máxima romana: Panis et Circenses*. Os césares diziam que se dessem pão e circo aos plebeus, ninguém se incomodaria com a corrupção no senado romano. O imperador AiatoLula, em seu tempo, poderia dizer assim: "Dê Bolsa Família e um título do Corinthians na Libertadores que eles esquecerão todas as nossas falhas!".

é a chamada "política do pão e circo" ou (panis et circenses). Por essa política, o Estado Romano buscava promover os espetáculos como um meio de manter os plebeus afastados da política e das questões sociais. Era, em suma, uma maneira de manipular a plebe e mantê-la distante das decisões governamentais. Nenhuma comparação com a política atual!


P.S.: à propósito, sobre o título da postagem... NÃO TORÇO PARA TIME NENHUM! Mas gosto de ver espetáculo também (espetáculo, tá).

Um comentário:

  1. Você disse tudo Asno.
    Fiquei boquiaberta, P A R A L I Z A D A e O B R I G A D A (com raiva)a assistir na Tv(meu Deus que falta do que fazer) que agora o "governo descobriu" que os beneficiários do bolsa família e outras bolsas da PQP não querem trabalhar para não perder o benefício, e outros tantos como o inferno que é o seguro desemprego, vale gás, vale leite.....
    Sei também que para o Estado, concordo com você, é interessante manipular a plebe, pois não se envolvem com as questões políticas de nosso País (diga-se de passagem com nada).
    Hora essa, e eu me matando de trabalhar e os governantes jogando a responsabilidade para os empresários, tendo que bancar esse povo, C A N S E I......

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.