Últimos Artigos
recent

Roque Barbiere e a Imprensa: Roquinho 'paz e amor'... vamos ver!


Roque Barbiere - Um Asno
Publicado em 20/11/2011 na coluna do Reinaldo Azevedo:
Quem deu trela ao deputado Roque Barbiere (PTB-SP), que parecia ser o novo herói da moralidade, que agora o embale. Eu disse aqui na quarta-feira o que penso a respeito de sua atuação. O título daquele meu post é este: “Barbiere, o deputado que diz saber de um monte de sacanagem, nega-se a falar. Ele está deixando o berço do herói para se deitar no do chantagista… A imprensa precisa tomar cuidado para não virar cúmplice”.
O jornalismo perde a mão às vezes. É o que aconteceu no caso deste senhor. Nunca vi procedimento assim. O sujeito usou a imprensa como inocente útil para eventualmente mandar recados, não entregou um só nome dos deputados que supostamente vendem emendas, recuou miseravelmente no documento entregue ao Conselho de Ética da Assembléia e ainda disse que foi mal interpretado pela mesma imprensa que lhe deu espaço.
Recuou por quê? Tenho ou não o direito de achar que ele foi, digamos, recompensado pelo silêncio, já que disse saber tanto? Nesse caso, o jornalismo serviu como o seu agente, não é? A moda vai pegar? Todo mundo que disser que sabe um monte de safadeza sobre seus pares vai ter direito a cabeças de página, manchetes nos portais, entrevistas exclusivas, mesmo sem revelar um só nome? A imprensa agora serve como instrumento de chantagem?
Taí… Quando se lançou na sua cruzada moralizadores (podem gargalhar aí), o valente afirmou que entre 25% e 30% dos deputados da Assembléia vendiam emendas. Na carta entregue ao Conselho de Ética, afirma agora ser apenas um “pequeno grupo” e que o número usado antes não era um “percentual matemático e devidamente comprovado”. Então a imprensa foi fetia de trouxa durante duas semanas. Que sirva de lição! Ah, vá plantar batatas, deputado!
Barbiere tentou ainda arrastar o governo Alckmin para o rolo, mas não conseguiu. O fato é o seguinte: o seu “chefe” é o deputado Campos Machado, também do PTB, dono do partido em São Paulo. Campos Machado está irritado com o governo de São Paulo porque foi malsucedido naquela sua patuscada de tirar a Corregedoria da Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública. Alckmin não topou. Ainda bem! O mundo se rende à eficiência da polícia paulista, conforme atesta relatório da ONU, sem a ajuda de Machado… Parece que Barbiere foi só uma tentativa desastrada de retaliação.
Setores da imprensa precisam tomar mais cuidado com os heróis que elegem. Vai continuar a dar bola para Barbiere, ou o vexame já está de bom tamanho?
Cuidado! Foi um momento de perda de parâmetro.
Por Reinaldo Azevedo
Assim age um moralista modelo Barbiere…
Nunca dei muita bola para o deputado estadual Roque Barbiere (PTB), aquele que saiu denunciando deus e o mundo de vender emendas, embora não apresentasse provas. Também foi óbvio o seu esforço para tentar arrastar o governo de São Paulo no imbróglio. Pois é… Vejam o que informa Chico Siqueira, no Estadão:
Recursos de R$ 140 mil de emenda do deputado estadual Roque Barbiere (PTB) foram parar nas contas da empreiteira de sua irmã e seu cunhado. A verba, usada na construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no município de Valparaíso, foi repassada em 2007 para a prefeitura, que contratou a Amplie Construções e Serviços Ltda. para fazer a obra.
A empresa é de propriedade da irmã de Barbiere, a dentista Elena Maria Barbiere Jorge, e do marido dela, o engenheiro Luiz Carlos Jorge. A UBS, embora inaugurada em 2008, até hoje (20/11/2011) não entrou em funcionamento e ninguém na cidade soube dizer ao certo qual a modalidade de licitação foi usada para contratar a construtora.
Entre 2005 e 2008, a Amplie abocanhou R$ 1,4 milhão em obras realizadas em Valparaíso, cidade de 22 mil habitantes, na região de Araçatuba. A empreiteira construiu e reformou escolas, prédios esportivos, postos de saúde e até uma delegacia de polícia. O prefeito Antônio Gomes Barbosa (PTB), depois de perder a reeleição, foi contratado como assessor parlamentar de Barbiere.
Fora de padrão
O atual prefeito da cidade, Marcos Yukio Higuchi (PSDB) confirma que o repasse dos recursos foi feito por meio de emenda parlamentar apresentada pelo próprio Barbiere. Mas Higuchi se diz insatisfeito com a obra porque a UBS, embora tenha sido inaugurada em 2008, não foi entregue até hoje para a população por estar fora dos padrões exigidos. “Tivemos de entrar com uma ação para chamar a empresa de volta para refazer parte da obra”, contou.
Segundo a secretária de Saúde de Valparaíso, Sérgia Marques, o prédio, construído na Vila Santa Rosa, foi condenado pelo Escritório Regional de Saúde (ERS) por conter infiltrações e problemas na rede de esgoto, além instalações inadequadas. “Para se ter ideia, havia sanitários sem rede de esgoto. Essas janelas que ainda ficaram também são inapropriadas. Mas agora estamos terminando de colocar o prédio em ordem para que ele possa receber os equipamentos e entrar em funcionamento”, diz Sérgia.
(…)
Por Reinaldo Azevedo
Minha vez...
"Vou imitar o Lula, o Roquinho paz e amor", foi o comentário de nosso ilustríssimo deputado, agora pré-candidato a prefeito de Birigui.  Já disse antes e repetirei incansavelmente até o resultado das eleições deste ano: o único adversário para Roquinho é ele mesmo! Essa eleição ele só perderia para a própria língua - fala muuuuito!

12 comentários:

  1. Concordo plenamente, cade o Sr. Roque Barbiere que disse que tinha uns 30% de deputados corruptos na assembléia de São Paulo? Porque não aconteceu nada com ninguém? Se ele sabe e não fala é porque talvez tenha rabo preso, ou será, que só sabe comprar CD pirata......agora quer vim ser prefeito de Birigui, porque será? Será que o filme dele tá queimado na assembléia e quer uma "boquinha" aqui em Birigui. Vamos nos lembrar na hora do voto para não cometermos esse erro, Birigui vai bem e deve continuar nesse caminho.

    ResponderExcluir
  2. Biriguienses diga não mais uma vez as Raposas Velhas da Política!! Paz e Amor ....pago para ver isso acontecer...se ele não falar besteira a campanha dele não decola!!! por isso vou de Pedro 12..12..12..12

    ResponderExcluir
  3. Roque, desde quando você foi vice do Pedrão meu voto foi de vocês. Com certeza vou continuar, porque nunca vi você humilhando ninguém .

    ResponderExcluir
  4. Roque nosso voto é seu.

    ResponderExcluir
  5. Voceís aí de cima !!! O salário de um deputado, (eu disse salário) gira em torno de 26 mil reais, fora as demais mordomias em dinheiro que pode cegar em torno de 80 mil reias. O de prefeito em Birigui está em torno de 13 mil reias, o que voceis acham que este verme pretende fazer, caso fosse eleito, que DEUS nos livre desta peste, a população de Birigui não merece passar por isto. Espero que sejam inteligentes e votem Pedro Bernabé e Carlito Vendrame, aí sim Birigui seguirá trilhando caminhos decentes e progressivos.

    ResponderExcluir
  6. E o salário que o prefeito iria doar, e cargo em comissão que não iria exitir, e os asfaltos podres, e o caso Confiancce. E o prefeito que no último ano fica desesperado colocando homens para trabalhar, e o telefone do postinho que está cortado, e os médicos da santa casa clinica que sairam. Roque nosso voto é seu.

    ResponderExcluir
  7. O salário de prefeito é só isso? E porque esse povo que dizem ter dinheiro não quer mais largar a administração. Qual a intenção?

    ResponderExcluir
  8. Roque,você assumiu dois compromissos em um Só dia e no mesmo horario,acha que o povo é besta,o erro é seu ou dos seus governantes,ficamos a sua espera para ver sua proposta de prefeito mas não compareceu,agora tenho que pensar se o voto da minha familia é seu!!! Aguardo respostas.....

    ResponderExcluir
  9. o povo da vila bandeirates não é importante né Roque,vc acha q lá vc já ganhou.....
    por isso deixou o povo plantado te esperando ontem e vc dando palestra em outro lugar......

    ResponderExcluir
  10. O Roque esteve na vila ontem, hoje. Não mente não, quem é Roque não muda o voto, pode ter CERTEZA.

    ResponderExcluir
  11. O Roque está todos os dias no coração do povo da Vila, é só olhar os cartazes. Duvido que alguém mude o voto. É so olhar as casas e percebe-se que desde do ínicio da campanha ele estava lá. Por isso, não adianta contar mentiras.

    ResponderExcluir
  12. Acabou, até a próxima. Escrevi muito sem ofender ninguém, às vezes votei no Roque, outras no Escodeiro, é uma pena que os dois não estejam juntos os dois tem um coração bondoso.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.