Últimos Artigos
recent

Prefeito de Birigui e filhos ameaçam repórter da Folha

Imagem Protegida por Direito Autoral - Um Asno
Imagem Original removida por solicitação do proprietário
Como a "excelência" da transmissão da sessão da Câmara, oferecida pela TV Birigui, mais interessada em colunismo social do que jornalismo de verdade,  não permitiu aos telespectadores saberem o que aconteceu ontem com o jornalista da Folha da Região que estaria sendo agredido, segundo palavras do vereador Cristiano Salmeirão, que sugeriu até que fosse solicitada a segurança do GAECO para ele, inclusive, tive que esperar a reportagem no próprio jornal. Confiram abaixo o artigo de José Marcos Taveira, volto em seguida:

"O prefeito de Birigui, Wilson Borini (PMDB), fez ameaças ao repórter Paulo Godoy, da Folha da Região, durante cobertura da sessão da Câmara desta noite (5) que homenageava sua mãe e sogra com nomes em espaços públicos. Com o dedo em riste e constrangendo o jornalista, junto com dois filhos, Ricardo e Rodrigo Borini, e na frente dos vereadores e do público, o chefe do Executivo teria chamado o jornalista de vagabundo e feito até ameaças de morte. "Ele disse que iria me moer, que não sairia vivo de Birigui", afirmou Godoy.

Enquanto Borini esbravejava, os dois filhos do prefeito mandavam o repórter calar a boca, avançando sobre ele, mas sem tocá-lo. O secretário de Esportes, Nivaldo Albani, cunhado de Borini, também teria participado das ameaças. O tumulto resultou na suspensão temporária da sessão.

O episódio aconteceu logo depois da aprovação dos projetos, de autoria do próprio Borini, que davam o nome de Ramona Rodrigues Borini, sua mãe, para o Núcleo de Atendimento Municipal de Educação, Saúde e Social, e de Isaura Macarini Albani, mãe da primeira-dama, Geni Albani Borini, para o trecho da rua José Masson entre a rotatória da rua Joaquim Ciciliatti até o início da estrada municipal José Moimas Neto.

NOME
Com a aprovação, prefeito e familiares tiraram fotos em plenário. Godoy trabalhava na cobertura da sessão, sentado na última fileira das galerias. Quando Borini deixava a Câmara, viu o repórter e o chamou pelo nome. Quando Godoy se levantou para cumprimentá-lo, o prefeito iniciou o ataque.

Borini, segundo Godoy, citou apenas matéria publicada pela Folha da Região no domingo (3) sobre a investigação pelo Ministério Público de contratos com uma empresa que fornece vale-alimentação para várias prefeituras do Estado, entre elas Birigui, por falta de licitação. "Ele não me deixou argumentar e ficou me ameaçando".

Paulo Godoy foi obrigado a pedir segurança ao presidente da Câmara, Elias Antônio Neto (PMDB), e chamar a Polícia Militar para conseguir deixar a Câmara. "Nunca passei por uma situação como esta", disse o repórter, que atua há quase 20 anos no jornalismo.

OUTRO LADO
Wilson Borini negou que tenha ameaçado o repórter de morte. "Eu disse apenas para que ele sumisse de Birigui", declarou à Folha da Região, por telefone, quando já estava em uma churrascaria com a família. O chefe do Executivo alegou que perdeu a cabeça porque Godoy estaria distorcendo suas informações durante entrevistas.

Borini alegou, por exemplo, que o contrato com a empresa investigada por falta de licitação foi feita pela administração anterior e que nada é realizado em seu governo sem licitação. O prefeito também destacou que tomou providências com relação a casos de nepotismo noticiados pela Folha, demitindo os parentes."

Minha Vez...
O preefito errou! Ele não deve intimidar um jornalista. Cristiano Salmeirão errou, aproveitando-se do fato para sugerir que também poderia ser agredido afirmando que até solicitaria apoio do GAECO para sua segurança! A sessão de ontem foi marcada pelo emotismo quando se justificaram as razões pelas quais os nomes da mãe e sogra de Borini foram sugeridos pelo Executivo. Borini ficou visivelmente emocionado e isso poderia ter motivado o descontrole, principalmente, devido ao seu comportamento temperamental já conhecido por todos. De maneira nenhuma se justificam agressões a agentes da imprensa, para isso existe a própria imprensa através do recurso a que chamamos de Direito de Resposta. Se Borini se sentiu prejudicado com alguma matéria publicada por Paulo Godoy, este seria seu recurso, mas...

O prefeito de Birigui tem amargado vários mals momentos devido a investidas de opositores e a imprensa não também não alivia. Sua sensibilidade para lidar com críticas e objeções têm se aproximado cada vez mais ao "ogrismo" no final de seu mandato, afinal... saquinho "enche". Ainda assim, em minha opinião, esta é a melhor gestão nos últimos trinta anos. Por outro lado, Borini não foi talhado para a política, como seu adversário Roque Barbiere, não tem Quociente Emocional para isso. Essa foi a razão de Birigui ter precisado de um prefeito como ele nos últimos sete anos: sempre temos "políticos" e não administradores no executivo e, na maioria dos casos, também "políticos" e não legisladores na Câmara. A palavra "político" aqui vai com seu sentido popular e pejorativo mesmo, porque parece que ninguém se prepara para ser o político como representante dos assuntos da cidade.

As atribuições de um jornalista são claras: informar com o maior número de fatos e dados e com imparcialidade. No trabalho de Paulo Godoy não tenho identificado nenhum desvio quanto a isso. É sua responsabilidade transferir informações sem alarmismos como o fazem certos vereadores em seu ofício, mais interessados em macular adversários do que proteger os cidadãos.

Em Tempo
Sugeriram, alguns vereadores, uma certa maldade por parte da imprensa ao questionar a indicação dos nomes de parentes do prefeito para denominar logradouros. Ora pois, concordo, isso não é nepotismo, pô! Tem mais nomes de parentes que nem tiveram tanto destaque em nossa cidade, unica e exclusivamente, por que foram indicados por vereadores. Minha rua, antiga e tradicional, foi que teve o nome trocado para Isaura Macarini Albani e não me pronunciei porque acho justo que ela sirva para homenagea-la. A obrigação da impresna é informar, não justificar. Esse trabalho pertence aos citados

Senhores políticos, escolheram a vida pública, honrem as atribuições e aguentem as consequências de nunca agradar a todos.

25 comentários:

  1. Meu amigo fiquei desepicionado com você defendendo o Prefeito.
    concordo que ele fez muinto por Birigui,mas você defender então você
    não conhece ele!
    O prefeito é arrogante cemducação mentiroso mal criado falso e não asseita opinião de minguem a eu ia me esquecendo ele não gosta dos funcionários da prefeitura, ele fala que som todos vagabundos.
    Meu amigo você diz que ele esta sendo o melhor prefeito de birigui
    então você se esquece que o Cervelati e o Zé do Santo foram bons
    Prefeitos Para Birigui.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, não conheço o Borini pessoalmente, mas do seu temperamento, sua truculência, sua arrogância, etc., já ouvi muito. Cervelatti fez um bom primeiro, mandato, esfriou no segundo e cagou no terceiro... O saudoso José Roberto dos Santos, saiu com 25 processos e várias polêmicas (o caso do matadouro é emblemático, ainda voltarei a ele). Não vou mencionar Pedro Marin Berbel porque é considerado blasfêmia por muitos, mas é só dar uma espiadela no conjunto de dívidas que esses ex-prefeitos anteriores deixaram para o município que a gente se pergunta onde ficou a magnanimidade de suas gestões. O Borini deixa a desejar no campo social e diplomático porque não aprendeu a ser político em 8 anos! Seu ego, muito parecido com o do Lula, não lhe permite conviver com a crítica e oposição. Estava escrito que mais cedo, mais tarde, teria problemas e causaria danos irreparáveis a tudo que conseguiu realizar de bom, inclusive, apagando da memória dos munícipes suas realizações. Basta ver os comentários nas redes sociais, as manifestações na Folha da Região e na "tiradinha de casca" dos aproveitadores de sempre.

    ResponderExcluir
  3. Ai se todo político fosse arrogante como o Borini, mas trabalhasse como ele também, o Brasil estaria com certeza bem melhor.
    Não se iluda com sorrisos e abraços meu caro, não se venda por isso, você mesmo disse que o prefeito fez muito pela sua cidade e ele poderia ter feito mais se não fosse por uns opositores ai, procure se informar sobre isso também.

    ResponderExcluir
  4. [...]sempre temos "políticos" e não administradores no executivo e, na maioria dos casos, também "políticos" e não legisladores na Câmara. A palavra "político" aqui vai com seu sentido popular e pejorativo mesmo, porque parece que ninguém se prepara para ser o político como representante dos assuntos da cidade.

    Quanto ao que tange a Câmara, temos que concordar, uma vez que o ato de legislar fica como última atribuição, quando ocorre... Muitos edis não entendem (ou não fazem entender) a função a qual estão incumbidos...
    Não considero o Prefeito um bom administrador, uma vez que se pressupõe que um tal teria que ter realizado reformas políticas para verter mais eficiente a administração, obedecendo a uma lei do próprio capitalismo.
    O respeito à pluralidade de pensamento e a existência da oposição em um Estado democrático de Direito, (em qualquer democracia burguesa), tem princípios pétreos como a liberdade de imprensa, por exemplo.
    O temperamento do sr. Borini não é objeto de discussão, mas o o do Prefeito... Se ocorreram melhorias na cidade, poderia se ter avançado muito e muito mais se o campo diplomático fosse mais desenvolvido, se existisse então o lado realmente administrativo.
    Uma cidade para ter seu desenvolvimento pleno não precisa ser pensada como um feudo, mas como um sistema orgânico... Para se construir uma cidade é preciso investir no cidadão, para tanto, uma administração com visão plural é necessária... Os modelos apresentados por outras administrações foram superados... O desta podemos dizer o mesmo.
    A liberdade de imprensa é algo basilar e que precisa ser defendido, assim como o decoro de agentes públicos, que devem saber tratar com as adversidades, críticas, oposição, posições, etc.

    ResponderExcluir
  5. "Meu amigo fiquei desepicionado com você defendendo o Prefeito.
    concordo que ele fez muinto por Birigui,mas você defender então você não conhece ele!
    O prefeito é arrogante cemducação mentiroso mal criado falso e não asseita opinião de minguem a eu ia me esquecendo ele não gosta dos funcionários da prefeitura, ele fala que som todos vagabundos.
    Meu amigo você diz que ele esta sendo o melhor prefeito de birigui
    então você se esquece que o Cervelati e o Zé do Santo foram bons
    Prefeitos Para Birigui."


    Putz, usar vírgula e escrever certo é o mínimo que se espera para comentar algo. Cervelati e Zé do Santos foram bons? Cervelati foi meia boca e o Zé do Santos foi uma piada de mal gosto ao município.

    Como o outro colega comentou, o Borini não é político, mas discordo, quando o outro colega afirma que o mesmo não é um bom administrador. Lamentável (e conhecida) a atitude dele (prefeito).

    Não vou avaliar o mérito da homenagem, mas do modo que se apresenta a música não soa bem. O pior é ler que o sr. Nivaldo Albani continua na secretaria de esportes.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, com tantos escandalos nessa adiministração do bigodudo-mor, fico admirado com alguns bezerros que não conseguem sobreviver sem as fartas tetas públicas, ou por falta de capacidade ou de vontade...
    Na minha humilde opinião, governar uma cidade é muito mais do que construir prédios, recapiar algumas ruas, e comprar máquinas e veículos...Administrar uma cidade é muito mais, pois em birigui esporte, saúde, segurança, lazer, cultura, foram esquecidos, ai faço a seguinte pergunta:- isso é modelo de gestão???
    Precisamos de uma birigui mais humana, com qualidade de vida...

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião a pessoa que fala que a o Prefeito não olha para o social, é porque realmente vc nunca precisou. Meu filho utiliza o projeto Criando Asas...esse projeto é maravilhoso...lá tem fonoaudióloga, fisioterapeuta, Pedagoga...e tudo totalmente gratuito...fora esse projeto vejo quando vou lá outros projetos muito bons....Sempre que precisei da prefeitura, sempre fui atendida. O problema é que as pessoas não tem paciência, ou não sabem aonde procurar ajuda.
    Procure perguntar para quem faz tratamento de cancer em barretos, como é a conduta da prefeitura daqui de Birigui, pra quem não sabe...em Barretos tem uma casa de apoio para as pessoas chegarem e descançar...o onibus pega os pacientes em casa...tudo é bem feito...mas ainda tem gente que reclama.
    Mudando de assunto, em alguns lugares que já vi o prefeito falando, sempre escuto ele elogiando e agradecendo os funcionários da prefeitura...dizendo que sem o trabalho deles o prefeito não faz nada.
    Acho que tem alguns pontos a ser melhorados, mas muitas vezes não depende da vontade do prefeito...e sim de alguns outros órgãos.

    Se na cidade tivesse algum deputado que ajudasse com certeza nossa cidade seria uma cidade com uma melhor condição de vida.

    ResponderExcluir
  8. Você deve ter algum parente com carguinho na prefeitura,para defender esse coronel bigodudo, esperimenta trabalhar pra ele, mais sem cargo de confiança...
    Chega de coronéis e capangas, birigui precisa de alguem que administre a cidade como um todo e não pela metade, e já que vc tem tempo, passeia pela periferia e observe se está tão maravilhoso assim...

    ResponderExcluir
  9. Conheço muito bem o prefeito Borini, o que acontece é que o pessoal que é do contra o torce e provoca situações para que ele (Borini) se de mal, para poder critica-lo, e que esse pessoal não sabe a diferença de arrogante, jeitão coronel, com trabalho e honestidade e principalmente seriedade. Você do primeiro comentário, com certeza você de ser um pau mandado do roquinho ou outro vagabundo do mesmo balaio, dizer que o prefeito é o que você disse, se você tem coragem de colocar seu nome, eu te desafio a você provar o que você comentou acima, o problema é que você devia ser algum dos que "mamavam" na prefeitura de Birigui e o Borini com certeza secou sua tetinha e agora você tá berrando por aí. Quanto aos funcionários da prefeitura, não vou dizer que são 100% Borini, mas te desafio mais uma vez, marca uma reunião com todos os funcionários e vamos debater, fazer votação, questionamento o que você você quizer na sua presença e na do prefeito e ver o que eles acham se esta melhor agora ou antes dele, as condições de trabalho, salário em dia e corrigidos, bonus etc, etc.......mas vai uma dica pra você, se você for, nesse debate, vai muito bem preparado, por você vai passar muita vergonha com os funcionários da prefeitura. Outra coisa, quando for criticar alguém no aspecto pessoal, coloca seu nome seu bosta, você não tem coragem, mas se for colocar, coloca seu nome verdadeiro.

    ResponderExcluir
  10. Para começar o assunto, quem é esse Paulo Godoy, essa cara conhece Birigui antes e depois, ele é daqui, sabe o que tá falando......o problema da imprensa se chama um só.....dinheiro..... esse cara de ser um reportezinho de merda, pau mandando que veio para ficar criticando a atual administração com inverdades que esta colocando no jornal da folha, mas já to sabendo que ele esta sendo processado por isso, já já vocês vão ficar sabendo se ele tem razão mesmo nas colocações que fez no jornal. Por falar nisso cade ele, aparece aí senhor Paulo Godoy, vocês tão acostumado a criticar para, para poder pegar grana depois para ficarem quetos, mas acho que como isso não der certo com o Borinão, você se ferrou.....

    ResponderExcluir
  11. PROMESSAS DE CAMPANHA DE 2004, PROMETO AUMENTAR O SALARIO DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS PORQUE GANHAM EM 30 DIAS O MESMO QUE OS MEUS FUNCIONÁRIOS GANHAM EM 15 DIAS. VOU DOAR UM TERRENO E FAZER UM FACULDADE FEDERAL. NO MEU GOVERNO NÃO TERÁ CARGOS EM COMISSÃO. VOU DOAR O MEU SALARIO.

    ResponderExcluir
  12. O Cervelati também pagava o salário dos funcionários em dia. O prefeito paga em dia não faz mais do que obrigação´, quanto ao bonus cada o meu?

    ResponderExcluir
  13. O projeto criando asas é da época do cervelatti, inclusive naquela época funcionava no posto da cidade jardim também. Agora fecharam. A casa de Barreto é bem longe do hospital,enquanto das outras cidades ficam locolizadas perto do hospital.O pessoal de Birigui que quiser ficar na casa tem que levar a própria alimentação, se é um pessoa que não pode comprar tem que pegar marmitex no hospital de Barretos. Tem uma amiga que faz tratamento e conhece bem a realidade.

    ResponderExcluir
  14. Ao cidadão anônimo que chama todo mundo de "bosta", de "vagabundos" e "pau mandado do Roque": Você também aprendeu a ser arrogante como seu patrão prefeito/coroné??? Quer dizer que ninguém pode noticiar o caso Confiance???? Ninguém pode querer saber o que aconteceu com o dinheiro(R$ 38.000,00) que seria destinado para as entidades, que sumiu da Festa do Milho????? Ninguém pode questionar o Prefeito para nada.Não pode noticiar os 06 processos que ele está respondendo na justiça, que esta beirando R$ 11 milhões???? Imprensa e vereador tem sim obrigação de informar e questionar atitudes de prefeito/coroné que quer mandar como manda lá na sua fábrica de guarda-roupas!!Quem vocês acham que são??Intocáveis?????Outra coisa você xinga todo mundo e fala que os outros não se identificam, você é que ofende e não tem coragem de sustentar o que fala na frente de ninguém, você é boçal, néscio!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Alguém escreveu que os funcionários estão felizes, que pagam bônus. Não recebi nenhum bônus, estão felizes os cargos em comissão.

    ResponderExcluir
  16. EU TAMBÉM QUERO O MEU BÕNUS.

    ResponderExcluir
  17. CREDO... Prefeito briguento,,, pistoleiro, o que é isso em pleno seculo 21... GOSTO MUITO DAQUELA MAXIMA QUE DIZ.

    " Posso não concordar com o que voce diz, mas vou lutar para que voce possa dizê-lo".

    ISSO NÃO É PREFEITO é capataz, Senhor de engenho.

    ResponderExcluir
  18. Engraçado tinha uma maxima no passado em relação ao um certo politio... ROUBA MAS FAZ.... AGORA TEM OUTRA... Bate, briga, arrebenta mais faz... Veja o que deu o primeiro que saberás o que acontecerá com o segundo ( o briguento de Birigui) é só terminar o governo dele e com outros na prefeitura que os PODRES APARECERÃO. Viva Caetano veloso que brilhantemente fez a letra e musica de PODRES PODERES......isso tambem acontece em Birigui.

    ResponderExcluir
  19. Viva a democracia, abaixo a ditadura.

    ResponderExcluir
  20. Delegado que prendeu o irmão do deputado roquinho sumiu!.
    A polícia encontrou ontem mais produtos de roubo no interior da fazenda do irmão do Deputado estadual. Roquinho presidente da Câmara de Vereadores de Coroados, José Fernandes Barbiere (PFL), preso na quarta-feira. Um arado tombador, avaliado em R$ 3 mil, uma peça chamada terceiro ponto, utilizada para regular o arado, e dois tambores com 20 litros cada de óleo diesel foram roubados de um sítio em Pontalinda, no dia 27 do mês passado.

    O arado tombador foi apreendido quarta-feira na propriedade do vereador, em Glicério, junto com outros dois tratores roubados em Rubiácea e Palmeira d'Oeste. A polícia passou a procurar vítimas de roubo de implementos agrícolas na região e acabou localizando o proprietário dos objetos.

    O sitiante, que não teve o nome divulgado, reconheceu o arado tombador na delegacia de Coroados. Logo após, ele sentiu falta de outra peça e dos galões de diesel, também levados pelos assaltantes. O delegado José Roberto Lopes, titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Araçatuba resolveu voltar ontem de manhã à fazenda de Barbiere e lá encontrou as peças descritas pelo sitiante de Pontalinda.

    ResponderExcluir
  21. Importa a pessoa não os parentes. Tem tanta gente de bem que tem filhos, sobrinhos etc. trilhando o caminho do mal.

    ResponderExcluir
  22. Indignação total, repúdio. A que ponto um ser humano chega. Colocar o nome de uma pessoa que já faleceu no meio de politica. José Fernandes Barbiere pelo que eu sei já é falecido.

    ResponderExcluir
  23. vcs não que um prefeito vcs queria um viado prefeito não tem que fica sorrindo pra ninguem ele tem que trabalha essa historia que ele não gostava dos funcionarios é mentira tem pessoas que falam pela bunda sem sabe oque fala birigui nunca foi como esta seus idiotas

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.