Últimos Artigos
recent

Emprego na indústria continua em queda

Sinbi Birigui - Um Asno
Por Lucas Vettorazzo, na Folha:

O total de empregos na indústria continua diminuindo, acompanhando o baixo desempenho da produção brasileira. A redução atingiu em março nove dos 14 Estados verificados pelo IBGE. São Paulo foi o que mais sofreu, com redução de 3,2% nesse mês. Já o Paraná foi o estado com maior alta de emprego na indústria, de 3,2% em março. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de pessoal ocupado assalariado recuou no mês 0,4% em relação a fevereiro.

SETORES


Onze dos 18 setores pesquisados pelo IBGE apresentaram queda na ocupação em março frente ao observado um ano antes. Aqueles que mais sofrem com a competição externa continuam sendo os mais afetados. Fumo (-13,9%), madeira (-8,9%), vestuário (-6,8%), calçados e couro (-6,5%), produtos de metal (-6,2%) e têxtil (-5,7%) tiveram as piores quedas. Além desses, borracha e plástico (-3,8%), papel e gráfica (-3,7%) e metalurgia básica (-2,8%) acompanharam o desempenho ruim.
O resultado segue as duas quedas registradas no ano, em janeiro (-0,3%) e fevereiro (-0,1%). Frente a março de 2011, o indicador apurou retração de 1,2%, o pior índice mensal desde dezembro de 2009, quando o recuo atingiu 2,4%.O índice acumula queda de 0,8% no ano. Já nos últimos 12 meses a partir de março, houve avanço de 0,2%, mas continua desacelerando desde fevereiro de 2011, quando subiu 3,9%.

Minha Vez...
Lembra, meu amigo Alcides, quando, no final de 2010, cantei a bola de como o ano de 2011 seria  bom para o calçado, mas em 2012 seria uma lástima? Ainda tá valendo meu cálculo e, a despeito do que vem sendo anunciado pelo Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), a coisa anda feia para muitas pequenas empresas na cidade (pode piorar um pouco mais e o setor pode sofrer um enfraquecimento nos próximos cinco anos).

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.