Últimos Artigos
recent

Pastor pede desculpas por não ter havido o fim do mundo!

Harold Camping - Um Asno
Ainda sobre a minha afirmação de que profissionais, "pastores e padres também são falíveis", transcrevo uma matéria publicada no blog do Paulo Lopes, volto em seguida:

O pastor americano Harold Camping (foto acima), 90, pediu desculpas por não ter havido no dia 21 de maio de 2011 o arrebatamento e o fim do mundo. Ele reconheceu que as suas previsões falharam e que não mais tentará calcular o fim dos tempos.

“Aprendemos a lição dolorosa de que toda a criação está nas mãos de Deus”, disse em um comunicado no site do Family Radio, do qual é o dono. “Ele vai terminar [o mundo] no Seu tempo, e não no nosso!”

Muitos dos seguidores do Camping acreditaram nas previsões. Houve famílias que se desfizeram de seus bens porque achavam que seriam arrebatadas por Jesus. Um brasileiro chegou a viajar para Nova Iorque, onde, segundo ele, se daria o reaparecimento do messias.

Foi a primeira vez que Camping falou do fracasso de suas previsões. De acordo com informações de sua família, ele passou algum tempo deprimido pelo fato de o mundo ter se mantido intacto.

O pastor já tinha previsto o fim do mundo em outras oportunidades, mas nunca tinha feito um pedido de desculpas -- o qual é, aliás, tão bizarro quanto as previsões.

Voltei

Só para refrescar a memória de alguns, resolvi colocar também uma lista (não atualizada e só com as principais previsões) com as previsões de muitos "profetas" para a data específica do Fim do Mundo!
2033
Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000.
O que vai acontecer: Provavelmente terá acabado pra mim!

2012
Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21.
O que vai acontecer: vou rir bragarai...

2011
Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia.
O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011.

1999
Quem previu – Diversas profecias anunciam o fim do mundo para 11 de agosto.
O que ocorreu – Os profetas afirmaram que os cálculos de Nostradamus estava errado (Nostradamus nem havia feito tal previsão!).

1982
Quem previu – No livro O Efeito Júpiter, astrônomos previam um cataclismo para 10 de março.
O que ocorreu – Um dos autores da previsão deu a desculpa de que um terremoto de 1980 anulou as condições que indicam a catrástrofe final.

1980
Quem previu – Um presságio astrológico árabe dizia que o mundo acabaria com Saturno e Júpiter em conjunção com o signo de Libra a 9 graus, 29 minutos.
O que ocorreu – Verificou-se que o cálculo da conjunção estava errada. Mas nem por isso o horóscopo perdeu em prestígio.

1914
Quem previu – Testemunhas de Jeová anunciaram que o planeta não iniciaria o ano seguinte. Refizeram o cálculo.
O que ocorreu – Fizeram nova previsão, para 1975

1881
Quem previu – Egiptólogos previram o começo do fim do mundo para 1881.
O que ocorreu – Refizeram as contas e concluíram que o ano fatal seria 1936. Fizeram novo cálculo cujo resultado deu o ano de 1953.

1843
Quem previu – O adventista William Miller anunciou que o mundo ia acabar em 3 de abril ou 7 julho. Refez seus cálculos e apurou outra data: 21 de março de 1844 e 22 de outubro desse mesmo ano.
O que ocorreu – Miller viveu o suficiente para testemunhar o fracasso de todas as suas previsões.

1736
Quem previu – O teólogo inglês William Whiston previu que o fim seria em Londres em 13 de outubro. Rio Tâmisa ficou atulhado de barcos para fugir da inundação.
O que ocorreu – Nem chuviscou.

1648
Quem previu – O judeu Sabbatai Zevi descobriu que ele mesmo era o Messias e viria em 1648.
O que ocorreu – Mudou a data para 1666. Preso, converteu-se ao islamismo.

1537
Quem previu – O astrólogo francês Pierre Turrel achou quatro datas para o fim do mundo: 1537, 1544, 1801 e 1814.
O que ocorreu – Turrel entrou para a história como o astrólogo que mais errou datas da catástrofe final.

1533
Quem previu – Melchior Hoffmann, profeta anabatista, previu que, um milênio e meio depois da morte de Cristo, o mundo seria consumido em chamas.
O que ocorreu – Hoffmann foi preso e morreu na cadeia.

1524
Quem previu – Astrólogos preveriam o que o fim do mundo começaria com a inundação de Londres em 1º de fevereiro. No dia, nem chuviscou.
O que ocorreu – Disseram que houve um erro de cálculo de 100 anos. O certo era 1624. E quando chegou esse ano, quem fez o calculo obviamente não estava vivo, de modo que pudesse dar outra desculpa.

1000
Quem previu – Os teóricos do apocalipse disseram que o Juízo Final ocorreria 1.000 após o nascimento de Cristo.
O que ocorreu – Explicaram que a data certa era 1.000 anos depois da morte de Cristo, em 1033.

Aí... aproveito a discussão que e abriu para desafiar que me enviem em seus comentários alguma previsão ou profecia que tenha se realizado, vale também para horóscopo, Mãe Diná, Claudine Cardoso, Walter Mercado, etc...

2 comentários:

  1. Poxa ta parecendo o bolão da mega sena, Sera que eu posso dar um palpite também?

    ResponderExcluir
  2. Nossa a hora que eu vi o titulo da reportagem, pensei só pode ser piada, mas depois que li tive certeza. Que pastorzinho mais sem noção..

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.