Últimos Artigos
recent

O deboche eleitoral no panfleto do PT em Araçatuba

Imagem Protegida por Direito Autoral - Um Asno
Imagem Original removida por solicitação do proprietário
No editorial da Folha Região de hoje o prefeito Ciso Sério volta a ser mencionado por causa de atitudes irregulares que apontam campanha eleitoral antecipada:
O panfleto distribuído pelo PT com propaganda da Prefeitura de Araçatuba, alvejado por liminar da Justiça Eleitoral com ordem de recolhimento, reedita um deboche característico de quem subestima a inteligência da população. Na ânsia de alardear com superlativos os feitos da administração municipal, o partido volta a expor o prefeito Cido Sério, que já foi multado três vezes sob acusação de fazer publicidade eleitoreira irregular e fora de hora.

Nada original nem criativa, a nova investida petista ainda consegue a proeza de fazer propaganda de mera obrigação ou do que simplesmente ainda não existe. “Comunicado importante: o Partido dos Trabalhadores informa aos moradores do Jardim das Oliveiras que a Prefeitura de Araçatuba vai instalar galerias pluviais, guias e sarjetas, e pavimentar todas as ruas deste bairro. É o governo do PT trabalhando para você”, descreve o panfleto.

A pouco mais de sete meses do fim da administração, a publicação recorre a divulgar o que o prefeito, supostamente, vai fazer. Ainda assim, nada extraordinário, só o básico do básico, promessas que já deveriam ter sido cumpridas desde o primeiro ano de mandato. Se é esse o “comunicado importante” que o panfleto eleitoreiro tem para transmitir à população, dá para imaginar o nível do que poderia ter importância ainda menor.

Obviamente, a intenção desse tipo de publicação passa longe da preocupação com o conteúdo. Impressiona mesmo é a ousadia continuada de simpatizantes da administração municipal em desafiar a Justiça por todos os flancos, de revista com artigo do prefeito a distribuição de panetones, e chuva de panfletos. Isso porque o juiz eleitoral já alertava, lá atrás, de forma cristalina: “Fez, errou, a caneta vai comer”.

A verdade é que a Prefeitura e a maioria dos seus simpatizantes petistas não podem alegar ignorância sobre as regras eleitorais a serem obedecidas por todos os partidos e candidatos. Não deveriam, aliás, apostar ingenuamente que adversários políticos fossem fazer vista grossa e perder a oportunidade de denunciar esses abusos. A oposição, também submetida à obrigação de respeitar a lei, tem, inclusive, o dever de fazer essas observações.

A rigor, o prefeito está absolutamente liberado para fazer propaganda eleitoral desde sempre, mas da forma que mais interessa à população e pelo jeito mais eficaz de convencer o eleitorado no final deste ano. A publicidade, para o bem ou para o mal, não está nos panfletos, revistas, mimos e muito menos na falta de transparência com a coisa pública, mas simplesmente no trabalho de quem tem a máquina nas mãos.
Resta saber se em Birigui, o panfleto distribuido em março pelo PT será realmente lembrado pela população como mera prestação de contas!

Um comentário:

  1. Espero que os eleitores de Araçatuba acorde pra vida, e desta vez nao jogue seu voto no lixo, como foi feito na ultima eleição, elegendo Cido Sério para Prefeito, só porque seu vice era popular. Afee acorda Araçatuba.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.